Vendas de produtos de hair care para crianças podem dobrar em uma década

Licenciamentos, demanda por produtos seguros, naturais e premium estimulam o mercado
Por Estela Mendonça
Mesmo com a pressão inflacionária e a redução do poder de compra das famílias em vários países, o mercado de produtos de higiene e beleza para crianças deve crescer nos próximos anos. A Precedence Research, por exemplo, prevê que o mercado global de produtos para cuidados com bebês, que atingiu US$ 85,3 bilhões em 2021, crescerá a uma CAGR de 7,57% de 2022 a 2030, ultrapassando os US$ 164,5 bilhões até 2030.
O relatório classifica os produtos em dois segmentos: cuidados com a pele, com participação de 34% em 2021, e higiene pessoal e cuidados com os cabelos, que representou 66% das vendas globais no mesmo período. Os supermercados responderam por 46% da receita no ano passado.
Segundo o relatório, a indústria de produtos para cuidados com o bebê deve ter um bom crescimento nos próximos anos, impulsionado pela demanda de produtos clean e de alta qualidade. “Quando se trata das nações em desenvolvimento, a demanda por esses produtos cresceu drasticamente, pois houve um aumento na conscientização relacionada à higiene e limpeza de uma criança”. Entre os desafios e barreiras apontados pela Precedence estão fornecer produtos amigáveis à pele a preços acessíveis e que atendam políticas regulatórias rigorosas em vários mercados pelo mundo.
Terceiro mercado global
O Brasil figura na terceira posição no ranking global de produtos infantis de higiene e beleza, com vendas de U$ 5,5 bilhões, segundo a Euromonitor, que aponta o licenciamento e a segmentação como estratégias para agregar valor a um cenário cada vez mais competitivo. “Embora os principais players tenham apresentado estabilidade de posicionamento ao longo dos anos desde 2017, novas marcas estão surgindo, com fabricantes lançando linhas próprias e ampliando seus portfólios voltados para o público infantil em diferentes faixas etárias”, diz o relatório.
A Euromonitor prevê que a segurança e a funcionalidade continuem sendo as principais preocupações dos consumidores ao comprarem produtos específicos para bebês e crianças, pois os pais procuram reduzir o risco de alergias ou exposição a produtos químicos. Atributos de qualidade como hipoalergênicos, sem lágrimas e testados por pediatras ou testados dermatologicamente permanecerão relevantes, especialmente para pais de bebês recém-nascidos.
Licenciados em alta
Os produtos licenciados para crianças vêm ganhando cada vez mais espaço no varejo brasileiro, já que se destacam nas gôndolas e têm maior apelo com o consumidor. Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL), que reúne todas as plataformas do negócio de licenciamento no Brasil, o faturamento das marcas que fazem licenciamento atingiu R$ 21 bilhões em 2021, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.
O Brasil ocupa a sexta posição em faturamento em licenciamento, atrás dos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá. O segmento de confecção lidera a participação nas vendas, seguido por papelaria, brinquedo e personal care.
Snoopy para bebês
Muitas marcas vêm apostando em produtos licenciados. A Cottonbaby acaba de lançar a nova linha de produtos Snoopy, um personagem com sucesso estabelecido no mercado e que não sai de moda. De acordo com a Lotus Global, que representa o personagem no Brasil, são mais de 40 licenciados da marca no Brasil, nas categorias de confecção, cama e banho, entretenimento, alimentos, presentes, cuidados pessoais, produtos infantis, pet, promoção, editorial, papelaria e brinquedos. “Será uma virada de chave para o novo momento da companhia”, comenta Matheus Bacaicoa, analista de marketing de produto e P&D da Cottonbaby. Os lançamentos atendem bebês de 0 a 2 anos e substituem os produtos da linha líquida com novas formulações.
Liga da Justiça
A Phisalia lançou em outubro sua nova linha infantil “Trá Lá Lá Aventura” com os personagens da Liga da Justiça nas embalagens, como Super Homem, Batman, Mulher Maravilha, Flash, Super Girl, Mulher Gato, Robin, Coringa, Arlequina e Lanterna Verde. A nova linha traz shampoos, condicionadores para crianças de 3 a 10 anos, em cinco variantes que atendem todos os tipos de cabelos, além de formulações que não irritam os olhos e, pela primeira vez, condicionadores com embalagem upside down (tampa de cabeça para baixo), que facilita seu uso.
