Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosTerceiro trimestre bem-sucedido em meio à crise econômica

Terceiro trimestre bem-sucedido em meio à crise econômica

  • Written by:

Crescimento de 19% no EBITDA ajustado, atingindo 577 milhões de euros no terceiro trimestre

• Fluxo de caixa livre mais que dobra nos primeiros nove meses do ano;

• Projeções confirmadas para o ano: EBITDA ajustado entre 1,9 e 2,2 bilhões de euros.

A Evonik registrou um lucro significativamente maior no terceiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre julho e setembro, o EBITDA ajustado aumentou 19% para 577 milhões de euros. Como resultado, a empresa de especialidades químicas – conforme as previsões – atingiu o mesmo nível de lucro registrado no segundo trimestre (578 milhões de euros). Nos primeiros nove meses do ano, a Evonik já alcançou um EBITDA ajustado de 1,68 bilhões de euros, superando todo o ano fiscal de 2023.

“Entregamos o terceiro trimestre consecutivo com resultados positivos”, afirma Christian Kullmann, presidente do Conselho Executivo. “Isso é ainda mais notável tendo em vista os ventos desfavoráveis que atingem o setor. Mesmo assim, cumpriremos nossas metas financeiras para este ano. Estamos no caminho certo e o desempenho da nossa equipe é sólido”.

O grupo registrou um aumento de 2% no faturamento no terceiro trimestre, atingindo 3,83 bilhões de euros. Os preços permaneceram praticamente inalterados, enquanto os volumes apresentaram um aumento relevante de 5%. Em virtude da rigorosa disciplina de custos mantida, a margem EBITDA ajustada cresceu 2,2 pontos percentuais, atingindo 15,1% (2023: 12,9%). O fluxo de caixa livre caiu de 469 milhões para 357 milhões de euros no terceiro trimestre. No entanto, tal queda foi motivada por uma distribuição mais uniforme das entradas de caixa durante os três primeiros trimestres do ano. O fluxo de caixa livre total em 30 de setembro de 2024 atingiu 701 milhões de euros, registrando um aumento de 415 milhões de euros em relação aos primeiros nove meses do ano anterior.

Maike Schuh, diretora financeira na Evonik

“Nossas tendências de EBITDA ajustado e fluxo de caixa livre estão claramente apontando na direção certa: para cima”, diz Maike Schuh, Diretora Financeira. “Esse sucesso tem por base o nosso maior foco nos mercados certos e menos cíclicos, nos nossos programas de reestruturação e na nossa disciplina de custos. Estamos trabalhando diligentemente para superar as dificuldades de 2023”.

As várias iniciativas para reduzir custos e construir uma organização enxuta estão surtindo efeito. Para este ano, a Evonik espera gerar uma economia total de cerca de 400 milhões de euros. Por outro lado, a empresa prevê alguns aumentos de custos, como salários mais altos.

Ao mesmo tempo, a empresa está definindo o rumo para o crescimento futuro. A nova estratégia de inovação apresentada no terceiro trimestre direciona a pesquisa e o desenvolvimento para três áreas de crescimento claramente definidas: soluções de base biológica, transição energética e economia circular. Até 2032, a Evonik planeja gerar vendas adicionais de 1,5 bilhão de euros com produtos e soluções para essas tendências globais de sustentabilidade.

Enquanto isso, a mudança do portfólio para negócios de alto crescimento e alta margem segue conforme as expectativas. Em 31 de agosto, o negócio de superabsorventes foi transferido para seu novo proprietário, a ICIG. A Evonik anunciou também que concentrará duas linhas de negócios, Health Care e Coating & Adhesive Resins, nos seus negócios de crescimento. No total, a empresa se desassociará de negócios que somam cerca de €350 milhões em receita.

A Evonik confirma a recente atualização positiva das perspectivas financeiras para 2024. A empresa continua projetando um EBITDA ajustado entre 1,9 e 2,2 bilhões de euros. Estima-se que as vendas se situem entre 15 e 17 bilhões de euros, com uma taxa de conversão de caixa aproximada de 40%. O ROCE deve ser significativamente superior ao de 2023.

Desenvolvimento das divisões químicas

Specialty Additives: As vendas aumentaram 2%, para 897 milhões de euros, devido a volumes significativamente maiores. A queda nos preços de venda, principalmente devido ao repasse de menores custos de matéria-prima e tendências cambiais ligeiramente negativas geraram um efeito adverso. A demanda por produtos para a indústria de tintas e revestimentos apresentou um crescimento significativo, embora os preços de venda tenham registrado uma leve queda. As vendas de aditivos para óleos também apresentaram crescimento global devido a volumes mais elevados.

As vendas de aditivos para espumas de poliuretano e bens de consumo apresentaram uma ligeira queda em relação ao ano anterior, em decorrência da baixa nos preços de venda e dos efeitos cambiais desfavoráveis. O EBITDA ajustado apresentou um crescimento de 20%, atingindo 208 milhões de euros, proveniente dos maiores volumes e do consequente aumento na utilização da capacidade. A margem de EBITDA ajustada avançou de 19,6% para 23,2%.

Nutrition & Care: As vendas cresceram 8%, atingindo 996 milhões de euros, impulsionadas por maiores volumes e preços, compensando os efeitos cambiais adversos. O negócio de aminoácidos essenciais (Nutrição Animal) se beneficiou de um aumento ano a ano nos preços de venda e gerou vendas consideravelmente melhores, com volumes ligeiramente mais elevados. As vendas no negócio de Health & Care aumentaram devido à maior demanda. O EBITDA ajustado melhorou em 53%, alcançando 194 milhões de euros. Isso se deveu principalmente aos maiores preços de venda de aminoácidos essenciais e à economia de custos resultante da otimização do modelo de negócios de Nutrição Animal. A margem EBITDA ajustada aumentou significativamente de 13,7% no trimestre do ano anterior para 19,5%.

Smart Materials: As vendas se mantiveram praticamente no nível do ano anterior, em 1.098 milhões de euros. Volumes ligeiramente maiores foram compensados por efeitos cambiais negativos. Produtos inorgânicos se beneficiaram da maior demanda em volume, especialmente por sílicas. As vendas no segmento de polímeros diminuíram ligeiramente devido à queda dos preços. O EBITDA ajustado melhorou em 21%, atingindo 164 milhões de euros, principalmente devido à maior demanda e menores custos variáveis. A margem EBITDA ajustada aumentou de 12.3% no mesmo trimestre do ano anterior para 14.9%.

Performance Materials: As vendas da divisão caíram 10%, chegando a 557 milhões de euros, devido à alienação do negócio de superabsorventes em 31 de agosto de 2024. Excluindo esse efeito, as vendas registraram um aumento. O negócio com produtos da cadeia C4 (Performance Intermediates) gerou vendas maiores que as no ano anterior. A demanda por volume foi maior, mas os preços de venda diminuíram ligeiramente. O EBITDA ajustado ficou em 19 milhões de euros, abaixo dos resultados do ano anterior, principalmente devido a uma menor contribuição dos superabsorventes. A margem de EBITDA ajustada caiu de 5.5% para 3.4%.

Acesse o press release completo no site da Evonik.

 

 

 

 

 

 

 

Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a opinião do conselho editorial da Innovation Business Media.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Plugin for Social Media by Acurax Wordpress Design Studio