Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosSkinimalism e skin fasting: a beleza que ostenta a simplicidade

Skinimalism e skin fasting: a beleza que ostenta a simplicidade

  • Written by:

Ciência de ingredientes apoia criação de formulações para rotinas de beleza descomplicadas, mas com mecanismos complexos para múltiplos benefícios

Por Estela Mendonça

Limpeza, hidratação e proteção. Estes são os passos básicos defendidos por consumidores que questionam o excesso de produtos e buscam simplificar sua rotina de cuidados com a pele, bem como valorizar seu tempo e dinheiro. Muito diferente do que preconizava a rotina sul-coreana k-beauty e seus 10 ou mais passos, as tendências de beleza skinimalism e skin fasting podem representar uma mudança de rumo na indústria da beleza e um grande desafio de pesquisa e desenvolvimento para as marcas.

No webinar “Beauty in Recovery: Going Green and Clean”, realizado no mês passado, a Euromonitor International apontou algumas perspectivas da indústria, explorando os principais temas que moldarão o setor da beleza nos próximos anos. Kayla Villena, analista de beleza e moda da empresa, afirmou que, em 2025, os cuidados com a pele vão roubar a cena da indústria global de beleza, com vendas estimadas para a categoria de US$ 181 bilhões, à medida que os consumidores estarão cada vez mais se autoeducando sobre os ingredientes ativos e continuarão em sua busca por skinimalism, o que se dará na forma de formulações e rotinas simplificadas. “Marcas que apostarem na confiança e na transparência, bem como aquelas com credenciais apoiadas pela ciência e eficácia clínica continuarão a ressoar bem”, disse.

Embora busquem a simplicidade na rotina de cuidados com a pele, os consumidores de beleza em nada abrirão mão de eficácia. Eles querem produtos que, além de limpar, hidratar e proteger a pele, também tenham ação anti-idade, antioxidante e que previnam o combatam os principais problemas da pele, colocando as marcas em uma intensa jornada em busca de ingredientes polivalentes. A esse desafio para as marcas, somam-se a busca por transparência e sustentabilidade.

Removendo as pedras do caminho

Gabriel Diogo, farmacêutico do Departamento Técnico da Galena, que atua há 34 anos como fornecedora de ingredientes de empresas parceiras de reconhecimento mundial para os mercados farmacêutico, cosmético e alimentício, com foco em inovações com alto potencial para inserção no mercado brasileiro, aponta alguns caminhos, como a possibilidade de explorar diferentes funcionalidades a partir de um mesmo ativo, já que muitos deles possuem mecanismos que proporcionam diferentes benefícios, ou aplicá-lo de uma forma completamente diferente ou inovadora. “Por trabalharmos com empresas de grande porte que realizam testes de eficácia, isso colabora muito na exploração novas aplicações e claims. Pensando em skin fasting, isso faz toda a diferença”.

Gabriel Diogo, farmacêutico do Departamento Técnico da Galena

Ter disponíveis estudos que comprovem eficácia, segundo Diogo, traz mais segurança na escolha do ativo para novos produtos, mesmo que testes posteriores tenham de ser realizados para sua regulamentação e lançamento. “Os ativos que oferecemos possuem robustez quanto à comprovação de sua eficácia, sendo realizados diversos estudos in vitro, ex vivo e in vivo. Muitos possuem, inclusive, publicações em periódicos científicos de grande impacto”.

Outra oportunidade citada pelo farmacêutico é poder utilizar o mesmo ativo em diferentes categorias de produtos dentro de uma linha. “Isso não só otimiza  o desenvolvimento de produtos, já que é fácil e seguro  saber que se pode utilizar um mesmo ativo em várias formas de aplicação, mas também contribui para que muitas marcas apresentem uma associação exclusiva de ativos, o que pode ser explorado como o segredo ou claim daquela linha, reforçando a originalidade da marca, sem comprometer a eficácia”.

