Uma pesquisa realizada pela Flora, indústria nacional de bens de consumo, revela que o ambiente on-line desempenha um papel fundamental na mudança de valores e comportamentos de consumo.
Mais de 55% dos respondentes afirmaram que já aprenderam algo nas redes sociais que alterou suas percepções e posturas pré-estabelecidas. No entanto, o impacto na decisão de compra varia entre as gerações, uma vez que 42% dos consumidores com 43 ou mais anos acabam sendo menos influenciados diretamente por anúncios ou produtos promovidos por perfis que acompanham.
Ainda que apenas 25% dos respondentes admitam ser diretamente influenciados por anúncios nas redes sociais, os resultados sugerem que o conteúdo orgânico tem maior relevância na jornada de compra, reforçando a preferência dos consumidores por recomendações genuínas e conteúdos que reflitam uma relação autêntica com as marcas.
O estudo também mostrou que o impacto dos influenciadores e celebridades na decisão de compra pode variar de acordo com a geração. A Geração Z, por exemplo, é mais sensível ao comportamento dos perfis que seguem. Cerca de 66% dos jovens dessa geração declararam que já deixaram de seguir influenciadores ao discordar do posicionamento pessoal ou das marcas associadas a esses perfis. Esse comportamento reflete um maior comprometimento com os valores e princípios promovidos pelos influenciadores, demonstrando a relevância da autenticidade na construção de uma relação entre marca e consumidor.
Outro dado relevante é que 70% da Geração Z, e 60% dos millennials, já deixaram de comprar de uma marca por não concordarem com o posicionamento de influenciadores ou celebridades associadas a ela. Isso demonstra que, embora as gerações tenham comportamentos de compra distintos, há uma preocupação comum com o alinhamento de valores entre marcas e os perfis que as promovem.