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Sérgio Marone lança e-commerce de cosméticos veganos e sustentáveis

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Objetivo da marca do ator é facilitar o acesso a produtos sustentáveis e que não prejudiquem o meio-ambiente

Foi apostando na causa ambiental que o ator, ambientalista e, agora, empreendedor, Sérgio Marone, criou a Tukano, e-commerce de produtos e cosméticos veganos, ecológicos e 100% sustentáveis. Há pouco mais de um ano no mercado, a marca busca oportunizar uma forma de consumo mais consciente para os brasileiros, oferecendo soluções para problemas reais que, como sociedade, já enfrentamos. “Minha ideia quando criei a Tukano era desenvolver uma coleção de produtos naturais, sustentáveis e que oferecessem, de certa forma, uma mudança no padrão de consumo”, explica Sérgio, que identifica no mercado uma grande oportunidade para empreender.

“Entendi que o mercado de beleza natural é muito crescente, com poucas marcas investindo nisso no Brasil, ainda mais da forma com que tentamos fazer na Tukano, da maneira mais sustentável possível, trocando plástico por vidro, por exemplo”, declara o empreendedor.

Com mais de 30 itens disponíveis no catálogo, como absorventes e fraldas ecológicas, desodorante em barra, escovas de bambu, composteira, shampoo e condicionador sólido, glitter biodegradável e outros, a Tukano conta com produção própria e em conjunto com marcas parceiras. “Buscamos, estrategicamente, parceiros que já atuam com essa mesma filosofia, que já abraçam essa causa, como a Morada da Floresta, que é uma das maiores marcas de fraldas e absorventes ecológicos, a Begreen, que desenvolveu nosso shampoo e condicionador sólido, e a Paz de Gaia, que também já trabalhava com produtos sustentáveis”, descreve Sérgio.

Já os itens desenvolvidos pela própria Tukano englobam toda a linha de cosméticos, como gel hidratante facial, lip tint, redutor de cutícula e máscara capilar. “Identifiquei uma fórmula que gostava, mas não era vegana, e fui atrás de tornar ela 100% vegana, natural, para todos os tipos de pele e, acima de tudo, que fosse efetiva, com ingredientes de qualidade”, ressalta. Com uma produção sustentável, o custo acaba sendo superior ao de grandes indústrias, o que, por vezes, pode se tornar um desafio para manter os valores acessíveis e em concorrência com grandes marcas. Mas, apesar de o caminho não ser o mais fácil, Sérgio garante que a missão da Tukano é se tornar uma marca para a massa. “Naturalmente, temos um custo maior do que uma empresa que fabrica em maior quantidade, que não se preocupa com questões que nós nos preocupamos, mas a ideia é oportunizar para todos acesso a produtos bons, de qualidade, naturais e sustentáveis”, pontua.

O meio-ambiente como propósito de vida

A causa ambiental sempre fez parte da vida de Sérgio, que busca, como figura pública, usar sua voz para impactar pessoas a mudarem de vida e consumirem de forma consciente. “Acho que nada deveria ser mais importante do que isso hoje em dia. Nós precisamos salvar a humanidade, nos responsabilizarmos pela forma como cuidamos do paraíso que é esse planeta. Há anos, a ciência já está sendo clara sobre a atividade do homem na terra. A emergência climática está aí, se não mudarmos a nossa forma de consumo, o futuro será aterrorizante”, pondera o empreendedor, que lamenta não ver o mesmo empenho de seus colegas com a causa ambiental. “Vejo poucos artistas, colegas de trabalho, empreendendo em coisas com o propósito de preservar esse paraíso que a gente vive. A maioria ainda está com os olhos só no lucro e na exploração. Dá para contar nos dedos quantos, de fato, empreendem da maneira que acredito que deve ser o empreendedorismo”, reflete Sérgio.

A dica para aliar empreendedorismo e propósito, de acordo com Sérgio, é a valorização do material humano. “As pessoas que trabalham na empresa precisam ser apaixonadas pela causa, ter esse propósito como causa de vida. Na Tukano, vejo isso acontecer, 90% do nosso time abraça a causa, e mesmo quem não tem isso como propósito, acaba sendo impactado, leva para casa e contamina a família, os amigos”, considera.

No horizonte

Ainda neste mês, produtos da Tukano, que, até o momento, eram vendidos apenas pelo e-commerce, estarão disponíveis em lojas físicas na cidade de São Paulo. “Estamos em um momento de expansão para o offline, e está acontecendo de uma forma muito natural, orgânica”, conta Sérgio. Em cerca de um mês, a marca estará presente em, pelo menos, quatro pontos de venda nas capitais dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. “Nosso objetivo é traquear cada vez mais a marca para ganharmos corpo e atingirmos a massa, gerando transformação não em ondas, mas em tsunamis, ganhando cada vez mais mercado com ações positivas”, projeta o empreendedor.

Fonte: Jornal do Comércio 08.05.2023

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