Tendências cosméticas do Reino Unido
Os dias do “baking” sob os olhos, lábios opacos, olhos esfumados intensos e cortes marcados são coisa do passado.
A tendência do minimalismo cosmético começou a dominar nos últimos anos. Essa mudança está vendo belos tons nudes ressurgindo e maquiagem de base que promete um “brilho de dentro para fora” em vez de um destaque óbvio que poderia ser sua fonte de luz. O blush teve um retorno especialmente marcante em 2024, promovendo uma cor saudável em todo o rosto do usuário e apoiando microtendências como “ballet core” e “tomato girl”. O que é uma tomato girl, você pergunta? Imagine o tipo de rubor natural que uma garota que passa seus dias percorrendo mercados de agricultores e comendo antepastos em uma cidade costeira italiana poderia exibir e você terá a ideia.
A tendência do Luxo Silencioso
A adesão aos looks de maquiagem minimalista reflete uma tendência mais ampla de luxo silencioso – o epítome de fazer muito esforço para parecer sem esforço. O Luxo Silencioso trata-se de parecer elevado e caro com looks de maquiagem sutis, discretos e atemporais. No entanto, com a redução da renda disponível nos últimos anos, os consumidores estão buscando alternativas mais acessíveis às marcas de prestígio para alcançar esse visual. Descobrimos que quase 30% dos entrevistados haviam experimentado versões mais baratas ou cópias de produtos premium e ainda mais estavam interessados em experimentá-los. Isso exigiu que as marcas de prestígio transmitissem resultados e qualidade de forma mais eficaz.
O “Pink Honey” da Clinique é o exemplo perfeito de beleza discreta, é um gloss labial discreto que realça a cor natural dos lábios do usuário. A marca se referiu ao produto como “quase batom” devido à sua qualidade sutil, mas bonita.
Alcançando Looks Ousados com IA
Quatro em cada cinco mulheres com mais de 16 anos relataram que encontrar produtos de maquiagem fáceis de usar era uma prioridade para elas. Agora, com filtros de IA, os clientes em potencial podem ver quais tons e estilos combinam melhor com eles e como tirar o máximo proveito deles. Isso pode levar muitos usuários de maquiagem a se sentirem mais confiantes para usar looks ousados. A ferramenta de IA da Maybelline permite aos usuários experimentar virtualmente suas linhas de maquiagem, criando inteligentemente uma variedade de looks de maquiagem. Infelizmente, os resultados muitas vezes podem ser considerados cômicos, mas com alguns refinamentos, o software de IA pode se tornar útil – melhorando a acessibilidade da maquiagem para muitos.
Além de aplicar virtualmente a maquiagem no rosto do usuário, a IA também será útil para fornecer recomendações de cosméticos personalizadas. Eventualmente, essa tecnologia poderá extrair insights de vários fatores altamente individualizados além da aparência, como genética, ambiente e estilo de vida do usuário. Estamos prevendo que a IA será integrada aos espelhos das lojas e transformará as provas virtuais de maquiagem de uma tecnologia desajeitada e irrealista em algo que as pessoas confiarão para agilizar seu processo de decisão e melhorar sua experiência de compra.
Gastos em Cosméticos para a Pele são Prioridade
Embora a narrativa sobre cosméticos para a pele tenha mudado no sentido de que as pessoas estão menos propensas a usar looks de rosto completo, elas ainda estão gastando mais nessa categoria. Isso pode ser devido à busca por fórmulas mais leves e de melhor qualidade, o que se traduz em produtos mais caros. Podemos ver esse aumento na qualidade em detrimento da quantidade nos tipos de maquiagem de base que estão sendo comprados. Em nosso relatório de Cosméticos Coloridos do Reino Unido, descobrimos que 37% das mulheres compram base líquida/creme, mas apenas 6% estão gastando em produtos de contorno. Isso reflete uma mudança de atitude onde “menos é mais” é uma prioridade.
O Chanel Les Beiges é uma base comercializada por sua capacidade de criar um “brilho saudável de inverno”. A fórmula, uma vez aplicada, possui uma textura sedosa, suavizando visivelmente a pele e resultando em um tom de pele mais uniforme. Apesar de seu preço de varejo chegar perto de £50, ele continua voando das prateleiras, destacando que, enquanto as marcas de prestígio puderem provar seu valor em relação às alternativas mais baratas, elas continuarão a ter sucesso.
Fonte: Mintel 15.03.2024