O ano de2024 foi marcado por novidades no setor de beleza.
Na contagem regressiva para o final do ano, reveja algumas das mais notáveis inovações, lançamentos de produtos, tendências e notícias de beleza no abrangente relatório Top 50 Year in Review da BEAUTYSTREAMS, disponível hoje para pré-venda.
Abrangendo sete categorias, o relatório mergulha nas inovações que marcaram o ano- de ingredientes a varejo, embalagens, tecnologia e produtos acabados- juntamente com uma seleção de notícias de beleza dignas de nota, líderes de pensamento do setor e tendências de mídia social que tornaram este ano notável em beleza.
As seguintes categorias serão abordadas no relatório completo:
Como umaprévia das conclusões que serão compartilhadas no relatório completo, dê uma olhada em uma seleção de percepções de alto nível do relatório acima.
BEAUTY NEWS
Quebrando o teto de vidro Força Feminina!
Várias organizações de beleza nomearam líderes do sexo feminino em seus últimos movimentos executivos, talvez buscando mudar o fato de que, de acordo com dados de 2022 do MBS Group, CEW UK e ScienceMagic.Inc, quase dois terços dos executivos do setor de beleza europeu são homens.
Uma dessas nomeações foi a de Huda Kattan, que assumiu novamente o cargo de CEO de sua empresa Huda Beauty, depois de ter renunciado a ele em 2020. Sua nomeação foi seguida de uma reformulação da marca. “Estou finalmente retomando meu poder como CEO da Huda Beauty”, disse Kattan na época.
Em janeiro, Giovanna Paoloni também foi nomeada CEO da Officina Profumo Farmaceutica di Santa Maria Novella, substituindo Gian Luca Perris, que continuará prestando consultoria para a empresa. E no La Prairie Group AG, Estelle Létang, ex-executiva da Estée Lauder Companies, foi nomeada CEO.
Outras decidiram manter sua receita de cultura liderada por mulheres. Em abril, a loja de departamentos britânica Harvey Nichols escolheu Julia Goddard, ex-presidente da EMEA na Alexander McQueen, como sua nova CEO, após a saída do antigo CEO Manju Malhotra em 2023. Em outubro, o Revlon Group nomeou Michelle Peluso, ex-Chief Customer and Experience Officer da CVS, como CEO, seguindo os passos de Elizabeth Smith.
E a Unilever manteve uma mulher como chefe de sua Divisão Prestige em novembro, quando nomeou Mary Carmen Gasco-Buisson para suceder Vasiliki Petrou, que anunciou sua saída em junho. A Diptyque fez o mesmo, em junho, nomeando Laurence Semichon como sua nova CEO, substituindo Fabienne Mauny, que se tornará parceira operacional e presidente da marca por meio de sua proprietária, a Manzanita Capital.
Fundação Openstreams chega ao coração do envelhecimento. O setor global de beleza se reúne nas Nações Unidas.
Em dezembro, a Openstreams Foundation, o braço sem fins lucrativos da BEAUTYSTREAMS, apresenta sua segunda edição do Openstreams Global Beauty Industry Summit, após sua estreia em 2020. O tema da cúpula de 2024: O Fórum do Envelhecimento.
O fórum, realizado na sede das Nações Unidas em Nova York, concentra-se em como abordar o desafio global do envelhecimento da população. De fato, a Organização Mundial da Saúde estima que as pessoas com 60 anos ou mais chegarão a 2,1 bilhões em todo o mundo até 2050, destacando a necessidade de soluções estratégicas para apoiar um mundo em envelhecimento. A cúpula reúne especialistas internacionais das principais empresas de beleza, associações, imprensa e organizações de feiras de negócios, e apresenta discussões que abordam as implicações sociais do envelhecimento, da saúde e da longevidade, explorando como a inovação pode estabelecer novos padrões para apoiar os consumidores mais velhos.
A Openstreams Foundation foi criada para fomentar a colaboração global, promover a conscientização sobre as principais questões relacionadas ao setor de beleza e apoiar a educação. Lan Vu, fundadora e CEO da Openstreams Foundation e da BEAUTYSTREAMS, comentou que o diálogo que o summit promove é “essencial para identificar metas compartilhadas e desenvolver estratégias eficazes que atendam às necessidades em evolução do mercado”. “Ao priorizar o intercâmbio aberto, o summit não apenas promove o crescimento, mas também ajuda a estabelecer um setor de beleza mais sustentável e responsável”, afirma Lan Vu.