“Os personagens da Liga da Justiça, redesenhados e desenvolvidos em parceria com a Warner, transformam os momentos de higiene pessoal das crianças com Trá Lá Lá Aventura em atividades mais lúdicas, levando em consideração que o Brasil é um dos países com mais fãs da DC Comics no mundo. Além disso, fortalecermos nosso ideal de sustentabilidade com a formulação vegana dos produtos desenvolvida especialmente para as crianças”, diz Eduardo Amiralian, CEO da Phisalia.
Turma da Mônica
Desde agosto, a Pandora Personal Care é a nova licenciada da marca Turma da Mônica Baby, que lançou 24 itens de higiene e beleza voltados a crianças com até 3 anos de idade. Todas as fórmulas são veganas e livres de sal, derivados de petróleo, óleo mineral, parabenos, corantes, derivados de silicone, lanolina animal e detergentes agressivos. As linhas capilares contam com shampoos e condicionadores nas variantes Suave, Cachinhos, Camomila e Cabelinhos Crespos.
Luccas Neto
O youtuber Luccas Neto, com mais de 7 bilhões de visualizações e 38 milhões de seguidores nas redes sociais, também tem sua linha de produtos para o público infantil. Desenvolvida pela Cia da Natureza, a linha possui itens para o cuidado capilar, com notas frutais e florais. No formato dos personagens, os destaques da linha os kits de shampoo e condicionador e de shampoo 3 em 1 e gel cola, além de produtos para cabelos cacheados
Todos os produtos da linha Luccas Neto são hipoalergênicos e dermatologicamente testados e proporcionam muito mais diversão na hora do banho. “A Cia da Natureza está apostando no licenciamento com a renovação do contrato com o Luccas Neto e a nova licença dos Aventureiros, personagens que vão bombar em 2023 com o lançamento do seu novo filme em junho do próximo ano, com a Warner Bros. Pictures”, comenta Tatiana de Carvalho, gerente de marketing responsável da marca.
Pantera Negra
O Boticário fez uma parceria com a Marvel inspirada no filme Pantera Negra – Wakanda, e lançou a edição limitada das linhas Sophie Wakanda e Quasar Next Wakanda, com foco em crianças a partir dos 7 anos de idade. Além das fragrâncias, a marca oferece o creme de pentear Quasar Next Wakanda, que perfuma os cabelos e define os cachos, e Sophie Gel Glitter Wakanda, para fixar penteados com eco glitter na cor lilás.
Princesas da Disney
No ano passado, a Unilever lançou a linha Seda Juntinhos, pensada para crianças de 3 a 12 anos, que conta com três variações de produtos e foi inspirada no universo das Rainhas e Princesas da Disney, voltadas para todas as curvaturas de fios Seda: Cachos Encantados (Moana), Crespos Encantados (Tiana) e Brilho Encantado (Frozen). Todas as variações contam com shampoo, condicionador e creme para pentear. A exceção fica por conta da linha de Frozen, que possui ainda um produto 2 em 1 (shampoo e condicionador).
Mundo Bita
A View Cosmeticos produz sob licenciamento a linha Mundo Bita Banho, que para cabelos traz três variantes de conjuntos de shampoo e condicionador: Suave, com extratos naturais de calêndula e lavanda; Camomila; com extrato natural de camomila, e Cachos, com extratos naturais de aloe vera e algas marinhas.
Livres de sulfato
Isadora Gabriela Alves Teixeira, analista de marketing da BASF, destaca oportunidades a serem exploradas no segmento infantil: “Segundo o Mintel GNPD, nos últimos dois anos o Brasil foi o país que mais lançou produtos de cabelos para crianças. Além do número de lançamentos, os claims que acompanham esses produtos, como sem ingredientes de origem animal, hipoalergênico, hidratante e ético, refletem o interesse e a preocupação dos responsáveis pelos pequenos por produtos de performance, gentis e sustentáveis”.