Mais do que hidratação

Um exemplo para o desenvolvimento de formulações que visam ao skin fasting, são os mecanismos do ativo MARSturizer™, da fabricante espanhola Lipotrue, produzido por meio de um processo biotecnológico que utiliza bactérias encontradas no Rio Tinto na Espanha, conhecido como Marte na Terra, fama adquirida por suas características semelhantes às do planeta marte, já que ambos têm cor avermelhada, por conta da alta quantidade de ferro e pelo pH extremo.  As condições de vida nesse ambiente apresentam peculiaridades que fazem dessas bactérias excelentes objetos de pesquisa.

Rio Tinto, na Espanha, é rico em ferro e comparado ao planeta Marte

O destaque do MARSturizer™  são seus quatro diferentes mecanismos de ação, que atuam nos níveis intra e extracelular, proporcionando hidratação instantânea em uma hora, com efeito long lasting por até oito horas. Seu uso contínuo também gera efeitos visíveis e constantes com apenas sete dias de uso. Os resultados demonstram sua efetividade não apenas na face, mas também com sua aplicação corporal.

Mas o aspecto mais interessante do MARSturizer™ é seu efeito secundário. “Por atuar na reparação da barreira física, ao estimular os genes responsáveis pela síntese de lipídios no envelope cornificado e por suas propriedades regenerativas, podemos observar o benefício de seu uso contínuo na firmeza, elasticidade e luminosidade da pele e até mesmo na redução de eritemas”, afirma Diogo, citando estudo realizado com 20 voluntárias, com idades entre 35 e 55 anos, que avaliou a performance de MARSturizer™ a 2% para a face e 1% para o corpo nos parâmetros de hidratação, firmeza, elasticidade, luminosidade e redução de eritemas.

Na face, MARSturizer™ demonstrou contribuir para a elevação instantânea da hidratação em 26,4%, mantendo os resultados em 14,9% após 8 horas, com efeitos duradouros após 28 dias. Os resultados também demonstraram um efeito rápido no aumento da firmeza (+3,4%) e da elasticidade (+3,5%) em apenas 1 hora, que foram potencializados com o uso contínuo até atingir um aumento de 7,4% e 7%, respectivamente, após 28 dias. Também foi possível se observar a redução do eritema da face em 5,6% em apenas 8 horas.

Resultados do MARSturizer™ na hidratação, firmeza e elasticidade antes e após o tratamento por 28 dias

MARSturizer™ demonstrou redução instantânea do eritema

Os estudos também chegaram a resultados animadores do MARSturizer™ na pele do corpo. Segundo Diogo, ele demonstrou contribuir para o aumento instantâneo da hidratação em 25,4%, mantendo os resultados em 11,4% após 8 horas, com efeitos duradouros após 28 dias. Os efeitos também foram rápidos na firmeza (+2,5%) e na elasticidade (+2,2%) em apenas 1 hora, sendo potencializados com o uso contínuo, atingindo aumento de 9,8% e 5,2%, respectivamente, após 28 dias.

“Além de toda multifuncionalidade com a utilização de um único ingrediente, MARSturizer™ também é extremamente versátil no que se refere à aplicação, podendo ser aplicado em creme faciais, corporais e séruns e possui até testes de estabilidade em álcool em gel”, destaca.

Versatilidade de formulações

Também da Lipotrue, o V-4S™, um de seus mais recentes lançamentos, é um antioxidante com ampla ação sobre diferentes espécies de radicais livres, podendo ser aplicado em diversos tipos de formulação. Ele possui em sua composição o tetrapeptídeo-2, peptídeo antioxidante otimizado, em combinação com o ácido ferúlico, com capacidade de inibir quatro diferentes espécies de radicais livres: espécies reativas de oxigênio (ROS), nitrogênio (RNS), enxofre (RSS) e carbonila (RCS). Diogo ressalta que essas quatro espécies reativas são facilmente formadas a partir da exposição da pele a poluição, radiação solar, tabagismo e até mesmo pelo processo natural de envelhecimento. “Com V-4S™, temos a possibilidade de desenvolver uma fórmula minimalista que contribua para a inibição de diferentes espécies reativas e ainda proporcionar diversos benefícios”, garante.

A aplicação do V-4S™, segundo Diogo, é uma estratégia interessante para tornar as formulações mais funcionais e é uma excelente opção de associação em composições com vitaminas, como C, E e do complexo B, e alfa-hidroxiácidos, por exemplo, considerando-se não apenas a otimização, mas também na estabilidade da formulação.

