Produtos de cuidados faciais vão crescer 16,4% até 2023
Personalização, formulações pró-age, vitaminas e ingredientes naturais vão dominar o mercado nos próximos anos
Por Estela Mendonça
Enquanto o mercado global de produtos para cuidados com a pele do rosto registrou um crescimento de 14,6% entre 2013 e 2018, o cenário no Brasil foi bem diferente, com uma queda de 27,7% no mesmo período, recuando de US$ 1,79 bilhão para US$ 1,29 bilhão, segundo a Euromonitor International. Para os próximos anos, entretanto, as perspectivas são bem mais otimistas. A Euromonitor prevê que as vendas desses produtos alcançarão a US$1,50 bilhão até 2023, o que representa 16,4% mais do que em 2018.
Globalmente, nenhuma outra subcategoria de facial care surpreendeu tanto quanto a de máscaras faciais, que registraram uma alta de 68% entre 2013 e 2018. No Brasil, foi a única subcategoria que cresceu (23,3%), sendo que a maior queda foi a de tônicos faciais (-54,6%).
O ranking mundial de fabricantes de produtos de cuidados com o rosto reflete um cenário semelhante ao do mercado global de produtos de beleza, com a liderança da L’Oréal em 2018, com 11,2% de participação. Já o mercado brasileiro foi liderado pela Avon, com 18,2% de participação. Com a aquisição pela da Avon, a Natura, que já detém 10,1%, reinará absoluta na primeira posição.
Personalização
Uma estratégia para alavancar a categoria de produtos de cuidados faciais, segundo a Mintel, seria as marcas apostarem em personalização de produtos. Dentre os brasileiros que têm interesse em usar produtos personalizados (ou seja, desenvolvidos especialmente para eles), 52% usam hidratante facial e 52% usam produtos de limpeza facial (de acordo com o cruzamento feito com dados do Relatório Mintel Cuidados com a Pele – Tendências em Ingredientes e Formatos – Brasil, Setembro de 2019). “Produtos faciais que sejam voltados especificamente para o tipo de pele de cada indivíduo poderia atrair os consumidores que têm interesse em produtos customizados”, avalia o relatório.
Há alguns exemplos de marcas fazendo isso globalmente. A Unilever lançou nos Estados Unidos o Skinsei Skincare, um serviço de assinatura mensal com produtos de cuidados com a pele baseados em um diagnóstico de acordo com a alimentação do consumidor, a cidade onde mora e seu estilo de vida etc.
A gigante L’Oreal também vem fazendo apostas neste sentido e apresentou na Consumer Electronic Show 2020 (CES) Perso, seu novo dispositivo inteligente que, produzindo em tempo real e em qualquer lugar cosméticos customizados. Os aparelhos funcionam a partir de um software de inteligência artificial, que ao ser conectado ao celular via Bluetooth através de um aplicativo, é capaz de mapear o rosto do usuário.
A L’Occitane também lançou na CES o dispositivo é chamado Duolab. A parte mecânica foi projetada pela Rowenta, uma das marcas do grupo de eletrodomésticos Seb. O cosmético é fabricado de forma personalizada sob demanda, sem conservantes, a partir de cápsulas comercializadas pela L’Occitane.
Beleza vitaminada
“Você sabia que a Vitamina E é o ingrediente cosmético mais utilizado no mundo? Ou que aproximadamente 15% dos novos produtos cosméticos contêm vitaminas? E que as vitaminas estão presentes em 50% dos cosméticos no mercado de varejo?”, provoca Amanda Omodei, diretora de marketing técnico da Focus Química, distribuidora exclusiva da DSM, que detém o mais completo portfólio de vitaminas para no Brasil. “Poderíamos dizer que as vitaminas são heróis. Ingredientes ativos que entregam resultados visíveis, potentes e que criam o ‘brilho extra’ em muitas aplicações de cuidados pessoais”.
