Novidade utiliza resina de polietileno verde da Braskem obtida a partir da cana de açúcar
Boa notícia para setor farmacêutico: a Vepakum Embalagens, empresa que atua no mercado de embalagens plásticas sopradas e injetadas para o segmento cosmético e farmacêutico, acaba de anunciar sua linha de potes de cápsula fabricados com o Plástico Verde I’m green™, da Braskem, produzido a partir de uma fonte renovável, a cana de açúcar.
A iniciativa é pioneira no setor e será disponibilizada para todo mercado farmacêutico.
“A parceria com a Braskem chega para reforçar o compromisso da Vepakum de oferecer sempre soluções inovadoras para os nossos clientes,” afirma o diretor Ricardo Dornelas. “E esse compromisso se torna ainda mais relevante quando podemos agregar a ele discussões capazes de gerar um impacto real no nosso dia a dia, como as questões da preservação ambiental, da sustentabilidade e da nossa responsabilidade enquanto cidadãos para com o futuro do planeta”, complementa.
Um dos benefícios do plástico verde é reduzir a emissão dos gases causadores do efeito estufa. Isso acontece porque durante o processo de crescimento da cana de açúcar, ocorre absorção de gás carbônico, ao contrário do que acontece com a matéria-prima de origem fóssil, que libera o gás durante sua produção. Outra vantagem é que o plástico é 100% reciclável e poder fazer uso das cadeias de reciclagem convencionais.
Além dos potes de cápsula, a empresa também fabrica, importa e distribui diversos outros produtos, como frascos para shampoo, potes para cremes, bisnagas e vidros farmacêuticos. A empresa optou por iniciar a produção com a nova resina pelos potes, mas estuda ampliar o mix de produto com o Plástico Verde I´m green™. “A partir daí, vamos observar o mercado. Se houver demanda por novos itens, podemos estender o logo verde para todos os nossos itens de fabricação”, pontua Dornelas.
Tendência mundial
A busca por embalagens sustentáveis tem se tornado uma tendência no mundo todo. Uma pesquisa da Nielsen Global sobre Responsabilidade Social Corporativa, que entrevistou 30 mil pessoas de 60 países diferentes, mostrou que 55% dos entrevistados estavam dispostos a pagar mais por produtos e serviços fornecidos por empresas comprometidas social e ambientalmente. Não por acaso, mais de 150 marcas em todo o mundo já adotaram o plástico verde como matéria-prima de produtos dos mais diversos segmentos, como O Boticário, Shiseido, Centauro, Danone, entre outras.