INNOVATION: INGREDIENTS
Um glow inclusivo, um para todos!
À medida que a beleza se esforça para se tornar mais inclusiva, 2024 viu um número crescente de fabricantes testar o desempenho dos ingredientes em todas as idades, raças, gêneros e tons de pele, em uma tentativa de criar ingredientes que realmente atendam a uma comunidade global e diversificada por idade. E o foco em 2024 foi a criação de uma pele saudável e brilhante para todos. O ETERWELL™ YOUTH da dsm-firmenich é o que a marca chama de “solução holística para uma pele saudável e envelhecida”. Ele elimina as células senescentes ou “zumbis”, reduzindo assim a aparência das rugas, ajudando a aumentar a elasticidade e a suavidade da pele e a melhorar a estrutura da pele.
Enquanto isso, o Illuminyl™ 388 da Givaudan é anunciado como um “probiótico iluminador da pele”. A Givaudan afirma que o ativo é mais clareador do que a vitamina C a 2%. Para testá-lo, a Givaudan realizou estudos clínicos globais aprofundados, envolvendo mais de 200 voluntários de quatro tipos diferentes de pele, estabelecendo que o Illuminyl™ 388 melhorou o tom e a luminosidade da pele em duas semanas e reduziu a pigmentação em um mês.
E do fabricante suíço Rahn vem o ILLUMISCIN®-GLOW, para reduzir a pigmentação, a vermelhidão e melhorar o brilho da pele. O ingrediente é derivado de hordatinas, obtidas de brotos de cevada de cervejarias recicladas, que foram identificadas pela AI como novos inibidores da tirosinase, um modulador-chave do tom da pele. A empresa realizou estudos em grupos de pele multiétnicos, e o ingrediente mostrou adequação e eficácia para todos os tipos de pele, tanto jovens quanto maduras, homens e mulheres, e tipos de pele caucasiana, asiática, indiana ou africana.
INNOVATION: PACKAGING
Eletrônicos dissolvíveis; Semrastros!
Quando chegarem ao fim de sua vida útil, será que um dia os dispositivos eletrônicos de beleza poderão ser descartados dissolvendo-os em água? Os criadores do Aquafade, um polímero totalmente biocompatível e solúvel em água para computadores e produtos eletrônicos, acreditam que esse pode ser o futuro. O produto foi criado pela startup de tecnologia Pentaform, fundada por Samuel Wangsaputra e Joon Sang Lee. A dupla disse ao Dezeen que criou o Aquafade em resposta à sua frustração com o lixo eletrônico e os plásticos biodegradáveis, que geralmente acabam em aterros sanitários e não em instalações de compostagem.
O Aquafade, por outro lado, foi projetado para que, quando imerso em água no final da vida útil de um produto, o material se dissolva dentro de seis a oito horas, deixando apenas os componentes eletrônicos para serem reciclados. Isso também sem deixar nenhum microplástico para trás, diz a Pentaform. O material é fabricado com o mesmo polímero sintético que forma as cápsulas de lava-louças, o PVOH, mas é feito a granel e não em forma de filme. A empresa observa que “se o Aquafade substituir 1% do lixo eletrônico, ele evitará que 140.000 toneladas de materiais tóxicos e carcinogênicos entrem potencialmente no meio ambiente”.
Dezeen relata que a visão da Pentaform para o Aquafade “é licenciar o material para outras empresas e lançar seus próprios produtos”. “Se continuarmos a lançar esses produtos que são bastante radicais, esperamos que um deles seja aceito pelo mercado e que possamos mudar um pouco a forma como o setor funciona”, disse Wangsaputra à publicação.
SOCIAL MEDIA TRENDS
Sephora Kids: Alerta para as crianças!
2024 foi o ano em que as crianças realmente entraram no mundo da beleza. No início do ano, a hashtag #sephorakids começou a ser tendência no TikTok e no Instagram, compartilhando como os pré-adolescentes estavam tomando conta das lojas Sephora.
