Levantamento do IBOPE encomendado pela marca Bepantol® Derma, que traz um panorama sobre os hábitos de autocuidado das brasileiras com a saúde da sua pele, aponta que mulheres mais maduras também vão mais ao dermatologista
A pele é o maior órgão do corpo, além da parte mais visível. Por essa razão, é comum relacioná-la à forma como cada pessoa se enxerga e, portanto, cuidar da sua saúde pode influenciar questões emocionais, como autoestima e confiança. Foi o que mostrou um estudo conduzido pelo IBOPE DTM no início deste ano, encomendado por Bepantol® Derma, e realizado com duas mil mulheres internautas de todo o Brasil, de classes A, B e C, a partir dos 16 anos.
Segundo a pesquisa, que trouxe um panorama sobre os hábitos de autocuidado das mulheres brasileiras com sua pele, as mulheres com idade a partir de 55 anos são as mais satisfeitas com a pele do rosto – 39% delas fazem a afirmação, contra 20% no caso das mais jovens. E, não à toa, são elas que se mostraram mais atentas à saúde da pele, já que 57% das entrevistadas que estão nessa faixa etária se consultam com o(a) dermatologista, enquanto no caso das mais jovens essa porcentagem cai para 37%. Ou seja: essa maior satisfação com a pele pode ser consequência do maior cuidado que as mulheres 55+ têm com sua saúde.
Por outro lado, há um ponto em comum entre as mulheres de todas as idades: a importância da hidratação. A maioria (91%) das entrevistadas, considerando todas as faixas etárias, considera a prática fundamental para a saúde da pele. Entre as de maior idade, a pesquisa indicou que 80% afirmam usar algum produto hidratante no rosto, e 86% no corpo, sendo que 68% delas concordam com a afirmação de que uma hidratação só é eficaz quando é profunda, o que reforça a necessidade de produtos que proporcionem esse benefício na rotina de autocuidado de todas as mulheres.
Cuidados com a saúde da pele madura
O envelhecimento é um processo natural da pele, e ela é uma das primeiras a dar os sinais de que os anos estão passando. Perda de elasticidade e da hidratação natural, por exemplo, são alguns dos reflexos do efeito do tempo. Pele mais seca, inclusive, foi uma das questões apontadas pelas mulheres acima dos 55 anos. Do total das entrevistadas, 7% responderam que identificam sua pele como sendo seca. Já entre as de 55+, 14% afirmam ter a pele seca.
“Com o passar do tempo, a pele diminui a produção de lipídios – que ajudam a evitar o ressecamento da pele e a perda de água – e tende a ficar mais ressecada, podendo até apresentar descamação. Por isso, é sempre importante manter os cuidados com a pele, principalmente no que se refere à sua hidratação”, explica a dermatologista Juliana Machado Canosa, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Gerente Médica da Bayer.
Para uma rotina de cuidados completa, o primeiro passo é realizar a limpeza da pele, idealmente, com um gel de limpeza suave. “O mais recomendado são produtos que não contenham agentes detergentes agressivos, como o sabão, e que consigam remover a sujeira, partículas de poluição e o excesso de oleosidade sem danificar a barreira cutânea, ou seja, sem remover gordura (lipídios) e sem sensibilizar a pele”, comenta a dermatologista.
Lançado recentemente pela marca Bepantol® Derma, o Gel Facial Limpeza Delicada é recomendado para a pele normal a seca, econta com fórmula livre de sabão e parabenos, oferecendo uma combinação de ingredientes que permitem uma limpeza delicada, enquanto preserva os níveis de hidratação natural da pele, deixando-a com uma sensação suave, sem irritá-la.
Mesmo optando por um gel de limpeza com propriedades hidratantes, é importante reforçar que ele não substitui o uso de um hidratante adequado. Tanto para a pele do corpo, quanto para a do rosto, é importante aplicar o creme hidrante para complementar a rotina de autocuidado. “Na hora da escolha de um produto, para obter uma hidratação intensa, o ideal é optar por aqueles que ofereçam ingredientes com mecanismos de ação diversificados, para agir em todos os níveis da pele seca, complementa a médica. Os hidratantes da nova linha de Bepantol® Derma contam com Dexpantenol Repair Complex* em sua fórmula, que age na causa principal da pele seca, restaurando-a de dentro para fora, pois auxilia no processo de restauração natural e evita a perda de água.
Para o cuidado com a pele do rosto, a marca oferece a loçãoHidratante Revitalizante com FPS 25, que proporciona uma hidratação imediata com duração de até 48 horas, e o Hidratante Restaurador Noturno, que contém ingredientes especiais que ajudam a restaurar a pele durante a noite. Ambos são indicados para pele sensível e seca.
Já para o corpo, a nova linha conta com três produtos: duas variantes do Hidratante Restaurador loção pele seca, nas versões de 200ml e 400ml, que oferece uma hidratação imediata e intensa por até 48 horas, além do Balm Regenerador, indicado para pele extrasseca e descamativa, pois oferece alívio imediato e prolongado do ressecamento e previne a recorrência da irritação e do ressecamento intenso.
“O cuidado com a hidratação da pele não se trata apenas de um ato de vaidade, mas sim de um hábito importante em prol da saúde deste órgão. A hidratação adequada protege o organismo contra os agentes externos – como poluição, bactérias, partículas capazes de causar alergias, por exemplo -, pois reforça sua barreira de proteção, evitando assim possíveis irritações, além de melhorar sua textura e amenizar aquele aspecto esbranquiçado. O momento ideal para hidratar a pele do corpo e rosto é logo após o banho, quando a pele ainda está úmida, com foco em áreas mais ásperas como joelhos, cotovelos e calcanhares, que tendem a ficar mais ressecadas”, conclui a médica.