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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e Tecnologia DestaqueRecorde de público e interação marcam o 6º Seminário Internacional MCassab

Recorde de público e interação marcam o 6º Seminário Internacional MCassab

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Tendências tecnológicas traduzidas em experiências sensoriais

Por Estela Mendonça

“Certamente, temos hoje um recorde de público, mas mais do que isso, tínhamos para esta edição a preocupação de melhorar a experiência e a interação dos clientes com nossas distribuídas”, disse Gustavo Dosualdo, diretor da área  de Distribuição do Grupo MCassab, ao abrir o 6º Seminário Internacional MCassab, realizado do dia 20 de março, na Casa Panamericana, em São Paulo. “Estamos trazendo muitas experiências sensoriais para que vocês possam participar e interagir. A ideia deste seminário é contribuir para a criatividade de vocês, trazendo ideias de desenvolvimento para que possam criar coisas novas com as matérias-primas que trabalhamos e que essas ideias se tornem produtos de sucesso”, completou.

Gláucia Abraços, gerente da Unidade Personal Care, na sequência, provocou os presentes com a reflexão: “Qual o legado que vocês querem deixar?”, destacando que as experiências sensoriais e tecnológicas e as tendências apresentadas pelas empresas parceiras tinham um propósito: “deixar o legado de um mundo melhor”.

Ela também citou as tendências, “não há tempo a perder” mapeada pela Nielsen e “eu quero agora” pela Euromonitor, justificadas pela crescente urbanização, as extensas jornadas de trabalho, entre outros fatores. “Recentemente, a Nielsen também divulgou que as pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos que tragam a sensação de que estão melhorando a sua qualidade de vida”, destacou.

“Nós, do Grupo MCassab, costumamos dizer que, no mundo em que vivemos, só vamos conseguir levar para o consumidor a sensação de que ele está feliz, de que ele está vivendo bem, se ele sentir que pode fabricar tempo. E, para que ele sentir que está fabricando tempo, precisamos nos preocupar com a sua qualidade de vida”, enfatizou Gláucia, agradecendo o apoio das empresas parceiras no evento. “Elas compartilham o sonho conosco de sermos a empresa de distribuição mais inovadora e com o melhor e mais feliz time comercial do mercado”.

Gláucia Abraços: pessoas estão dispostas a pagar mais por qualidade de vida

Palestras e experiências sensoriais

O encontro seguiu com palestras e experiências sensoriais e tecnológicas proporcionadas pelas empresas representadas. Maite San Miguel López, gerente de comercial para a América Latina da Miyoshi, destacou pigmentos tratados com aminoácido vegetal e óleo de oliva natural da família MyoNat, hidrofóbiocos, que em formulações de pós faciais e bases atribui os benefícios de longa duração e à prova d’água. O produto, que é patenteado, tem ainda certificação Ecocert/Cosmos.  Na estação de experiências da Miyoshi, Maite pode demonstrar os atributos tecnológicos e sensoriais da linha de pigmentos tratados e com certificação verde.

Maite San Miguel López,da Miyoshi, destacou pigmentos tratados com aminoácido vegetal e óleo de oliva natural

Martina Heldermann, diretora técnica da KahlWax, apresentou o mais recente lançamento da fabricante alemã de ceras, a Tea Wax, cera macia de cor verde oliva que pode ser incorporada a qualquer formulação. Derivada da planta Camellia sinensis, trata-se de um subproduto da fabricação de chá descafeinado. “É um produto natural, sustentável com um claim de mercado pronto para ser utilizado por fabricantes de cosméticos interessados em explorar sua origem”.

Martina, da KahlWax, falou sobre a cera derivada de um subproduto de chá descafeinado

O Oxisense S 0440®, agente de condicionamento sustentável, para o cuidado dos cabelos foi o destaque de Alexandra Pavanelli, pesquisadora sênior da Oxiteno, que explicou que ele promove o controle do frizz e também auxilia na prevenção e reversão dos danos diários, conferindo suavidade e maciez aos fios. “Sua compatibilidade com todas as classes de tensoativos, elevada transparência e facilidade de manuseio, aliadas a uma textura leve e não oleosa, permitem aos formuladores criar uma gama completa de formulações para limpeza e condicionamento de todos os tipos de cabelos”.

