Quem Disse, Berenice? aponta caminhos para o fortalecimento da presença digital
Empresa do Grupo Boticário encara o ambiente digital como uma fonte de conversa, conteúdo e relacionamento
No Brasil e no mundo, boa parte das empresas já percebe e usufrui das benesses proporcionadas pelo fortalecimento da presença digital. Das 21 milhões de empresas ativas no país, quase 80% estão presentes nas redes sociais ou em outros ambientes digitais, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Amplamente cobiçadas e conhecidas por todos, as possibilidades oferecidas pelos canais digitais atraem marcas de todos os segmentos e torna mais acirrada a competição por espaço nos ambientes virtuais. Pensando nisso, um bom passo inicial para as empresas que desejam fortalecer a presença digital é estudar as possibilidades com as quais pretendem trabalhar.
É o que faz a Quem Disse, Berenice?, marca que pertence ao tradicional Grupo Boticário. Sob a ótica da empresa, os canais digitais oferecem muito mais que um espaço de exposição. “O digital é uma fonte de conversa, de conteúdo e relacionamento. Lá, conseguimos estar mais próximos de forma mais rápida das pessoas. Então, todo dia criamos e postamos conteúdo para conversar e nos relacionar com as pessoas”, conta Marcela de Masi Nogueira, Diretora de Branding e Comunicação de O Boticário e Quem Disse, Berenice?, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.
Estratégias de fortalecimento digital
Os estudos sobre o universo digital aplicado ao Marketing ensinam duas valiosas lições. A primeira é que, na grande maioria dos casos, não há motivo cabível para que operações comerciais sólidas se prendam a um único canal. “QDB não está presente só no e-commerce proprietário. Também vendemos nossos produtos em outros e-commerces. Assim, nos tornamos uma marca que permeia não só o canal proprietário, mas também outras praças digitais e todas as redes sociais com uma entrega muito forte de conteúdo”, explica Marcela.
Já a segunda lição diz respeito à possibilidade – e por vezes, a necessidade – de aliar os canais digitais aos canais físicos da operação. “Existem coisas que só acontecem no digital, bem como existem coisas que só acontecem na loja. Então, seguindo a visão de omnicanalidade, trabalhamos o que é pertinente para cada canal, e cruzamos essas ações nas ocasiões em que essa aliança faz sentido”, prossegue.
Finalmente, é preciso ter certeza de que as estratégias que fazem sentido na teoria também farão sentido na prática, quando serão expostas aos consumidores. “Temos, por exemplo, ações chamadas de presentes da QDB. Nelas, os clientes podem retirar na loja um brinde baseado em um produto disponível na internet. Assim as pessoas podem experimentar o item e conhecer outros produtos além daquele que elas estão retirando. Sem dúvidas, os canais digitais são super importantes para o relacionamento, e criamos gatilhos exclusivos para quem nos acompanha por lá”, finaliza a Diretora.
Fonte: Mundo do Marketing 11.07.2023