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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Mintel RadarTendências da indústria de fragrâncias em 2024 e além

Tendências da indústria de fragrâncias em 2024 e além

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A indústria da beleza e dos cuidados pessoais, e mais especificamente o sector das fragrâncias, é afectada pelo elevado custo de vida, à medida que os consumidores tentam reduzir gastos “desnecessários”.

O que tem estado no ar do mercado de fragrâncias nos últimos anos?

Nos últimos anos, o mercado de fragrâncias tem visto uma série de inovações em todo o mundo como resposta à COVID-19 e ao clima económico – ambos os quais têm dominado o comportamento do consumidor. Estas inovações incluíram o posicionamento da fragrância como uma ferramenta para o escapismo ou como uma extensão da auto-expressão, e o aumento da percepção de valor da fragrância através de funções adicionais.

As actuais dificuldades macroeconómicas ajudarão a posicionar as fragrâncias como uma fuga sensorial, e as percepções de valor podem ser impulsionadas pela comunicação de qualidade e pela inovação em alternativas, por exemplo, a textura.

Dentro de cinco anos ou mais, a indústria de fragrâncias terá de se adaptar aos desafios criados pelo aquecimento global e pela crescente procura dos consumidores por produtos sustentáveis. Uma combinação de ciência e tecnologia ajudará a categoria a enfrentar estes desafios e a prosperar no futuro.

Continue lendo para aprender mais sobre o setor, as tendências de fragrâncias e as oportunidades de mercado para o seu negócio.

Como a crise do custo de vida afeta as tendências do mercado de fragrâncias

À luz do aumento do custo de vida , as fragrâncias não estão entre as prioridades de consumo dos consumidores. Muitos estão a desenvolver comportamentos de consumo mais cautelosos e a concentrar-se em experiências e não em produtos. Mas há oportunidade para os produtos de beleza premium se enquadrarem nestas prioridades de gastos, explorando a natureza emotiva da categoria, por exemplo, comunicando a fragrância como parte dos momentos-chave da vida.

As fragrâncias podem ser posicionadas como parte de experiências diárias em casa, por exemplo, ao se preparar antes de um jantar com amigos ou em um fim de semana preguiçoso. Além disso, a colaboração através de anúncios, programas de TV de sucesso ou influenciadores e rostos famosos atrai aqueles que passam mais tempo assistindo TV do que saindo.

Os consumidores estão negociando

Os hábitos de compra sensíveis aos preços estão a tornar-se mais evidentes à medida que o clima económico piora. Conforme explorado no relatório da Mintel , The Future of Fragrance , os compradores latino-americanos estão optando por alternativas mais baratas, como eau de parfum a spray corporal e de aromas de marca a alternativas mais baratas sem marca.

Para evitar perder os seus clientes para fragrâncias sem marca mais baratas, os compradores precisam de compreender os benefícios tangíveis e mensuráveis ​​dos produtos de marca, ou as marcas precisam de oferecer embalagens mais pequenas e recargas para se alinharem com os comportamentos de compra mais inteligentes dos consumidores.

Use fragrâncias para melhorar o humor dos consumidores durante a crise do custo de vida

81% dos compradores de BPC no Reino Unido expressam grande interesse em produtos BPC que fazem você se sentir bem.

As marcas podem aproveitar a associação que os consumidores fazem entre fragrâncias e humor. Não é surpreendente que o alívio do stress, o aumento do humor ou da energia e a clareza mental possam de facto ser um factor decisivo de compra no actual clima económico; especialmente para consumidores na região EMEA. As marcas precisam comunicar esses efeitos benéficos por meio de mensagens na embalagem, conteúdo on-line abrangente ou campanhas de marketing vibrantes.

Um exemplo de tecnologia / ingredientes para se sentir bem da MoodScience é a fragrância Time to Relax de Kruidvat, que anuncia seu uso de ingredientes naturais específicos para ‘sentir-se bem’, como bergamota relaxante e ylang ylang calmante.

Fuja do presente sombrio através do perfume

Em meio à ansiedade induzida pela inflação, os consumidores procurarão o escapismo. Devido à sua natureza emotiva, a indústria de fragrâncias está bem posicionada para explorar temas escapistas. Os grupos de componentes de fragrâncias mais comuns estão associados a temas escapistas e imaginativos, como fantasia, natureza ou floral.