Alexandra ressaltou o agente de condicionamento sustentável da Oxiteno

Solução sustentável e biodegradável

Carolina Mutton, da área de Negócios e Vendas da Covestro, empresa global de polímeros de alta tecnologia, falou sobre o novo formador de filme biodegradável e livre de resíduos plásticos, Baycusan® ECO, projetado para o cuidado do cabelo. “O polímero formador de  filme Baycusan® ECO oferece novas perspectivas para os formuladores,  tanto em performance de  formação de filme anti-poluição e modelagem natural  para  os cabelos, quanto em sustentabilidade para o meio-ambiente”

Novo formador de filme biodegradável foi destaque de Carolina, da Covestro

Amanda Pimentel, gerente de negócios para as Américas Central e Sul da Gatefossé, e Larissa Reischl, coordenadora técnica de Personal Care e marketing, apresentaram vários insights para o desenvolvimento de produtos tecnológicos inspirados na conquista do espaço e nas aventuras intergalácticas, contextualizando a inovação de um ativo derivado das raízes do ginseng indiano (Withania somnifera), o EnergiNius™, que é certificado orgânico e obtido usando a tecnologia inovadora NaDES (Natural Deep Eutectic Solvents) de solventes verdes baseados em frutose e glicerina, que otimizam a extração dos ativos do ginseng, além de melhorar a sustentabilidade da produção e reduzir o impacto do meio ambiente. “O EnergiNius™ protege a pele da poluição digital, preservando a rede mitocondrial da fragmentação causada pelas três luzes (vermelha, verde e azul)  emitidas pelos dispositivos digitais”, garantiu.

Insights intergalácticos na estação da Gatefossé

A Rhodia Solvay,  SNF e Elkem mostraram suas inovações em suas estações de experiências. Larissa Martinelli e  José R. Mariussi, gerente de marketing e gerente de assistência técnica do Grupo Solvay, destacaram os solventes sustentáveis à base de glicerina Augeo®. Além de alto desempenho, eles estão alinhados com as mais restritivas legislações globais, apresentam baixa emissão de carbono e são mais seguros para os seres humanos e o meio ambiente.

Grupo Solvay, destacaram os solventes sustentáveis à base de glicerina

Carlos Mansur, gerente de negócios para Home & Personal Care da SNF, empresa global de polímeros hidrossolúveis, demonstrou a fácil solubilização dos polímeros em água, em processos a frio, possibilitando a criação de fórmulas minimalistas com poucas matérias-primas.

Carlos Mansur demonstrou fácil solubilização de polímeros hidrossolúveis da SNF

Na estação da Elkem Silicones, apresentado por Vanessa Soares, gerente de contas a experiência proposta foi um teste cego. Com os olhos vendados, os participantes puderam constatar a superioridade de suavidade da pele proporcionada pelo silicone em pó Mirasil Micropearl 40, que consiste em partículas esféricas altamente puras de resina de silicone dispostas em rede tridimensional, podendo ser usado principalmente como modificador de sensorial na pele em diversos tipos de formulações cosméticas.

Vanessa propôs teste cego na estação da Elkem

Ciência e tecnologia de prontidão

Fazendo uma síntese das tendências e tecnologias explanadas no evento, Andrea Adams, gerente de desenvolvimento de produtos cosméticos do Grupo MCassab, falou sobre a proximidade inevitável da tecnologia em nossas vidas. “As ideias de proximidade e distância, de rapidez e lentidão, por exemplo, foram drasticamente reinterpretadas em função do que hoje consideramos o que é estar perto ou longe de alguém ou como percebemos o lapso do tempo: o que antes parecia rápido agora nos soa como insuportavelmente demorado. A ciência e a tecnologia permanecem de prontidão, em uma ânsia de ‘capturar’ o real e decifrá-lo da forma mais definitiva possível”.

Andrea destacou a tendência “Todos são Especialistas”: “Na raiz dessa tendência está a necessidade quase compulsiva que os consumidores digitais têm de absorver e compartilhar informações”, lembrando que os consumidores prestam cada vez mais atenção às suas compras e que há uma maior preocupação com o meio ambiente e com os animais. “Eles buscam transparência e obrigam as empresas de beleza a atender esses consumidores que conhecem seus ingredientes e querem se destacar através de suas escolhas e causas”.

Segundo ela, muito tem a ser feito, já que cerca de 80% dos países de todo o mundo ainda permitem os testes em animais e a venda de cosméticos testados em animais. “Com foco na ‘beleza limpa’, os produtos livres de crueldade e, especialmente, os veganos serão cada vez mais procurados. Mesmo com os obstáculos de um mercado sem regulamentações, a voz do consumidor sobre o assunto fará com que se torne obrigatório medidas no futuro”, reforçou.

Outro importante aspecto abordado pela executiva é a pressão por uma sociedade sem plástico, que ganhou mais força a partir de 2018 e se tornou ainda mais evidente em 2019. Entretanto, ela lembrou que o plástico representa 63% de todas as embalagens de alimentos, bebidas, beleza, cuidados para casa e ração animal e que o plástico é versátil, durável e contribui significativamente para a redução de desperdício de alimentos, mas que uma vasta quantidade de plástico não é recuperada, reciclada e reutilizada. “Não podemos ignorar os benefícios do plástico na medicina, na construção e no transporte. Ao invés do mundo 100% livre de plástico, talvez a meta deva ser por um mudo livre de resíduos plásticos”, ponderou.

