Red Power
A Perfumaria Paralela, escola com chancela francesa e consultoria boutique, estuda as tendências de perfumaria no mundo e está sempre atenta às últimas novidades desse mercado dinâmico, que lança mais de dois mil novos perfumes por ano.
Em meio a tantas novidades, muitas micro tendências coexistem, tendências que falam de gênero, de moda, de ingredientes, de atitudes e até mesmo de cores, influência que inspirou este artigo. Do final de 2017 até maio de 2018 foram muitos os lançamentos de perfumes vermelhos na perfumaria seletiva mundial, e o tema central é a feminilidade no seu auge. Uma onda de reafirmação da mulher e todo seu poder.
As campanhas retratam mulheres seguras e independentes. Representadas com intensidade, sofisticação e uma dose extra de ousadia, o clima é de atitude.
Sobre o estilo olfativo desses produtos, as flores são soberanas – todos os perfumes são FLORAIS, e o jasmim é a flor que mais se destaca. Dos sete produtos selecionados, quatro deles são florais-frutais-gourmands, fórmula de sucesso da perfumaria feminina contemporânea no mundo todo. Outros três produtos têm faceta amadeirada, que resulta em perfumes com ar mais disciplinado, decidido e de longa duração. No meio desse mar vermelho, um deles desponta radiante com um cítrico luminoso.
GOOD GIRL VELVET FATALE, CAROLINA HERRERA, 2018.
O mais recente nessa onda foi o sucesso de Carolina Herrera, Good Girl que inova no frasco, pensando nos colecionadores apaixonados pela marca mantendo, porém, a fragrância original que é feita a base de jasmim sambac, tuberosa e lírio-do-vale com fundo quente de cacau, café, vanilla e fava tonka tostada. O salto agulha, o stiletto, aparece vestido em veludo vermelho, secreto e noturno, com detalhes dourados.
FLORAL, frutal, ambarado e gourmand.
NARCISO EAU DE PARFUM ROUGE, NARCISO RODRIGUEZ, 2018.
Depois de duas edições puras e claras, o pesado e elegante frasco cúbico de Narciso Rodriguez chega na versão vermelha, um vermelho aberto, brilhante, que na simbologia da cor, leva a ação, é como um sol que lança sua força sobre todas as coisas. Ele é um vermelho diurno e tônico. Para compor com a cor do frasco, a assinatura olfativa da marca, o musk e o efeito talcado, nessa versão abraçam um buque floral de Íris e Rosa da Bulgária, notas ambaradas, madeiras de vetiver e cedro, e um toque mais adocicado e envolvente de fava tonka.
FLORAL, amadeirado almiscarado.
FLOWER BY KENZO RED EDITION, KENZO, 2018.
Um perfume radiante para o verão. O novo flanker de Flower by Kenzo (lançado há 18 anos no mercado e, ainda assim, atual) aparece em sua cor mais pura, o alegre e solar vermelho do original. No Japão, país do sol nascente e berço do estilista, a cor vermelha é quase exclusiva das mulheres. É símbolo de sinceridade e felicidade. A fragrância da Red Edition desperta energia e delicadeza com a combinação de laranja vermelha e a flor de frangipani. A fragrância promete trazer um toque de flor de sal e almíscares brancos.
FLORAL, cítrico almiscarado.
EGEO RED EDITION, O BOTICÁRIO, 2018.
O novo perfume da linha EGEO adotou o vermelho na sua nova versão, um tom vibrante e divertido. O perfume brinca com facetas aditivas e licorosas que contrastam com florais de jasmim sambac, íris, orquídea chocolate e gardênia. O fundo é gourmand com notas de mashmallow e pralinê, além de ambarado e amadeirado.
Floral, oriental, gourmand, amadeirado.
YES I AM, CACHAREL, 2018.
Uma celebração ao batom vermelho! É o que busca “Yes I Am, de Cacharel” com seu frasco vertical (ascensão, progresso) em forma de batom vermelho vivo, símbolo da vida, da beleza, do poder.
Inovadora, a fragrância foi trabalhada com notas de framboesa, de flores brancas, principalmente a gardênia e jasmim, com um acorde “especiado cremoso” (que combina cardamomo e leite quente).
FLORAL, frutal e gourmand.
SEXY RUBY, MICHAEL KORS, 2017.
Um perfume com projeção para mulheres fortes que querem prolongar sua presença no ambiente por mais tempo. Combina rosas e frutas vermelhas com uma super dose de jasmim indiano. O fundo amadeirado garante a pele perfumada por longas horas. Cor, campanha e fragrância reforçam a mensagem de sensualidade.
FLORAL, frutal, amadeirado.
SI PASSIONE, GIORGIO ARMANI, 2017.
Sì Passione é sobre mulheres confiantes e guerreiras, que conseguem exatamente aquilo que buscam. Nesse perfume, tudo está conectado para simbolizar essa atitude: o nome, em italiano e o formato, que lembra o frasco de um esmalte vermelho, e que evoca feminilidade…. A fragrância abre com um bouquet floral de jasmim e rosa. Os frutais (groselha preta e abacaxi) são evidentes. As madeiras ambaradas e o acorde gourmand garantem uma perfumação marcante, para quem gosta de ser notada.
FLORAL, frutal gourmand.
Todos são perfumes marcantes e de alta de duração, bem no estilo que as consumidoras ao redor do mundo, incluindo as brasileiras, vem preferindo há mais de uma década. Sem dúvidas, a preferência pelos adocicados marcantes ainda vai continuar por um bom tempo.