À medida que as pessoas passam menos tempo viajando devido a orçamentos apertados , os consumidores viajam através dos sentidos, e aromas menos comuns estão entre as tendências emergentes da indústria de fragrâncias.

Por exemplo, o “mercado de especiarias” da Natio leva os utilizadores numa viagem narrativa baseada num mercado de especiarias perfumadas, contendo aromas naturais: cardamomo, manjericão, cravo e pimenta.

Enfatize durabilidade e valor

A durabilidade e o valor do produto são especialmente importantes para os consumidores à medida que o custo de vida aumenta. Como as fragrâncias não são consideradas “essenciais”, os consumidores podem precisar de alguma persuasão para investir em perfumes e aromas. No entanto, o valor nem sempre precisa estar relacionado ao preço baixo. O valor também pode estar relacionado a benefícios duradouros e produtos multifuncionais.

39% dos usuários de fragrâncias nos EUA comprariam produtos de fragrância que não cheiraram pessoalmente se fossem de longa duração. As marcas podem associar reivindicações duradouras à relação qualidade/preço e oferecer aos seus clientes novas formas de prolongar o perfume, o que apresenta oportunidades para atrair consumidores preocupados com o dinheiro, por exemplo, através da utilização de primers – uma tendência emergente do mercado de fragrâncias. Esses primers, aplicados antes do produto perfumado normal, aumentam a durabilidade do perfume e podem adicionar uma etapa extra e mais experiencial ao ritual de aplicação do perfume.

Outra forma de as marcas provarem o seu valor é promover os benefícios mais potentes e duradouros do extrait de parfum. Apesar do preço mais elevado, as marcas podem sublinhar que são necessárias apenas algumas gotas por aplicação, uma vez que o perfume puro contém uma elevada concentração de óleo perfumado, fazendo com que o frasco dure mais, o que se alinha com a percepção do consumidor sobre a relação qualidade/preço.

O eu perfumado: a fragrância como extensão da personalidade do usuário

A fragrância, embora funcione como uma ferramenta para escapar da realidade em tempos de dificuldades financeiras, também pode ser posicionada como uma extensão da personalidade do usuário. Transformar a fragrância em uma expressão da própria identidade pode garantir a repetição da compra.

Embora os consumidores mais velhos tenham uma ideia mais clara de quais aromas lhes agradam, os consumidores mais jovens ainda estão tentando navegar no mundo das fragrâncias. As marcas podem atingir o seu público mais jovem com mensagens educativas e de fragrâncias personalizadas que abordem a sua individualidade, incentivando assim a fidelidade à marca no ponto de entrada no mercado.

Nos últimos dois anos, os lançamentos de fragrâncias com a palavra “espiritual” aumentaram 58% , mostrando que a astrologia e as mensagens espirituais associadas às fragrâncias são uma importante tendência emergente do mercado de fragrâncias e podem ajudar os consumidores a compreender as suas próprias personalidades. Isto cria oportunidades no mercado de fragrâncias para vincular a astrologia e os signos do zodíaco às fragrâncias para refletir a personalidade dos consumidores, além de ajudá-los a procurar aromas específicos.

A Indústria de Fragrâncias e Sustentabilidade

O aquecimento global e o seu impacto na indústria de fragrâncias estão trazendo novas tendências em fragrâncias. Já houve um aumento notável nas reivindicações ecoéticas no setor nos últimos anos. Isto representa desafios para as marcas de fragrâncias, uma vez que muitos consumidores, especialmente na região EMEA, consideram as fragrâncias menos ecológicas do que outras categorias BPC .

Para contrariar isso, as marcas devem ser mais transparentes sobre as suas reivindicações de sustentabilidade e comunicar de forma mais aberta, pois, apesar das reivindicações mais ecológicas, os consumidores permanecem céticos. Além da comunicação transparente, as marcas podem:

• Inovar em torno de fragrâncias e sustentabilidade .
• Aproveite o interesse do consumidor sobre como as fragrâncias são feitas e os ingredientes usados.

