Um ciclo que beneficia as florestas, as pessoas no campo e o bem-estar do ecossistema.
A árvore candeia (Eremanthus Eythropappus) é famosa por oferecer um óleo essencial que é rico em (-) alpha bisabolol, um ativo responsável pela eficácia da ação anti-irritante (muito utilizado pelas indústrias de cosméticos e fármacos, ajudando a prevenir a irritação causada por outros ingredientes presentes nas formulações.
A árvore Candeia é uma espécie nativa do Brasil, porém a exploração sustentável para fins comerciais é realizada nos estados de Minas Gerais e Bahia. Não há ocorrência desta espécie na floresta amazônica.
Através de técnicas de manejo adequadas, é possível exploração este recurso natural de forma sustentável, contribuindo ao mesmo tempo com a preservação da floresta (flora e fauna), bem como prover renda para os fins produtores da região.
Um ciclo que beneficia as florestas e as pessoas que vivem dela
A Citróleo tem o compromisso de atuar nas comunidades onde possui negócios, pois acredita que a melhor maneira de conservar as florestas é apoiar as pessoas que ali vivem.
Pensando no futuro e visando manter a vida das florestas da candeia, a Citróleo iniciou um trabalho e pesquisa, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), investindo mais de um milhão de dólares.
Através deste estudo foram definidas as abordagens ideais para a conservação das florestas naturais de candeia e o principal resultado dessa pesquisa levou à publicação de uma legislação exclusiva para o uso sustentável desta espécie. Graças a esta iniciativa, a Candeia nunca figurou na lista de espécies ameaçadas de extinção.
O cuidado com as florestas de candeia é estendido até hoje. A Citróleo investe em projetos sócio/ambientais:
♦ 1° plantio de candeia sustentável – em áreas próprias e em parceria com agricultores, incluindo apoio e geração de renda para as comunidades locais;
♦ Produção anual de 10 a 50 mil mudas da espécie nativa de candeia – Eremanthus erythropappus;
♦ Doação anual de 10 mil mudas de Candeia destinadas à plantios comerciais a parcerias florestais com produtores rurais;
♦ Apoio a família da região, com geração de renda e suporte técnico para adequação de áreas, para recuperação de áreas de reserva legal, APP’s (Áreas de Preservação Permanente), e substituição de áreas degradadas;
♦ Apoio ao projeto PROMATA (Projeto Técnico de Cooperação Brazil-Alemanha) para a recuperação da Mata Atlântica.
Benefícios a exploração sustentável da candeia
♦ Diminuição do índice de incêndio em áreas manejadas: abaixo de 5%;
♦ Para cada hectare de candeia gerenciado, 2,860 hectares de vegetação nativa foram registrados como Reserva Legal;
♦ Incentivo para registrar mais de 4.500 hectares de Reserva Florestal Legal;
♦ Produção e distribuição de mais de 100.000 mudas de candeia;
♦ Criação e manutenção de empregos no campo;
♦ Melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida dos agricultores;
♦ Mantem os agricultores no campo, eles cuidam da natureza;
♦ Fornecimento regular do alpha bisabolol natural.