Unilever e Alibaba criam sistema de reciclagem habilitado para IA
A Unilever e o Grupo Alibaba criaram um sistema de reciclagem habilitado para Al que identifica e classifica automaticamente as embalagens de plástico
Seu objetivo é acelerar o retorno do plástico de alta qualidade à economia circular e levar as empresas e consumidores chineses a um mundo livre de resíduos.
A Unilever uniu forças com o Alibaba Group para lançar o primeiro sistema de reciclagem de plástico de circuito fechado em grande escala do país. A iniciativa conjunta – chamada Waste-Free World – faz parte do esforço da Unilever para combater a causa raiz do lixo plástico e pensar de forma diferente sobre as embalagens.
A empresa definiu a meta de reduzir pela metade o uso de plástico virgem, cortar embalagens de plástico em mais de 100 mil toneladas e acelerar o uso de plástico reciclado até 2025.
A iniciativa é uma resposta ativa ao plano do governo de Xangai de criar um sistema de gestão de embalagens plásticas que pode ser usado em todo o país para promover uma economia mais circular.
O lançamento do Waste-Free World aconteceu com a instalação de 20 máquinas de reciclagem to em escritórios e espaços comunitários em duas das maiores cidades da China, Xangai e Hangzhou.
Cada máquina é equipada com tecnologia de IA de última geração, que identifica automaticamente diferentes tipos de garrafas de plástico. Tudo o que os clientes precisam fazer é usar o Alipay – o serviço de carteira eletrônica do Alibaba – para escanear o código QR exibido na tela da máquina e, em seguida, depositar a garrafa na lixeira.
É tão simples quanto isso – a máquina faz todo o trabalho pesado. Usando a tecnologia de IA, ele identifica automaticamente o plástico do qual a garrafa é feita, classifica-o e armazena-o, para que possa ser coletado e devolvido a centros de reciclagem e encaminhado rapidamente para reutilização em vez de degradado.
O sistema está provando ser uma vantagem para os consumidores que procuram fazer escolhas de estilo de vida mais sustentáveis e para as empresas que buscam reutilizar embalagens plásticas.
“O plástico tem o seu lugar, mas não deve causar poluição ambiental”, reconhece Rohit Jawa, vice-presidente executivo da Unilever para o norte da Ásia. “Até 2025, faremos uma redução absoluta de 100.000 toneladas no uso de plástico e promoveremos o uso de plástico reciclável, para que possamos reduzir pela metade a quantidade de plástico virgem que usamos nas embalagens e ajudar a coletar e processar mais embalagens de plástico do que vendemos.
“Acreditamos que o Waste-Free World, lançado em conjunto com o Alibaba Group, se tornará o ‘motor verde’ da economia circular para embalagens plásticas na China”, diz ele.