Quebrando fronteiras: redefinindo as tendências de beleza masculina em 2024
Rompendo com estereótipos desgastados, marcas e retalhistas estão a abraçar uma nova masculinidade construída em torno do autocuidado, da família e de uma abordagem mais suave e emocionalmente envolvida.
Esta tendência, apelidada de #SoftMasculinity, conta uma nova história, libertando-se de velhas convenções e incentivando uma abordagem mais fluida e expressiva em todos os setores.
Em resposta, marcas de todas as categorias procuram superar os ultrapassados “clichês machistas” e responder a uma masculinidade moderna que seja inclusiva. Isto está a abrir oportunidades para as marcas alcançarem os homens em categorias anteriormente “fora dos limites”, incluindo beleza, bem-estar e moda. A higiene masculina está crescendo, com os homens diversificando desde produtos básicos, como produtos de limpeza e cuidados para a barba, até corretivos, esmaltes para unhas e itens de beleza que fazem você se sentir bem. Nas passarelas, está emergindo uma nova era da moda masculina, respondendo à necessidade de conforto e inclusão de gênero.
Exploramos o que os dados dizem sobre o impacto desta macrotendência no mundo da moda e da beleza, desde a passarela até o autocuidado em casa.
Bro bodycare: banho para homens
As rotinas de banho e cuidados corporais dos homens começarão a abranger o autocuidado e o relaxamento, refletindo as narrativas em evolução em torno da nova masculinidade.
Os homens estão a abrandar as suas rotinas de casa de banho para cuidarem de si próprios, aumentando a confiança e o bem-estar. Em tempos de turbulência, as rotinas de banho e corpo serão cruciais no autocuidado diário. Os consumidores escolherão produtos e coleções que tenham empatia e propósito, e que apoiem o bem-estar físico e mental.
Rituais funcionais que ajudam os homens a relaxar e se conectar consigo mesmos, ao mesmo tempo que melhoram a saúde da pele, serão atraentes. De acordo com uma pesquisa da The Benchmarking Company, 44% dos homens dos EUA compram mais produtos de cuidado corporal do que há cinco anos e 77% compraram um produto de cuidado corporal nos últimos seis meses.
Para facilitar esses rituais, as marcas devem priorizar sabonetes, géis de banho, loções corporais e óleos corporais que não descasquem a pele e contenham produtos químicos prejudiciais, como visto com a Baz & Co, com sede no Reino Unido.
Kits de banho com sais de banho, escovas corporais, roupas e velas vão ressoar. A funcionalidade será fundamental, orientando esses kits para resultados específicos, como sono, recuperação muscular e relaxamento.
As marcas devem atrair o skinimalista ‘preguiçoso’ masculino com produtos multifuncionais que economizam tempo, como o esfoliante corporal e a barra de limpeza da Atwater (EUA), que hidrata e desodoriza a pele.
Em termos de previsões de beleza, os calendários do advento da beleza masculina podem ser a próxima tendência de beleza para o Natal de 2024.
As tendências recentes do Google mostram um aumento notável no interesse de pesquisa por “beleza masculina” e “cuidados com a pele masculina”, com um aumento substancial de 37 pontos percentuais nas pesquisas sobre beleza e um aumento de 61 pontos percentuais nas pesquisas sobre cuidados com a pele nos últimos 12 meses. Curiosamente, “calendário do advento da beleza masculina” emergiu como uma das principais pesquisas relacionadas no Google e na Amazon. Essa tendência está alinhada com a conversa em torno dos calendários do advento da beleza feminina nos últimos dois anos.
Fonte: WGSN 22.01.2024