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P&G lança Shopper Lab para colaboração estratégica

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A companhia investe anualmente quase 2 bilhões de dólares em conhecimento do consumidor e divide insights valiosos para ajudar as lojas a venderem mais

A P&G, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, realiza a primeira edição do Shopper Lab em sua sede em São Paulo. O evento, com duração de 5 dias, reuniu 90 dos maiores varejistas de Norte a Sul do Brasil, além de líderes e estudiosos do setor, de todos os canais, para fomentar conexão entre varejo e indústria em prol do objetivo comum de crescimento de categoria, em contraste com a tradicional disputa por marketshare. A empresa apresentou tendências e desafios dos canais, insights sobre o comportamento do shopper, inovações de produtos e como as estratégias culminam no desenvolvimento de categorias.

A companhia investe 1.8 bilhões de dólares anualmente em pesquisas com os shoppers e consumidores, visando aprimorar suas marcas e estratégias para melhor atender às necessidades e expectativas dos seus parceiros comerciais e consumidores. Paralelamente, colabora com os varejistas para impulsionar as vendas, estabelecendo uma parceria vantajosa para ambas as partes. Com um foco no futuro do varejo, a P&G se dedica a compreender profundamente o comportamento do shopper e a psicologia do consumo. Utilizando tecnologia de ponta, como robôs, sensores e inteligência artificial, desenvolve insights que são transformados em estratégias, gerando valor e desenvolvendo categorias.

Durante o evento, cada dia foi voltado a um canal – Hiper e Supermercados, Cash & Carry, Farmácias e Distribuidores, e foram apresentados insights personalizados para as necessidades de cada um, além de estratégias de marcas renomadas como Oral-B, Gillette, Downy, Pampers, Always e Pantene. Os executivos da empresa ofereceram orientações sobre a melhor exposição dos produtos nas gôndolas e prateleiras, levando em consideração a árvore de decisão dos clientes.

RETAIL EQUITY SCAN

Foram apresentados insights e levantamentos do Retail Equity Scan, estudo exclusivo da P&G que tem o objetivo de compreender quais são os atributos mais relevantes na decisão de onde comprar e quais varejistas os consumidores associam a cada atributo. O estudo envolveu aproximadamente 6 mil participantes para o canal físico e 1.148 para o online, abrangendo 53 varejistas físicos e 24 online.

Realizado entre outubro e novembro de 2023, ele foi dividido em três pilares: Conexão pessoal (amor, cuidado e atmosfera da loja), Confiança (credibilidade, atendimento ao cliente, facilidade de compra e disponibilidade) e Valor (preço, vale a pena a viagem e variedade). “A compreensão regional é a chave para o sucesso. Embora nacionalmente os pilares possam parecer uniformes, são as nuances regionais que revelam a verdadeira essência do consumidor e nos demonstram as possibilidades para falarmos de verdade com eles, oferecer nossas soluções e desenvolvermos categorias. Um claro exemplo, enquanto no Sul, Centro-Oeste e Sudeste o preço impera, no Nordeste e Norte é o atendimento e a disponibilidade que reinam”, ressalta Marcos Bauer, Diretor Sênior de Inteligência de Mercado da P&G Brasil.

#PGCOMPARTILHA

Na ocasião também foi lançada a iniciativa #PGCompartilha, que servirá como uma plataforma para compartilhamento de conhecimento com parceiros comerciais. Isso incluirá desde e-mails da equipe de liderança para parceiros varejistas e distribuidores, compartilhando aprendizados e estudos, até eventos regulares com o setor varejista sobre tendências e aprendizados de desenvolvimento de categoria, com o Shopper Lab sendo a primeira dessas iniciativas.

“Essas iniciativas refletem o nosso compromisso contínuo em compreender e atender às necessidades dos consumidores e o desenvolvimento de categorias, ao mesmo tempo em que fortalece nossas parcerias estratégicas. Reafirmamos nosso compromisso em oferecer produtos e experiências superiores que melhorem a vida de nossos consumidores’’, afirma Tirso Mello, Vice Presidente de Vendas da P&G Brasil.

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