Ao completar 80 anos, a Química Anastacio demonstra o mesmo vigor de seu fundador Frederico Krueder, que em 1941 inaugurou uma fábrica de glicerina na Vila Anastacio, na capital paulista, dando início ao negócio que hoje é reconhecido como uma das maiores distribuidoras químicas da América Latina.
O CEO Jan Félix Krueder atribui à estratégia de investimentos como a grande propulsora para que a Química Anastacio se mantenha na dianteira na distribuição de produtos químicos para 18 diferentes segmentos de mercado, organizados em três divisões: Beleza e Saúde, Nutrição e Processos Industriais.
Jan Félix Krueder, CEO da Química Anastacio
Segundo Krueder, nas duas últimas décadas, a empresa deu início a uma série de investimentos baseados em três pilares: tecnologia, infraestrutura e qualidade. “Em tecnologia, podemos destacar a estruturação de um time de mais de 20 pessoas em TI, trabalhando continuamente em melhorias sistêmicas, na implantação de um ERP completo e integrado, eliminando diversos sistemas ‘satélites’, e na introdução de um novo CRM”.
O foco em infraestrutura vem nitidamente melhorando a capilaridade da companhia nos últimos anos, como a inauguração de filiais nos estados de Santa Catarina (2005), Pernambuco (2009), Goiás (2017) e Rio Grande do Sul (2019). Os negócios internacionais também foram priorizados com a abertura no primeiro escritório fora do Brasil, em Xangai, na China (2011), e a abertura da Trading Anastacio Overseas (2016) e da primeira operação de distribuição no exterior: a Química Anastacio Argentina (2018).
Maior capacidade logística
Em 2020, ganhou forma a mais ambiciosa empreitada dos últimos anos, com a inauguração do maior centro de distribuição da empresa em Barueri (SP). A arquitetura 100% verticalizada duplicou a capacidade de armazenagem e triplicou a de recebimento e expedição, agregando 25 mil novas posições de pallets. A empresa também investiu recentemente na aquisição das áreas adjacentes à unidade de granéis na Vila Anastacio e na ampliação do parque de reatores, o que resultou no aumento da capacidade, velocidade e qualidade dos itens produzidos.
Capacidade duplicada com arquitetura verticalizada do novo CD
“Atualmente, atendemos nossos cerca 6 mil clientes diretos e 210 milhões indiretos, que são os brasileiros que de alguma forma utilizam nossos mais de 1 mil produtos de fornecedores de 62 países. Quando celebramos um novo marco atingido, já nos preparamos para o próximo. E assim pretendemos seguir nossa jornada dos próximos 80 anos”, comemora Krueder.
Salto de qualidade
No que se refere à qualidade, em 2020, a empresa também deu um grande salto com a construção de dois novos laboratórios, um de analise físico-química e outro de aplicação e a recertificação ISO e RSPO de sustentabilidade em toda a cadeia de fornecimento. “Para os próximos anos, o objetivo é seguirmos continuamente investindo nesses três pilares [tecnologia, infraestrutura e qualidade], acreditando que as oportunidades de melhorias nessas áreas são inesgotáveis e não podemos perder o ritmo”, afirma.
Tecnologia, infraestrutura e qualidade
Krueder acrescenta que, por meio de KPIs (Key Performance Indicator) presentes em todas as áreas, é monitorada a melhoria contínua dos índices de performance. “Preservando dos nossos valores, sedimentados e multiplicados por embaixadores eleitos todos os anos, fixamos nosso DNA ao longo das gerações. E perseguindo o nosso propósito de ‘transformar oportunidades em resultados através de conexões para crescermos juntos de forma sustentável’, pretendemos seguir atraindo os melhores talentos, fornecedores, clientes e prestadores de serviços”.
Tempo de celebrar
Há cinco anos, quando completou 75 anos, a Química Anastacio lançou um livro que conta a história da companhia com várias passagens interessantes de sucessos e percalços, para que fiquem registradas e sirvam de legado para as próximas gerações.
Para este ano, segundo Krueder, os planos são de uma grande celebração e, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde para que tudo seja feito com segurança, a data ainda não foi definida. “Também criamos um selo comemorativo que traduz nossa jornada de 80 anos e nossa conexão com o futuro. Além disso, foram criados outros materiais, como anúncios e banners comemorativos. Temos muito orgulho da nossa trajetória de 80 anos e também muita gratidão a todos nossos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros que fizeram parte da nossa história”, reafirma.
Preparando o futuro
Krueder reconhece que o momento ainda é de incertezas, considerando os impactos da pandemia, mas acredita que as perspectivas são extremamente positivas: “A economia brasileira vem dando sinais de recuperação, inclusive com a previsão de que toda população economicamente ativa esteja vacinada até o final do terceiro trimestre de 2021, projetando resultados consideravelmente melhores em todos os setores da economia ainda para o segundo semestre deste ano”.
A empresa planeja manter o ritmo de lançamento de pelo menos 10 novos produtos por mês e de abertura continua de novos clientes, mercados e filiais, com o objetivo de seguir ganhando cada vez mais relevância em toda a região. “Queremos seguir fazendo a diferença, oferecendo produtos de qualidade com custo competitivo e uma prestação de serviços diferenciada, financiando um número cada vez maior de clientes no Brasil e na América Latina onde já estamos entre os maiores distribuidores. Ao longo desses 80 anos trilhamos uma jornada de desafios, conquistas e principalmente aprendizados. O principal deles é ter a humildade e, ao mesmo tempo, a obstinação de reconhecer que sempre há o que melhorar”, finaliza.