Embora o espaço na embalagem possa ser limitado nos frascos de fragrâncias e um design minimalista muitas vezes prevaleça na categoria, ainda há oportunidades para as marcas atenderem aos consumidores, que são mais propensos a verificar as embalagens em busca de alegações éticas. Uma forma de melhor apresentar informações ecoéticas na embalagem, apesar do espaço limitado, é através de códigos QR que levam os consumidores a conteúdos informativos online, por exemplo, origem de ingredientes, jornada de produção, detalhes da lista INCI.

Os embaixadores famosos são outra forma de ajudar a elevar o perfil ecológico das marcas . Marcas como a Prada já estão fazendo isso em seu anúncio com a atriz Emma Watson, promovendo os méritos recarregáveis ​​de seu produto Prada Paradoxe Eau de Parfum. O frasco spray recarregável foi projetado para limitar o peso e o uso de vidro, garantindo um impacto mais sustentável.

Oportunidades no mercado de fragrâncias: como engarrafar a inovação

50% das usuárias chinesas de produtos BPC com idade entre 18 e 24 anos estão interessadas em novos formatos e texturas.

Desbloqueie novas possibilidades com texturas inovadoras

As tendências da indústria de fragrâncias mostram que as mulheres jovens em países asiáticos, como a China, demonstram interesse em produtos BPC com texturas inovadoras e os preferem aos sprays de perfume estabelecidos. Conforme explorado na pesquisa de mercado de fragrâncias da Mintel, os consumidores estão ansiosos para explorar, brincar e abraçar novas experiências após anos de restrições devido à COVID-19.

Atualmente, o mercado de fragrâncias é dominado por sprays, névoas e spritzers, com 65% dos lançamentos seguindo esses formatos tradicionais . Ao evocar uma sensação de diversão através de texturas e formatos inovadores, as marcas podem diferenciar-se e ampliar o seu público. Sólidos, roll-ons ou géis injetam uma sensação de diversão na aplicação do produto e podem envolver consumidores que normalmente não comprariam fragrâncias.

Liderar Inovação com Elementos Secundários e Multifuncionalidade

Embora os consumidores na APAC estejam interessados ​​em formatos inovadores, uma das tendências de fragrâncias mais procuradas no mercado americano são funções adicionais que podem ajudar a valorizar certos produtos em detrimento de outros.

Embora a exclusividade seja um forte motor de compra para alguns consumidores, para as gerações mais jovens o preço nem sempre é um indicador de escassez . Em vez disso, a premiumização ao enfatizar elementos secundários, como os cuidados com a pele , pode elevar a percepção das marcas. Produtos de fragrâncias multifuncionais podem ser divulgados pelas marcas, promovendo diversos benefícios em um só produto:

• Os conceitos dois em um economizam custos durante a crise do custo de vida e aumentam o valor de um produto, beneficiando assim os consumidores com orçamentos apertados.
• Fórmulas multifuncionais que misturam fragrâncias com cuidados com a pele ou maquiagem são convenientes para os usuários, eliminando etapas extras.

As marcas podem aproveitar os benefícios do perfume para o autocuidado e ir além das alegações de aromaterapia, misturando seus produtos com cuidados com a pele, como incluir ingredientes calmantes para a pele ou promover a adequação para uso no corpo/roupas/quartos para ajudar a criar um ambiente doméstico mais tranquilo.

Realidade virtual: uma tendência emergente da indústria de fragrâncias

No futuro, a indústria de fragrâncias pode inspirar-se no setor de viagens, que utiliza a realidade virtual para levar potenciais turistas a um local remoto, a partir do conforto das suas casas.

Da mesma forma, as marcas de fragrâncias podem transportar virtualmente os consumidores aos locais de origem dos ingredientes que utilizam. Por exemplo, a Dior criou uma experiência virtual para seus clientes – a Jornada Imersiva – na qual os usuários podem visitar sua casa de fragrâncias sob um avatar escolhido. Mais oportunidades para os consumidores escaparem de suas vidas diárias – por meio de aromas aliados à RV – e aprenderem sobre as histórias das marcas estarão disponíveis através do avanço do metaverso e da tecnologia de RV.

Prepare-se para as futuras tendências da indústria de fragrâncias com a Mintel

No futuro, os consumidores exigem uma boa relação qualidade/preço, eficiência e inovação que ajudem a garantir esta última, ao mesmo tempo que trazem algo novo para a mesa – ou a garrafa.

 

 

 

Fonte: Mintel 30.08.2023

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