Ela também destacou que os consumidores nunca estiveram tão ocupados e esperam cada vez mais das empresas produtos e serviços entregues o mais rapidamente possível e sem complicação. “Esses consumidores procuram experiências sem atritos, que combinem com seus estilos de vida para que possam se dedicar por mais tempo às suas vidas profissionais e sociais. São consumidores que fazem o uso de aplicativos que os ajudem a organizar suas vidas, a evitar filas, reduzir tempo de espera e a sincronizar suas informações e preferências pessoais”.

Em função desses e de outros fatores, Andrea reforça que há um crescimento do número de consumidores que estão dispostos a pagar mais por produtos que atendam suas expectativas.

Parcerias estratégicas

“Mas onde entra a tecnologia dos nossos parceiros?”, questionou Andrea, elencando as formas como as empresas distribuídas pelo Grupo MCassab vêm se posicionando para inovar em suas soluções: na forma como se comunicam no universo digital, como avançam no universo tecnológico relacionado à produção e testes de suas matérias-primas, nos processos únicos de fabricação, na cadeia de sustentabilidade e nos ingredientes que trazem soluções imediatas. “Tudo indo ao encontro da comunicação transparente exigida pelo consumidor consciente”, finaliza.

Protótipos inspiradores

Para traduzir em produtos inovadores todo conteúdo apresentado, o Grupo MCassab  criou protótipos de produtos, desenvolvidos com as soluções tecnológicas das empresas parceiras.

Andrea e Gláucia mostram o kit de protótipos

Easy Clean Primer – Primer pré-maquiagem elaborado para proteger a pele da poluição digital e ambiental, atua também como um facilitador na remoção da maquiagem.  Foi formulado com o EnergiNius™, ativo desenvolvido pela Gattefossé com tecnologia NaDES, que protege a pele da poluição digital, e com Baycusan® C1004/1 da Covestro, ingrediente biodegradável que forma um filme respirável sobre a pele que, além de  protegê-la dos agentes poluentes do meio ambiente.

Manteiga de Chá Verde – Manteiga corporal que proporciona maciez à pele, elaborada com  Kahlwax 6614 Tea wax, um subproduto da produção do chá descafeinado.

Leave-In Eco – Formula que contém Definicire™ da Gattefossé, composto de ceras vegetais funcionais, que recria a camada lipídica protetora natural do cabelo e garante uma disciplina perfeita dos fios em todos os climas, controlando a eletricidade estática com alta sensação de suavidade; Emulium® Mellifera MB, agente de textura natural, também da Gattefossé, que doa um sensorial extraordinário aos fios, e Baycusan® C1008/1 da Covestro, que completa a formulação doando modelagem natural e formando um filme antipoluição para os fios.

Base Facial – Base facial que recria a segunda pele, proporcionando acabamento natural e efeito mate. Foi desenvolvida com pigmentos da linha ACT da Miyoshi, compostos por aminoácidos vegetais, ácido graxo e silano, que agem sinergicamente e promovem um efeito de longa duração, sensorial de hidratação, com alto desenvolvimento da cor.

Ampola Mutante – Solução que recebeu este nome porque acompanha as necessidades de transformações dos cabelos, sendo composta por duas ampolas denominadas de Ampola Super Brilho e Ampola Super Ativos. Desenvolvidas com ingredientes especiais, que permitem que o consumidor misture os ingredientes na água e forme uma super emulsão de uso imediato. Na Ampola Super Brilho foi utilizado o Oxistmooth ST da Oxiteno, emoliente verde sustentável doador de alto brilho aos fios, e na Ampola Super Ativos, o Oxisense S0440 também da Oxiteno, agente condicionante suave que reduz significativamente o frizz dos fios dos cabelos.

A experiência segue

Durante o coquetel de encerramento seminário, os convidados puderam interagir com um robô e um magic mirror, além de serem presenteados com um kit com os protótipos dos produtos e com óculos de realidade virtual, com os quais os participantes poderão visualizar e compartilhar os momentos marcantes registrados em vídeo 360º.

“A realização de mais um seminário internacional reforça a força do time de Personal Care no canal de distribuição no Brasil. Atuamos muito além da simples distribuição. Procuramos impactar, inovar e trabalhamos para cada vez mais atender nossos clientes com maestria. Agradecemos imensamente a presença de todos e esperamos vocês no próximo ano”, finalizou Andrea Adams.

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