Foco no expossoma

Outro ativo multifuncional no portfólio da Galena é o Cobioage, produzido pela Cobiosa da Espanha, que atua na inibição dos principais marcadores do envelhecimento por meio de seis mecanismos complementares entre si.  Ele se baseia no conceito científico de expossoma, que representa a soma de todos os fatores internos e externos aos quais as pessoas são expostas de forma repetitiva e que influenciam a saúde do organismo e também da pele.

“O entendimento do expossoma contribui bastante para entender quais mecanismos explorar e benefícios abordar, quando pensamos no desenvolvimento de um produto skin fasting”, afirma o farmacêutico, citando o estudo “The Skin Age of Expossome” (Krutman et al.), publicado em 2015 no Journal of Dermatological Science. “Este estudo traz a abordagem sobre os fatores responsáveis pelo envelhecimento da pele, demonstrando que não são apenas fatores intrínsecos e extrínsecos que atuam de forma isolada, mas como eles se somam desencadeando respostas negativas e danos”.

Além de predisposição genética e fatores hormonais (menopausa e puberdade), vários outros fatores também influenciam na qualidade e na saúde da pele, como os atores ambientais, sendo os principais a exposição solar, poluição, clima, além de hábitos e aspectos relacionados à vida de cada pessoa, como qualidade do sono, estresse, nutrição, práticas de atividades físicas, entre outros. “Todos esses fatores podem se somar e gerar danos e acelerar o processo de envelhecimento de forma individual. Apesar dessa particularidade, existem fatores que são comuns à maior parte das pessoas, que podem gerar respostas oxidativas que desencadeiam processos inflamatórios, intensificando os danos. Pensando nisso, é interessante contar com um ativo que atua em diferentes fatores do envelhecimento ligados ao expossoma. Para isso podemos contar com os benefícios do Cobioage”.

O Cobioage é um ativo extraído dos frutos da Caesalpinia Spinosa, planta nativa do Peru, conhecida popularmente como tara ou alfarrobeira peruana. Rico em diversos compostos bioativos, como polifenóis, flavonoides e taninos, que atuam em sinergia, o ativo possui seis mecanismos que inibem a progressão de seis diferentes fatores do envelhecimento ocasionados por fatores do expossoma.

Diogo cita estudos in vitro que demonstram a efetividade dos mecanismos de 1% do Cobioage. Sua ação antioxidante, além de reduzir os radicais livres em 96,2%, também contribui para a diminuição da peroxidação lipídica em 86,3%. Além disso, foi capaz de auxiliar na redução da glicação em 31%. Ensaios em cultura celular de fibroblastos humanos comprovaram outros dois mecanismos que agregam ainda mais funcionalidade, auxiliando na inibição da ação de colagenases (-88,36%) e da hialuronidases (-67,09%), responsáveis, respectivamente, pela quebra de colágeno e de ácido hialurônico. “Complementando esses mecanismos, o Cobioage também contribuiu para o aumento da síntese de queratina e elastina”.

Ensaios clínicos com 22 voluntárias, com idades entre 40 a 60 anos, que realizaram de duas aplicações diárias de creme contendo 3% em metade da face e placebo na outra, durante 56 dias, três diferentes parâmetros: estímulo da firmeza e da elasticidade pelo sistema de análise Cutometer e de aumento da densidade dérmica por ultrassonografia (Dermascan C system). Após o período de tratamento, houve um aumento de 4% da elasticidade e 16% da firmeza. Também foi possível observar o aumento da densidade dérmica, indicada na ultrassonografia cutânea pelo aumento dos tons amarelados e brancos, maior a densidade, o que representa a elevação da presença de colágeno e elastina. “Tudo isso faz o Cobioage mais uma excelente opção no desenvolvimento de fórmulas minimalistas que visam uma rotina simplificada e eficaz”.

