Sustane SAIB: inovação biotecnológica para cosméticos sustentáveis

A busca por soluções mais sustentáveis, seguras e eficazes no setor cosmético vem impulsionando o uso da biotecnologia como aliada da inovação.
Um exemplo desse avanço é o Sustane SAIB (Sucrose Acetate Isobutyrate), ingrediente de origem natural e alto desempenho, que vem se destacando por seus múltiplos benefícios em formulações de maquiagem.
Derivado da sacarose, extraída de fontes renováveis como cana-de-açúcar ou beterraba, o Sustane SAIB se consolida como uma alternativa ao uso de polímeros sintéticos, como o PVP (polivinilpirrolidona). Além de apresentar desempenho técnico comparável, o ingrediente é biodegradável, seguro para uso tópico e oral, e alinhado às exigências do consumidor moderno por produtos com menor impacto ambiental.

Ana Lúcia Barbosa Quiroga, gerente de inovação do centro tecnológico Azelis|Vogler.
“O Sustane SAIB reúne características muito valorizadas pela indústria: é eficaz, sustentável, seguro e versátil, sendo ideal para formulações que exigem fixação, resistência à água e conforto no uso”, afirma Ana Lúcia Barbosa Quiroga, Gerente de Inovação do Centro Tecnológico Azelis|Vogler.
Graças às suas propriedades filmógenas e plastificantes, o ingrediente melhora a performance e a durabilidade de cosméticos como batons, glosses, bases, corretivos, primers, sombras, delineadores e rímeis. Em esmaltes, por exemplo, contribui para o aumento do brilho e da durabilidade. Já em rímeis, proporciona efeito de longa duração e resistência à água.
O Sustane SAIB representa um passo importante no desenvolvimento de formulações clean beauty, contribuindo para um portfólio mais consciente e inovador no mercado cosmético.
Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a opinião do conselho editorial da Innovation Business Media.