Como as crianças eram frequentemente atraídas pelas cores pastéis das embalagens da Drunk Elephant entre outras marcas- isso fez com que muitas delas exigissem de seus pais produtos que eram muito agressivos para sua pele jovem. Em uma publicação que obteve 2,7 milhões de visualizações no TikTok, a dermatologista Brooke Jeffy reagiu a um vídeo de uma jovem consumidora que sofreu uma “queimadura química” após usar produtos muito fortes. Jeffy disse que “é um duro lembrete da necessidade de escolhas seguras e apropriadas de cuidados com a pele para evitar danos a longo prazo, desconforto e destruição da barreira cutânea”.
A tendência #sephorakids resultou em mudanças nos cosméticos que podem ser vendidos para crianças em algumas regiões. A rede de farmácias sueca Apotek Hjärtat, que tem cerca de 390 farmácias, parou de vender produtos de “cuidados avançados com a pele” (incluindo os ingredientes ácido AHA, ácido BHA, vitamina A, vitamina C e peeling enzimático) para clientes com menos de 15 anos, a menos que tenham o consentimento dos pais ou uma condição de pele relevante, informou o The Guardian.
E, embora um projeto de lei para proibir produtos de cuidados com a pele antienvelhecimento para consumidores com menos de 13 anos não tenha sido aprovado na Califórnia, o membro democrata da assembleia Alex Lee, que apresentou o projeto, disse que estava “comprometido em proteger as crianças dos danos desnecessários dos produtos antienvelhecimento”.
Brat Summer
Palavra do ano!
O Brat Summer foi uma das maiores tendências de mídia social do ano. Anunciado pelo lançamento do álbum Brat, da artista britânica Charli XCX, ele estreou em junho e rapidamente se tornou viral no TikTok e no Instagram, com o Apple dance para a faixa homônima obtendo 8,2 milhões de publicações no TikTok.
E o que exatamente significa “Brat”? Charli XCX a descreve como “aquela garota que é um pouco bagunceira e gosta de festejar, talvez diga algumas coisas idiotas às vezes, que gosta de se sentir ela mesma, mas também […] talvez tenha um colapso, mas meio que se diverte com isso. [Ela é muito honesta, muito direta, um pouco volátil […] isso é uma pirralha”.
A tendência da mídia social, que se transformou em música, se transformou em uma ampla gama de subtendências, desde uma dança oficial até maquiagem e moda inspiradas em brat que incorporam a cor verde-limão característica do álbum e o estilo pronto para festas. Embora tenha sido sem dúvida um momento viral, o clima de Brat continua vivo, com o Collins Dictionary do Reino Unido nomeando Brat como a palavra do ano.
INNOVATION: PRODUCTS
Geraçāo X no centro das atenções: Crise da meia-idade!
Embora a Geração Z e a Geração Alfa possam estar ocupando grande parte das conversas sobre beleza em 2024, as marcas também estão pensando nas necessidades exclusivas da Geração X. De acordo com os dados da Circana citados pelo WWD em agosto, a Geração X gasta cerca de US$ 10,38 bilhões por ano em produtos de beleza de prestígio, sendo que os gastos com produtos de beleza de prestígio da faixa etária de 45 a 54 anos estão crescendo 14%.
Entre os lançamentos de beleza de 2024 voltados para a Geração X está a And Begin, uma marca do Reino Unido que oferece o que chama de “cuidados personalizados com a pele para renovação da idade”.
Fundada pela equipe por trás da marca de cuidados com a pele personalizados Skin + Me, o principal produto da marca é o Serum-in-a-Cream. Para comprar, os consumidores preenchem um questionário com base nas necessidades de sua pele e, em seguida, é recomendada uma formulação personalizada do Serum-in-a-Cream, muitas vezes incluindo ingredientes de prescrição.
Também em 2024, Evelyn Wang, cujos cargos anteriores na área de beleza incluíam CMO na Milani Cosmetics, SVP na wet ‘n’ wild e CEO na Papa & Barkley, lançou a Silverist, uma nova linha de cuidados com os cabelos grisalhos inspirada em suas próprias experiências de ficar grisalha. Wang disse ao Beauty Independent que “o cabelo grisalho não é apenas mais uma cor […] porque há muita emoção, estigma, preconceito de idade e sexismo [ligados a ele].