Isadora Gabriela Alves Teixeira, analista de marketing da BASF
Referência no mercado de tensoativos, a BASF possui um portfólio amplo de soluções que pode auxiliar no desenvolvimento de formulações de shampoos. Entre elas, Isadora indica o SOLUPRAT™ Sulfate Free, uma base concentrada de tensoativos derivados de aminoácidos, que permite o desenvolvimento de soluções livres de sulfato e etoxilados, suaves e com alto índice de vegetalização. Além dos benefícios para formulações, ele também pode auxiliar na redução do tempo de processo e da complexidade de gerenciamento de matérias-primas.
Outra solução é lançamento da BASF em 2022: o Texapon® SFA UP Powder, um tensoativo em pó prontamente biodegradável, 100% derivado de fontes naturais, de excelente compatibilidade com pele, boa espuma e que auxilia no condicionamento capilar. Seu formato em pó permite aplicação em diversas formulações alinhadas à tendência waterless, como shampoos em pó ou em barra. “Sua suavidade permite o desenvolvimento de fórmulas com o claim tear-free, uma vez que quando comparado a outros tensoativos demonstrou um nível impressionantemente inferior de irritabilidade ocular”, sugere Isadora.
Além de tensoativos, a analista da BASF também recomenda o uso de ingredientes sustentáveis que podem aumentar a eficácia de shampoos, como o Lamesoft® PO 65. “Conhecido como um biolipídeo, ele é produzido localmente e pode ajudar a reduzir em até 57% a quebra dos fios, facilitando a penteabilidade e transformando o momento de cuidado em carinho”.
Tensoativo suave

Vanessa Arruda, gerente técnica da IMCD
“Componentes naturais e benefícios de suavidade e performance estão entre os apelos mais buscados para o cuidado dos cabelos das crianças. Muitas marcas também têm como proposta conscientizar a nova geração sobre sustentabilidade”, observa Vanessa Arruda, gerente técnica personal care e home care da IMCD, que destaca o ingrediente PUREACT WS Conc (INCI: Sodium Methyl Cocoyl Taurate), um material 30% ativo, derivado de coco, com índice de naturalidade de 85% (ISO 16128), da representada Innospec.
De acordo com Vanessa, o PUREACT WS Conc é fácil de formular, apresenta compatibilidade com surfactantes não iônicos e aniônicos, é estável em ampla faixa de pH e eficaz em diversas durezas de água. “Ele proporciona uma formação excepcional de espuma, lubricidade e suavidade. Além disso, é livre de sulfato, podendo ser aplicado em vários formatos, como shampoos líquidos transparentes, em pasta, barras e até pastilhas efervescentes, tornando a hora do banho mais divertida”.
Vanessa também destaca uma solução natural para retenção de cachos e efeito anti-frizz para cuidados de cabelos infantis, o Beauté by Roquette® ST 720, agente formador de filme não iônico ready-to-use, biodegradável e 100% baseado em plantas. Originário do amido de ervilha, o ingrediente é obtido por três modificações, que garantem uma ótima relação de amilose (35%) e amilopectina (65%). “Trata-se de um ingrediente único e uma excelente alternativa aos polímeros sintéticos para atender os consumidores que procuram soluções seguras e personalizadas de cuidados capilares para os cabelos de seus filhos”, garante.
Entre seus atributos, Beauté by Roquette® ST 720 apresenta alto desempenho na retenção de cachos, de 85% por até quatro horas para o comprimento e o intervalo do cacho, além de alcançar melhores resultados do que o PVP para manter o comprimento das tranças e o intervalo do cacho por até quatro horas (96%). “Este formador de filme oferece fortes benefícios anti-frizz e realça naturalmente os cabelos cacheados, oferecendo proteção contra o calor e eficácia do penteado”, completa a gerente da IMCD.
Bioativo umectante
“Aprender brincando é uma forma leve e divertida de ensinar para as crianças a importância do autocuidado, o que também ajuda a fortalecer laços entre pais e filhos, aproximando-os e criando memórias”, diz Mônica Antunes Battistella, gerente de marketing técnico em Life Science da quantiQ Caldic, observando que, para que esses momentos sejam vivenciados de forma prazerosa e segura, é preciso atentar-se a alguns detalhes na hora de formular produtos para crianças, evitando possíveis reações alérgicas e irritações, que ocorrem por conta da alta sensibilidade da pele infantil.