Aumento da densidade dérmica pós-tratamento com 3% de Cobiage

Terceira camada de pele

Diogo atenta que intensificar o cuidado e explorar mecanismos que envolvam a microbiota é também um alvo muito importante dentro da rotina skin fasting, uma vez que através do equilíbrio do microbioma, é possível obter diversos resultados. “Hoje, a microbiota é considerada a terceira camada da pele e sabemos que vivemos em uma grande simbiose com os microrganismos que habitam nossa superfície. Os níveis de barreira física, imunológica e bioquímica da pele dependem desses amigos invisíveis, sendo fundamental intensificar este tipo de cuidados ainda mais pensando que é extremamente fácil interferir em sue equilíbrio”.

Lembrando que a radiação solar, a poluição e até mesmo os tensoativos, ativos antissépticos e os conservantes das fórmulas interferem diretamente na microbiota da pele, Diogo acredita ser interessante levar em conta esses fatores no desenvolvimento de produtos que agreguem multifuncionalidades em passos simples, como a limpeza. “Para isso temos uma sugestão perfeita: o Aurafirm, da empresa britânica Oat Cosmetics, especializada na obtenção de ativos provenientes da aveia”.

O Aurafirm é um ativo obtido através da fermentação da aveia coloidal por uma cepa exclusiva de Lactobacillus sp., sendo capaz de atuar como prebiótico, pós-biótico e probiotico-like no equilíbrio da microbiota. “Por meio de um processo de fermentação, é possível aumentar a concentração de betaglucanas e de outros compostos, além de se obter novas moléculas, como fitopeptídeos, com ação rejuvenescedora, e ácido lático que potencializa os benefícios”, descreve.

O especialista explica que, após a fermentação, o material é centrifugado e separado em três camadas, que são purificadas e transformadas em tipos diferentes de Aurafirm com concentrações diferenciadas de ativos: Aurafirm P, rico em nutrientes, betaglucanas e outros compostos que proporcionam ação prebiótica, hidratante e firmadora; Aurafirm N, que contém ácido glicólico, ácido lático, peptídeos de sinalização, fosfolipídeos e polióis, proporciona ação prebiótica, hidratante, retexturizante e firmadora, e  Aurafirm S,  com alta concentração de aminoácidos e fosfolípideos,  promove ação prebiótica para a pele, além de contribuir para a reconstrução capilar.

Ter diferentes tipos de Aurafirm, de acordo com o farmacêutico, permite aplicar o mesmo ativo em diferentes tipos de formulação. “O Aurafirm P, por exemplo, além de conter compostos prebióticos e pós-bióticos, possui alta concentração de betaglucanas. Isso faz dele mais opaco, com aspecto cremoso semelhante a uma emulsão, impossibilitando sua aplicação em sistemas translúcidos como séruns, loções, águas micelares, entre outros”. Já o Aurafirm N, com menos betaglucanas, apresenta maior concentração de fitopeptídeos, com ação rejuvenescedora e, é mais translúcido, assim como o Aurafirm S, o que os torna mais adequados para cleansers e produtos enxaguáveis, como é o caso das máscaras.

Características dos diferentes tipos de Aurafirm

Estudos in vivo e ex vivo demonstraram que o Aurafirm contribui para o aumento da diversidade e melhora da integridade da microbiota. Também foi possível observar a melhora da hidratação e da função de barreira em testes de comparação com formulações contendo retinióides.

Melhora estrutural da pele através do equilíbrio da microbiota com Aurafirm N

Sustentabilidade e vegetalização

Um aspecto não menos importante é o lançamento de linhas que carreguem o conceito da sustentabilidade e vegetalização. Diogo destaca que todos os ativos citados possuem certificação Ecocert/Cosmo, não são testados em animais, além de alguns possuírem versões orgânicas. “Todas essas características vão de encontro a tendências como blue beauty e conscious beauty, que têm como principal foco o desenvolvimento de produtos que contribuam para a melhora da beleza e bem-estar, sem comprometer o equilíbrio do planeta”, completa.

Reforçando os movimentos de skinimalism e skin fasting, em seu relatório de tendências, a Mintel recomenda: “Mantenha a simplicidade”, lembrando que o ato de simplificar irá evoluir para incluir todos os aspectos de produtos de beleza e cuidados pessoais, não somente a lista de ingredientes. “A mistura de produtos, o acesso à informação e a cadeia de fornecimentos serão todas reduzidas de forma a atender às demandas de um consumidor informado”.

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Integration Powered by Acurax Wordpress Theme Designers