Portanto, uma grande parte disso é a comunidade de cabelos grisalhos e o apoio emocional ao passar pelo processo”. A linha destaca um xampu, um condicionador e um soro capilar sem enxágue, todos ao preço de US$ 32.
INNOVATION: TECHNOLOGY
Foco em cuidados com a fertilidade: Um Ovo por um Ovo!
Com a estimativa da Organização Mundial da Saúde de que a infertilidade afeta cerca de 17,5% da população adulta, as marcas em 2024 procuraram atender às consumidoras que desejam ser proativas em relação à sua jornada de fertilidade com tecnologia que lhes dá insights sobre suas perspectivas de fertilidade. De fato, a Grand View Research estima que o tamanho do mercado global de serviços de fertilidade foi de US$ 42,23 bilhões em 2023 e deverá crescer a um CAGR de 7,5% entre 2024 e 2030.
Entre as ofertas emergentes de cuidados com a fertilidade está o rastreador de fertilidade por IA da Ovul, lançado em agosto de 2024 para monitorar a ovulação. Ele funciona analisando padrões na saliva, que mudam ao longo do ciclo menstrual devido a flutuações hormonais. O rastreador emprega sua tecnologia para analisar a saliva em busca de padrões de cristalização, que mudam com o ciclo menstrual. Ao aproveitar o reconhecimento de padrões com tecnologia de IA, o rastreador interpreta com precisão esses padrões por meio do aplicativo que o acompanha para fornecer ao usuário informações confiáveis sobre ovulação e tendências hormonais. Tudo isso ajuda a identificar os dias mais férteis da usuária, aumentando as chances de concepção em 96,7%, diz a marca.
Para usar, o dispositivo é aberto e a luz indicadora pisca uma vez, mostrando que o dispositivo está pronto para uso. Em seguida, o usuário adiciona uma gota de saliva à lâmina do analisador com o dedo, antes de fechar o dispositivo para iniciar a análise. Os resultados são então enviados para o aplicativo Ovul que o acompanha. A marca afirma que o Ovul é o primeiro rastreador de fertilidade baseado em saliva do mundo.
INNOVATION: RETAIL
Hubs da longevidade: Saúde Celular!
À medida que as pessoas vivem mais, o conceito de longevidade está no topo da mente de muitos consumidores. Em resposta, as marcas estão criando espaços que priorizam as metas de longevidade. De fato, de acordo com a McKinsey, mais de 60% dos consumidores pesquisados na China, nos EUA e no Reino Unido consideram “muito” ou “extremamente” importante comprar produtos ou serviços que ajudem no envelhecimento saudável e na longevidade.
Este ano, a La Prairie revelou sua Clinique La Prairie Resort em Anji, China, uma irmã de sua clínica original na Suíça. Entre suas ofertas dedicadas à longevidade estão dois novos programas: um programa de envelhecimento reverso de sete dias e um programa de saúde cerebral de seis dias. Depois do resort na China, a Clinique La Prairie deve abrir uma unidade na Arábia Saudita, a Clinique La Prairie Amaala.
Também na China, a Estée Lauder estreou em junho seu Skin Longevity Institute em Hainan. Esse posto avançado, o primeiro de muitos Skin Longevity Institutes planejados pela Estée Lauder, abrange uma consulta particular e um espaço de varejo. Ambos destacam os produtos Re-Nutriv da marca, infundidos com a tecnologia exclusiva Sirtivity-LP da marca, para “prevenir e reverter os sinais de envelhecimento”.
E a Extension Health foi inaugurada na cidade de Nova York em julho. Entre suas ofertas estão exames de DEXA, que medem a gordura corporal, a densidade óssea e a composição corporal geral; ressonâncias magnéticas de corpo inteiro Prenuvo; e gotas de vitamina IV. “A extensão representa essa ideia de que estamos expandindo nosso período de saúde, ampliando nossos limites [e] realmente atingindo o potencial máximo do desempenho humano”, disse Elaine Cheng, diretora de criação da empresa, ao WWD.
Por fim, a ZEM Wellness Clinic Altea, em Alicante, na Espanha, será lançada no início de 2025. O conceito é “apoiado por uma filosofia enraizada nos princípios da longevidade mediterrânea”, relata a Spa Business, com seus especialistas abrangendo especialistas em cardiologia, dermoestética, nutrição, odontologia, medicina regenerativa e controle da dor.