A Unilever, em parceria com as consultorias Indique Uma Preta e Oliver Press, formou recentemente 350 profissionais de marketing focados na agenda racial, em novembro, mês da Consciência Negra.
A Escola de Marketing Antirracista (EMA) visa fortalecer práticas afirmativas dentro da empresa, impactando positivamente o mercado e a sociedade. Com um investimento de cerca de R$ 1 milhão, o programa foi projetado para abordar toda a cadeia de marketing sob uma ótica antirracista, incluindo valorização da negritude, antropologia do consumo e comunicação nos pontos de venda.
A EMA oferece um currículo com módulos teóricos, práticos, mentorias e imersões, com a participação de mais de 30 profissionais renomados, como Luana Genot (ID_BR) e a atriz Taís Araújo. A Oliver Press atua como co-realizadora e consultoria, e a Indique Uma Preta lidera o conteúdo e execução das aulas. Segundo Vinicius Araújo, líder de Cultura e Marca Empregadora da Unilever, a empresa está comprometida em usar suas marcas – Dove, Rexona, OMO, entre outras – para promover mudanças na representatividade e inclusão.
A EMA já começa a influenciar as divisões da Unilever, incluindo o programa “Tudo Pra Creator”, que forma influenciadores de beleza da comunidade negra. Desde julho, marcas como Dove e Seda têm incluído criadores pretos e pardos em suas campanhas. Em 2025, a Unilever planeja intensificar a agenda racial, criando um comitê de governança de marketing antirracista para definir métricas e diretrizes para toda a empresa.
Este é mais um passo da Unilever em sua trajetória de inclusão racial, iniciada em 2018, que conta com parcerias estratégicas e programas como o Fundo Afrolever, com aporte de R$ 17 milhões.