Mônica Antunes Battistella, gerente de marketing técnico em Life Science da quantiQ Caldic
A quantiQ Caldic, provedora de soluções e distribuidora de matérias-primas, conta com um extenso portfólio com soluções para o mercado kids. Focado para o segmento de produtos capilares, Mônica indica o Amisoft CS 22, um tensoativo aniônico de origem 100% vegetal, derivado do ácido glutâmico. “Além de ser sulfate-free, confere suavidade e sensorial único para os cabelos, limpeza efetiva, biodegradabilidade e extrema suavidade para produtos capilares”, afirma. O Amisoft CS 22 também previne danos físicos aos cabelos durante a lavagem, possui biocompatibilidade dérmica e pH semelhante ao da pele, além de não ser irritante ou citotóxico. O ingrediente possui certificações orgânicas Cosmos/Ecocert.
Outra indicação da quantiQ Caldic para formulações capilares infantis é o AJIDEW NL 50, um bioativo umectante biomimético 100% natural, com certificação Cosmos, que trabalha em sinergia com sistemas tensoativos, reduzindo seu potencial irritante. O ingrediente pode ser incorporado em sistemas tanto a frio quanto a quente, uma vez que suporta uma grande faixa de temperaturas. Biocompatível com a pele, segundo Mônica, o AJIDEW NL 50 promove sensorial macio e aveludado, melhora e aumenta a espuma e é multifuncional, atributos comprovados por testes de eficácia.
“Para os cuidados na hora da hidratação capilar, destacamos o Vanatural, uma argila de bentonita de fácil e rápida hidratação, conhecida por ser um agente reológico, estabilizante de emulsões e suspensões para formulações orgânicas e naturais”, sugere. O produto é livre de alumínio em sua formulação e possui certificações Ecocert, Cosmos e Omri.
Óleos vegetais
Claudia Asano, analista de produtos da Volp, lembra que, assim como os adultos, as crianças também têm diferentes tipos de cabelos – lisos, ondulados, cacheados e crespos, bem como secos, oleosos ou mistos. “Na linha de produtos infantis é de extrema importância atender requisitos específicos de segurança, como suavidade, ausência de irritabilidade dérmica e baixa ou nenhuma irritabilidade ocular”.

Claudia Asano, analista de produtos da Volp
Além de entregar uma limpeza suave, é necessário também tratar os fios. Claudia explica que um tratamento adequado evita que o cabelo se danifique precocemente, mantém a fibra íntegra e oferece brilho e suavidade. No caso de cabelos crespos e cacheados, formulações mais hidratantes são ainda mais importantes. Esse benefício pode ser oferecido com segurança por óleos vegetais.
A Volp, que agora é Tovani Benzaquen, do grupo Barentz, oferece a linha Resplanta®, da representada Sharon Labs, composta por óleos vegetais esterificados e hidrossolúveis que, segundo Claudia, entregam as mesmas características dos óleos convencionais com a vantagem de serem solúveis em água, possibilitando formulações transparentes altamente nutritivas, emolientes e reparadoras. “O Resplanta® Macadamia, por exemplo, é uma ótima opção para produtos capilares, pois é rico em ácido oleico, que é capaz de reparar e repor os lipídeos da fibra capilar”.
Para contribuir com o sensorial das formulações, a analista da Volp recomenda da Solvay o Dermalcare® LIA MB, uma alternativa aos silicones que promove aspecto natural de cabelo “solto”, ao mesmo tempo em que oferece um sensorial leve e agradável. Em concentrações de até 2%, é possível obter formulações transparentes sem a necessidade do uso de solubilizantes.
“Já o Polycare® Frizz Therapy, também da Solvay, é o produto ideal para a finalização dos cabelos”, afirma Claudia. Com ação anti-frizz, ele ajuda a manter o cabelo modelado mesmo em altas porcentagens de umidade relativa do ar, formando um filme natural no cabelo, sem a formação de falsa caspa ou aspecto pesado.
Mistura de surfactantes
“Os consumidores buscam por produtos confiáveis para usar em seus filhos. Então, o desenvolvimento de produtos para os cuidados infantis exige que o formulador coloque a segurança em primeiro plano, além de priorizar uma limpeza suave com baixa irritação para a pele e os olhos”, avalia Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan.

Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan