Trend do “banho premium” alavanca a cesta de Higiene e Beleza
O movimento é atribuído, principalmente, ao consumo das classes D e E
Ao pensar no aumento de consumo de produtos da categoria de higiene e beleza em tempos de — cada vez maior, — retorno ao presencial, é comum se pensar no impacto para os produtos usados “para sair”, como as maquiagens . Mas esse fenômeno também influencia nos cuidados pessoais dentro dos domicílios. Nesse contexto, a cesta de Higiene e Beleza cresceu 3,5% em unidades no primeiro semestre de 2024 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Aqui, mais do que maquiagem, o consumidor prioriza os gastos com sabonetes. A categoria apresentou aumento de 3% em unidades.
Uma das tendências que impulsionam esse consumo é a do “banho premium”, uma trend nas redes sociais em que pessoas apresentam os produtos que usam nos dias que tomam seu banho mais completo, com todos os produtos que geralmente guardam para ocasiões especiais. A trend do banho premium mostra essa disponibilidade do brasileiro de navegar pelos tiers de marca diferentes, guardando seu dinheiro para consumir marcas premium nas categorias que consideram realmente importaantes, associadas à indulgência e ao autocuidado.
Uma dinâmica interessante relacionada ao consumo de sabonetes é vista nas Classes D e E. Para seguir a tendência de premiunização para categorias seletas, esse perfil até reduz seus gastos em cestas como perecíveis e commodities para redirecionar este investimento a higiene e beleza. No segundo trimestre de 2024, a preferência por marcas premium por esta classe cresceu 11%, com a busca de banhos mais sofisticados, chamados popularmente de “banho premium” que impulsionam o tier premium dos sabonetes.
Independentemente do público, é possível ver um aumento de 5% em categorias presentes na rotina semanal de personal care dos brasileiros e um acréscimo de 6% no tempo dedicados a estes preparos. Em números, há uma média de consumo de nove categorias e de sete minutos de cuidados para cada produto no período estudado.
Ainda é importante ressaltar que os brasileiros estão usando mais produtos de Higiene e Beleza do que adquirindo itens. Enquanto a cesta apresentou alta de 12% na penetração de compra entre o segundo trimestre de 2024 e o mesmo período do ano anterior, a repetição de uso saltou 17%.
Entender como os consumidores usam os produtos comprados é fundamental para a criação de estratégias de marca. Com nosso Painel de Uso de Higiene e Beleza, é possível ir além do comportamento de compra e entender quais novas tendências, como a do “banho premium”, podem trazer oportunidades para a inclusão de uma nova categoria ou marca. Fale com nossos especialistas para conhecer nossas soluções.
Fonte: Kantar 16.09.2024