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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosShiseido está usando IA para se conectar com o público japonês

Shiseido está usando IA para se conectar com o público japonês

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Há dois anos, a empresa de cosméticos formou uma joint venture com a Accenture para acelerar a transformação digital por meio de análise de dados e inteligência artificial.

Criada em 1872, a Shiseido é a maior empresa de cosméticos do Japão e quarta maior do mundo. O seu portfólio reúne 30 marcas com nomes como Nars e Drunk Elephant. No ano passado, as vendas da companhia aumentaram 5,7% chegando a 1.067 bilhão de ienes – o equivalente a 7,5 bilhões de euros.

Segundo a companhia, os números de 2022 ainda foram afetados pela economia da China e da transição do Japão pós-Covid. A previsão da companhia para 2023 é terminar o ano com lucro líquido de 200 milhões de euros.

Apesar da tradição, a gigante japonesa tem buscado maneiras de se reinventar. “Nossa categoria, beleza, costumava ser mais simples e unidimensional”, explica a global chief digital officer da companhia, Angelica Munson.

De olho nessa mudança, em 2021, a companhia anunciou a criação de uma joint ventura com a Accenture para criar a Shiseido Interactive Beauty. O objetivo do projeto era acelerar a transformação digital da Shiseido usando análise de dados, IA, automação, design de serviços e marketing digital.

Essa abordagem trouxe novas informações sobre o comportamento de consumo. “Nós sabíamos que mudar a percepção das japonesas sobre si mesmas era essencial”, explica Yasuhiko Sasama, chief digital officer da Shiseido Japão. Isso porque as pesquisas realizadas pela companhia apontavam para o fato de que as consumidoras não se sentiam bonitas.

Para atacar essa necessidade, uma das soluções encontradas pela companhia foi a personalização. A marca criou o Beauty DNA Program. Nele, as consumidoras kit de teste que usa saliva para determinar as necessidades da pele. Com base em inteligência artificial, a ferramenta identificar 27 diferentes categorias.

Depois da análise, a rotina de cuidados é indicada por uma consultora. “É importante para nós criar conexão humana”, aponta o CDO. Em parceria com a empresa de experiência digital Revieve, a companhia também lançou o AI Makeup Advisor. A ferramenta também provê indicações personalizadas com base no histórico do consumidor e nas imagens.

 

 

Fonte: Meio & Mensagem 20.06.2023

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