Amanda destaca que nenhuma outra categoria de ingredientes inspira tanto sentimento de confiança entre os consumidores. Essa confiança se baseia na longa história da ciência cosmética, na qual a DSM é pioneira, ao iniciar ainda nos anos de 1930 a síntese industrial e produção de vitaminas. “A associação de vitaminas tem crescido muito nos últimos anos, tornando-se os ingredientes chaves em formulações de cuidados da pele. As vitaminas A, B3, B5, C e E estão entre as mais populares utilizadas em todas as categorias cosméticas. “Especialmente a vitamina C é reconhecida mundialmente por promover uma pele saudável e radiante. O crescimento de lançamentos com essa vitamina foi de 19%, entre os anos de 2017 e 2018”.
Com uma estabilidade superior em formulações, se comparado ao ácido ascórbico, O STAY-C® 50, um derivado da Vitamina C (Sodium Ascorbyl Phosphate) é um dos destaques do portfólio da DSM. “STAY-C® 50 é um ativo antioxidante e multifuncional poderoso, associado ao estímulo de síntese de colágeno, aumento da firmeza da pele, redução da aparência de manchas, controle da oleosidade e acne, entre outros benefícios conhecidos. Ainda, em cuidados capilares, o STAY-C® 50 promove o crescimento capilar”.
A diretora da Focus Química aponta os principais resultados evidenciados em testes com STAY-C® 50 (concentração de até 15%): penetra na pele em 2 horas, sendo metabolizado em ácido ascórbico em camadas mais profundas da pele; 95% é convertido em ácido ascórbico em 2 minutos; aumenta a síntese de colágeno tipo I em 57% e colágeno tipo III em 39%, reduz a peroxidação lipídica em até 40%; reduz a intensidade da cor das manchas senis em até 25% e uniformiza o tom da pele, além de melhorar visivelmente a condição da pele da acne vulgar em 77% in vivo em 12 semanas.
Amanda também destaca novos estudos realizados pela DSM com a vitamina B3 – Niacinamida. Ela explica que, com a atualização para Niacinamida PC (Personal Care), os clientes puderam se beneficiar de uma vitamina B3 tópica, minimizando possíveis efeitos indesejados, como sensações desagradáveis de calor e vermelhidão na pele (flushing), causados pelo ácido nicotínico residual. “A vitamina B3 da DSM é garantida por conter menos de 100 ppm de ácido nicotínico residual, tornando-o excepcionalmente bem tolerado”. Segundo ela, pesquisas recentes da DSM revelaram que a Niacinamida PC poderia ser um poderoso aliado nos últimos desafios da indústria da beleza: ação contra a poluição ambiental e à onipresente luz azul.
Segundo ela, foi demonstrado que a Niacinamida PC reduz significativamente os níveis de ROS e proteínas carboniladas na pele humana em resposta à irradiação com luz azul, melhora a reparação de danos no DNA nos queratinócitos humanos e na pele humana, além de ter também o potencial de prevenir a supressão imunológica induzida por UV e reduzir a pigmentação. Já sua ação antipoluição se dá aumentando a viabilidade celular em queratinócitos humanos expostos às toxinas extraídas da poeira urbana, mesmo em baixas concentrações.
Foco na prevenção
“O mercado de cuidados faciais está mudando, pois agora as pessoas preocupam-se em cuidar da pele do rosto mais cedo do que se fazia antigamente. Há alguns anos, elas só começavam a utilizar algum produto no rosto quando surgiam os primeiros sinais de rugas e flacidez”, lembra o gerente comercial de Personal Care da Tovani Benzaquen, Fernando Alves Godoy, que constata que atualmente as pessoas estão mais preocupadas em prevenir a pele do envelhecimento do que apenas tratar os problemas que já surgiram.
Godoy destaca que é necessário desenvolver produtos com este objetivo para peles mais jovens, que busquem evitar as rugas, melhorar a elasticidade e o viço, adiando-se, assim, tratamentos mais invasivos para correção de rugas e demais sinais da idade.
Esta tendência conhecida como Prejuvenation ou Prejuvenescimento, que significa justamente a prevenção do envelhecimento, foi apresentada pela Chemspecs – que foi adquirida pela Tovani Benzaquen em julho do ano passado – na In-Cosmetics Latin America 2019. Além dos cosméticos, outros métodos são utilizados como coadjuvantes, como suplementação via oral e demais tratamentos dermatológicos.
“A grande inovação que a Tovani Benzaquen oferece seguindo essa tendência é o Bicolgae XT, da Bicosome, que libera poderosos bioativos de microalgas nas camadas mais profundas da pele, prevenindo e reparando os efeitos do envelhecimento causado pelo estilo de vida moderno”, explica, ressaltando que o ativo reduz rugas, aumenta a firmeza e reforça a barreira da pele contra poluentes, além de promover desintoxicação intensa, acelerar a renovação celular e aumentar a capacidade de proteção antioxidante da pele contra a luz azul e outros agressores externos.
Outro ingrediente recentemente lançado pela Tovani Benzaquen e que colabora com a preservação e recuperação da pele é o Ácido Hialurônico, que além de ser indicado para uso tópico possui grau alimentício, o que possibilita sua utilização também em suplementação via oral, contribuindo com a beleza de dentro para fora.
Conceito pró-age
A BIOTAE Extratos Botânicos, fabricante de extratos botânicos, vem se destacando no mercado com surgimento e consolidação do conceito pró-age, que se refere ao distanciamento da luta incessante contra o avanço da idade, regida pelo conceito “anti-aging”, e busca um envelhecimento saudável. “Aliado ao boom das indie brands, as marcas têm priorizado em suas formulações ingredientes sustentáveis e politicamente corretos, de origem natural e isentos de testes em animais”, contextualiza Bianca Domanico, do marketing da empresa.
Ela reforça que o ingrediente clássico vitamina C ganha destaque nas formulações pró-age, bem como os extratos botânicos, principalmente plantas com ação antioxidante, nutritiva e suavizante como, por exemplo, o chá verde. Assim, as formulações visam principalmente restaurar a hidratação e elasticidade da pele e suavizar manchas para que a pele mantenha o aspecto saudável e natural.
Um dos destaques da BIOTAE em ingredientes que seguem o conceito pró-age é o blend ClareOff Dermo, que reúne extratos de acerola, romã e pepino, ativos naturais que contribuem para a saúde celular e auxiliam no clareamento das manchas hiperpigmentadas, resultando em uma pele revitalizada e com aspecto saudável.
Segundo Bianca, o extrato de acerola padronizado em vitamina C possui atividade remineralizante e antioxidante, devido principalmente à presença da vitamina C, que age como inibidora das etapas de oxidação presentes na formação da melanina. Já o extrato de romã, que conta com ácidos orgânicos, antocianidinas e flavonoides, age como protetor contra os efeitos causados pelos radicais livres. Completando o blend ClareOff Dermo, as vitaminas e sais minerais do extrato de pepino contribuem para a hidratação e revitalização da pele.
O ClareOff Dermo, de acordo Bianca, pode ser aplicado em formulações dermocosméticas para manter a pele revitalizada e com aspecto saudável, suavizando manchas de forma natural, sendo ideal para potencializar produtos pró-age e antipoluição, como séruns, tônicos, máscaras e hidratantes faciais.
Expossoma
Uma nova abordagem que vem ganhando destaque nos cuidados com a pele tem como alvo o combate ao Expossoma, que se refere ao acúmulo das agressões externas, os fatores genéticos e à forma como cada pessoa reage a essas agressões. “Expostas diariamente a um estilo de vida hiperconectado, ritmo acelerado e ambiente hostil, o corpo continuamente libera altos níveis de mensageiros de estresse que podem afetar as células da pele e alterar seu funcionamento”, explica Hoda Nahas, gerente regional de vendas LATAM da Lucas Meyer Cosmetics, divisão de negócios da IFF que desenvolve, fabrica e comercializa ingredientes ativos para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais.
A empresa criou o conceito Stressosphere™ para abordar os fatores estressores que compõem o expossoma e a estratégia de combate. De acordo com Hoda, o caminho de desenvolvimento de Rosality™, ativo que combina todo o espectro das moléculas perfumadas das pétalas frescas da Rosa Damascena, partiu da constatação de que compostos olfativos também podem ter uma ação direta sobre a pele.
Segundo Hoda, Rosality™ regula o metabolismo celular rompido por vários estressores. Testes in vivo comprovaram seu efeito na redução dos sinais da pele cansada após apenas sete dias de uso e também na redução das olheiras para uma aparência mais revitalizada. “Rosality™ confere uma aparência mais radiante e iluminada”, diz a gerente, que ressalta a versatilidade do ativo, que pode ser aplicado em formulações pro-aging, cuidados antifadiga, antipoluição e antiestresse, além de maquiagem, máscaras e cremes para dormir, iluminadores e revitalizantes.
Outra abordagem da Lucas Meyer é atuar no aumento da produção da glicoproteína Tenascina-X (TNX), localizada na Matrix Extracelular (MEC) da derme e que exerce um papel arquitetônico crucial, regulando o espaçamento e a coesão entre fibrilas de colágeno e fibras de elastina, melhorando a organização e as propriedades biomecânicas da pele. “As fibras de colágeno e elastina, encontradas na matriz da pele envelhecida, estão diminuídas, fragmentadas e desorganizadas devido à redução da atividade dos fibroblastos e aumento da degradação pelas proteases”, explica Hoda.
As pesquisas levaram ao desenvolvimento do SKINectura™, um ativo inovador, multifuncional, natural e orgânico, extraído da flor australiana Pata de Canguru. Segundo Hoda, o ingrediente atua nas causas do envelhecimento da pele e reconstrói a arquitetura da derme, estimulando a produção da Tenascina-X, que aumenta as forças contráteis dos fibroblastos e a síntese de colágeno e elastina. Estudos in vitro e testes clínicos in vivo demonstraram sua capacidade de reconstruir o suporte arquitetônico da derme, reduzir o aparecimento de rugas tanto na área dos olhos como do pescoço e diminuir a aspereza da pele e a flacidez (já após 1 hora), ao mesmo tempo que garante performance de longo prazo (14 e 28 dias). “SKINectura™ promove uma abordagem 360° no tratamento do envelhecimento da pele, ao reduzir a aparência de rugas nas áreas ao redor dos olhos, face e pescoço, ajudando a envelhecer graciosamente”, completa.
Extratos botânicos
Para Fernanda Soro, gerente de marketing sênior Latam da Sensient Cosmetic Techologies, embora o Brasil seja conhecido mundialmente pela priorização dos cuidados com o corpo, as gerações mais jovens, como millenials e Z, estão valorizando cada vez os cuidados faciais, para os quais são desejados ingredientes naturais e resultados imediatos. “Uma paixão pelo meio ambiente ajuda a explicar a preferência da geração Z por produtos naturais, orgânicos e veganos”.
A executiva comenta que a limpeza profunda da pele foi o despertar do interesse dos brasileiros pelos cuidados faciais, mas que atualmente o foco crescente é a necessidade de prevenção, o que os levou a adicionar novos passos em suas rotinas de cuidados faciais, também impulsionados pela inovação.
“A Sensient Cosmetic Technologies lançou vários ingredientes naturais, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento natural, sustentável e eficaz em ingredientes cosméticos”, afirma Fernanda, que destaca três extratos botânicos para cuidados faciais, altamente concentrados, sob o guarda-chuva da marca Natpure™ Xtra, que mescla fontes éticas, extração patenteada Phytoclean™ e desempenho comprovado. “Todos esses ativos são originários de regiões que se beneficiam do desenvolvimento econômico. Somente são selecionados agricultores que usam práticas sustentáveis que preservam o meio ambiente local”, garante. Além da origem botânica e índice de naturalidade de 1005 (ISO 16128), são à base de água, isentos de solventes e conservantes e com certificação Cosmos.
