Sustentabilidade: Quais os impactos para o seu negócio e como podemos ajudá-lo
Sustentabilidade é a mega tendência do nosso tempo. Ela nos impele a planejar o futuro de modo que nós satisfaçamos as necessidades do presente, sem esgotar os recursos para as gerações futuras.
Estratégias sustentáveis para os negócios se tornaram uma parte crítica do ecossistema industrial. De governos, para negócios, para indivíduos, a grande questão que habita a mente de todos é: “O que a sustentabilidade significa para o meu negócio, para o meu trabalho, para a minha vida?”
Ao longo dos últimos anos, temos visto muitas nações e negócios estabelecendo objetivos cada vez mais ousados e mais agressivos em relação à sustentabilidade. Começando com o Protocolo de Kyoto em 2005, seguido, em 2015, pelo Acordo de Paris e pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, estamos vivenciando uma mudança social voltada para as práticas de negócio sustentáveis, cujo principal estímulo são as políticas governamentais.
Recentemente, em 2019, o Acordo Verde Europeu – o comprometimento de tornar a Europa o primeiro continente de clima neutro até 2050 -, realizou grandes avanços incentivando diversas empresas europeias (assim como empresas estrangeiras com interesse econômico na Europa) a trabalhar pelo mesmo objetivo. Consequentemente, a conscientização mais ampla sobre os problemas de sustentabilidade no governo e nos negócios está incentivando também o crescimento da conscientização e demanda dos consumidores por comportamentos mais sustentáveis por parte das empresas.
Atualmente, desenvolver uma estratégia que impulsionará os objetivos de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) e conquistar emissões zero até 2050 é prioridade para muitas empresas. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas são o conjunto de padrões que foram desenvolvidos para auxiliar as companhias na avaliação de seu progresso em relação aos seus objetivos de sustentabilidade.
Devido à força dinâmica do incentivo governamental e da atração do consumidor, todos os negócios estão expostos. Todos devem transformar macro objetivos mais amplos e pautas em planos de ação específicos, pelos quais serão responsáveis enquanto trabalham em direção aos seus próprios objetivos de sustentabilidade. Esses desafios são dificultados por um ambiente operacional cada vez mais complexo, que varia dependendo da região e do setor.
No Brasil, a sustentabilidade e as políticas ambientais foram sempre tópicos de grande relevância, dado o extenso e biodiverso ecossistema brasileiro. Nos últimos anos, essas discussões têm sido cada vez mais levantadas, frente ao aumento significativo dos impactos ambientais causados essencialmente pelo desmatamento, poluição por plástico, e pela emissão de gases, que estabeleceram também no Brasil uma necessidade de transição para negócios mais sustentáveis. Nesse cenário, o biocombustível, por exemplo, emergiu como um importante remediador dessa transição, sendo uma fonte de energia limpa que vêm substituindo, no setor de energia, combustíveis fósseis como o petróleo.
Dessa forma, é notável que a sustentabilidade nos negócios é uma tendência crescente no Brasil, desde a emergência de marcas de cosméticos eco-friendly (que mencionamos num post recente do blog) até o crescimento do mercado de energia limpa e biocombustíveis, todos exercendo um papel visceral na transição para negócios mais sustentáveis.
A pandemia do COVID-19 ressaltou a necessidade e a urgência de um “novo normal”, que é evolutivo, inovador e sustentável. A sustentabilidade deve ser integrada a toda estratégia, comunicação, e marketing, à medida que as empresas se preparam para o futuro. A Factor-Kline reconhece a necessidade de orientação em meio a este período de transição para a prática de negócios mais sustentáveis. Entendemos os desafios que nossos clientes enfrentam, e estamos aqui para apoiá-los com as ferramentas necessárias para que eles atinjam seus objetivos de sustentabilidade sem comprometer a saúde geral de seus negócios.
Fonte: Blog Factor-Kline 26.10. 2021