A fundadora e a CEO da marca destacam o crescimento de 300%, a seleção para o programa de startups do Grupo Boticário e o estratégico salão de beleza conceito Curly Space
Aos 25 anos, depois de passar por um processo de transição capilar, Isabel Borges criou a Dermabox, revenda de produtos para pessoas com cabelos com curvatura. A partir dessa experiência, decidiu criar a Curly Care, uma marca que atua em um ecossistema de soluções, que oferece produtos, serviços educacionais e conta com um salão de beleza especializado, que não faz escova nem alisamento.
Desde o lançamento, a Curly Care cresceu 300% em faturamento e prevê elevar as vendas em 70% este ano. A trajetória de sucesso também conta com a seleção para a 4ª edição do Programa Grupo Boticário Startups.
O Portal Cosmetic Innovation conversou com Isabel Borges e com a CEO da empresa, Thaís Dantas, especialista de marketing com passagens pela Tec Italy, Embeleza e Senac Moda e Beleza, que falam sobre a trajetória da marca.
Como surgiu a Curly Care?
Isabel – A Curly surgiu da minha vivência enquanto uma cacheada que tinha muita dificuldade em saber como cuidar adequadamente do meu cabelo e ter produtos de qualidade para os resultados que eu buscava. Venho de um período em que os alisamentos e progressivas eram o único repertório oferecido pelos profissionais e o mercado só oferecia praticamente produtos para lisos, com pouquíssimas opções para cabelos com curvaturas. Dessa necessidade, surgiu a Curly Care, para ser disruptiva no mercado e dar às mulheres o poder de escolha sobre seus cabelos, permitindo que possam se sentir bem com os seus cabelos naturais e suas curvaturas únicas.
Quais são os produtos oferecidos? Quantos itens e quais são os carros-chefes de vendas?
Isabel – Higienizadores, tratamentos e finalizadores para cabelos naturais com curvatura. Atualmente, temos 30 produtos em nosso portfólio. Alguns produtos estrelas são: Leave-in Be Strong, Acid-C Acidificante Antiporosidade, Manteiga Nutritiva, Pudding Gelatina Definidora, Fix U Gel Creme, Marshmallow Máscara HNR e Mousse Modelador Profissional. Além deles, desenvolvemos a Linha Curly Plex, a primeira linha de reconstrução condicionante do mercado, com tecnologia própria e totalmente dedicada aos cabelos ondulados, cacheados e crespos.
Quais são os diferenciais dos produtos?
Isabel – Além de nossos produtos serem desenvolvidos por e para mulheres com curvaturas, contamos com um time de profissionais e embaixadores que participam ativamente para atingirmos a melhor performance em cada produto lançado. Nossos produtos são veganos, cruelty-free, e livres de ingredientes que possam trazer malefícios para os fios.
Como é feita a distribuição dos produtos?
Thaís – Hoje atuamos com distribuição direta e indireta, via equipe comercial consultiva própria. Atendemos todo o Brasil e já estamos trabalhando para, em médio prazo, iniciarmos as exportações.
Quem são os consumidores da marca?
Thaís – Temos como público-alvo profissionais dedicados aos cuidados dos cabelos com curvatura, mas para que haja a manutenção dos serviços profissionais, lançamos os volumes home care, para atendimento ao consumidor final.
Vocês podem revelar resultados de desempenho de vendas e a expectativa para 2024?
Thaís – Desde o lançamento, crescemos 300% em faturamento. Para 2024, a nossa previsão é crescer 70% sobre 2023.
A que você atribui o sucesso da marca?
Isabel – A Curly entende muito bem o seu mercado e sabe o que seu público precisa. Estamos na vanguarda do movimento das curvaturas, temos conexão com nossos consumidores e profissionais, que entendem que realmente somos muito mais que uma marca de produtos, e sim uma empresa que busca transformar a vida das pessoas, seja entregando capacitação, informação, oportunidades de crescimento profissional e pessoal, autoestima e empoderamento.
Vocês podem explicar um pouco sobre o modelo de negócios adotado?
Thaís – Adotamos inicialmente o modelo b2b, atendendo diretamente, salões de beleza, distribuidores e e-commerces. Ampliaremos, ainda em 2024, ao canal b2c.
Como está distribuído o faturamento entre produtos, serviços e canais de vendas?
Thaís- 80% do faturamento do ecossistema tem origem em produtos, sendo 50% salões de beleza, 44% lojas especializadas e 6% são distribuidores.
Como você posiciona o Curly Space no negócio?
Isabel – Um pilar muito importante do nosso ecossistema, o Curly Space é nosso espaço conceito, um salão de beleza onde não se realizam escovas nem alisamentos. Algo totalmente disruptivo no universo dos salões de beleza, que historicamente tem seus maiores percentuais de faturamento sobre estes tipos de serviços. Nós quebramos essa mentalidade de que o resultado de salão e a verdadeira beleza só se encontram ao transformar as curvaturas naturais num liso. O Curly Space permite que as mulheres que se identificam com o nosso trabalho e que estão cansadas dos alisamentos possam se sentir confortáveis novamente num salão de beleza, e com profissionais que sabem cuidar das curvaturas e entregar resultados de excelência.
Você pode contar um pouco sobre a seleção no Programa Grupo Boticário Startups? Em que ponto está?
Isabel – Foi uma honra e uma felicidade termos sido selecionados para o programa. Receber essa validação e contar com a expertise de um dos maiores grupos de beleza do mundo é algo que nos coloca em um novo patamar de visibilidade e solidez da marca Curly Care. Estamos recebendo muitas oportunidades através do programa, além de muitas mentorias com grandes executivos do Grupo Boticário, que trazem impactos diretos em nossos resultados.
Thaís – Complementando, quando um gigante como o Grupo Boticário valida o nosso trabalho, afirmando que há sinergia entre os propósitos, só reafirma para nós que estamos no caminho certo, construindo algo grandioso.
A empresa pretende realizar lançamentos ainda este ano? Pode adiantar?
Isabel – Sim, este ano teremos muitas novidades. Lançaremos novos produtos há muito aguardados pelas nossas consumidoras, e também teremos o nosso primeiro infoproduto educacional, nosso curso “Curly Expert: Tratamentos Profissionais para Cabelos com Curvaturas”, para capacitação de profissionais nessa área tão desejada.