O processo de extração Phytoclean™, segundo a gerente, utiliza 100% de água purificada, que vem de lagos canadenses e não esgota os recursos aquíferos. Quando possível, a água é reciclada e reutilizada no processo. “São poderosos ativos biológicos com resultados substanciais que podem ser usados em uma variedade de formulações cosméticas”.
Entre esses ativos, o Natpure™ Xtra Integrity (INCI: extrato de folha de Ilex Guayusa) é proveniente de pequenas fazendas familiares na região equatoriana da floresta amazônica. Ele equilibra a sensibilidade da pele e diminui a inflamação causada por substâncias irritantes físicas ou químicas externas promover integridade e conforto para todos os tipos de pele, sendo especialmente eficaz para pessoas com pele sensível.
Já o Natpure™ Xtra Longevity (INCI: Extrato de Folha de Camellia Sinensis) é um chá verde de Nandi, região montanhosa do Quênia, uma área favorável ao cultivo de chá devido à sua alta altitude, clima frio e solo vulcânico. Sua ação se dá estimulando a defesa da pele contra o estresse oxidativo, para manter a pele com aparência jovem e ajudar a hidratar a pele seca. Além disso, segundo Fernanda, é tão eficaz quanto a vitamina E na proteção da pele contra danos externos, como exposição aos raios UV.
Outro destaque da Sensient é o Natpure™ Xtra Vitality (INCI: extrato de folhas de Rosmarinus Officinalis), alecrim cultivado em Uganda. O ativo forma um escudo antipoluição que protege a pele contra danos causados por partículas de ozônio, COV, metais pesados e outros poluentes urbanos, reforçando a barreira de proteção da pele e melhorando sua vitalidade.
Novas texturas
A Solvay, que no Brasil também atua com a marca Rhodia, tem atendido às demandas do mercado de Personal Care com o desenvolvimento de novos ingredientes que entregam valor aos produtos dos clientes. Um dos produtos mais recentes da empresa é o Miracare® OGE, um emulsificante fácil de usar e altamente eficiente para criar emulsões de óleo em poliol com uma aparência translúcida ou transparente semelhante a um gel.
“O objetivo é responder às necessidades do mercado por novos ingredientes que permitam formulações com novas texturas, muito valorizadas pelos consumidores de produtos aplicados no rosto”, explica Georgios Theodoropoulos, gerente de desenvolvimento de negócios de Home e Personal Care da Solvay na América Latina. Entre os benefícios oferecidos por produtos que utilizam o Miracare® OGE, ele cita a alta capacidade de emulsionar altas concentrações de fase oleosa (60-80%), fácil capacidade de enxágue, suavidade, fácil manuseio e ausência de conservantes.
O Miracare OGE é indicado para formulações de produtos cosméticos em geral no segmento de produtos para o rosto, limpadores e removedores de maquiagem, além de soluções para o cuidado da pele, soluções para proteção solar, óleos para o cabelo e óleos para bebês.
O executivo frisa que o mercado de produtos de personal care é extremamente dinâmico, movido por lançamentos contínuos que atendam os desejos do consumidor final. Ele aponta como grandes tendências do setor o desenvolvimento de produtos que valorizem o desempenho especifico para cosméticos faciais, aliado à sustentabilidade e a um custo competitivo para toda a cadeia de valor do setor, desde os fornecedores de insumos, matérias-primas e ingredientes.
“É o caso da Rhodia e da Solvay, passando por nossos clientes diretos, que são os formuladores, até chegar ao consumidor final. Estamos permanentemente atentos à evolução do segmento, com o desenvolvimento de aplicações de nossos ingredientes em nossos laboratórios espalhados pelo mundo, incluindo um laboratório no Brasil, dentro do nosso Centro de Pesquisas, em Paulínia-SP, trabalhando em conjunto com os clientes”, ressalta Theodoropoulos.