Conceito “Converscent’, apresentado na FCE Cosmetique, direcionou criações para perfumar realidades futuristas
A participação da Vollmens Fragrances na FCE Cosmetique 2023, realizada de 13 a 15 de junho, em São Paulo, levou os visitantes a uma reflexão a partir da provocação “Qual o cheiro do futuro?”. Com o conceito “Converscent: onde a realidade se torna multi e interdimensional”, a casa de fragrâncias apresentou no evento realidades futuristas e transportou os visitantes a cada uma delas por meio de experiências olfativas.
Os perfumistas da casa criaram uma coleção especial para a feira, que fez o visitante explorar os caminhos criativos da perfumaria a partir das cinco realidades futuristas e multissensoriais: Caleidoscópio Tropical, Cosmos Infinito, Vício Solar, Reflexo Congelante e Supernova. As fragrâncias foram assinadas por Juliana Tolotti, Alfredo Monteiro, Paulo Fonseca, Edison Fujita e Luciana Bergamasco, respectivamente.
Portais sensoriais
Em seu estande, a multissensorialidade do futuro e suas cores, texturas, cheiros, luzes e sensações foram apresentadas pela Vollmens ao proporcionar uma experiência altamente imersiva e uma nova forma de experimentar o perfume. Os visitantes puderam percorrer portais que os conduziam a dimensões futuristas das cinco diferentes realidades. Em cada uma delas, foi possível sentir as criações olfativas do time de perfumistas da casa. Ao final da experiência, levaram consigo um guia sensorial para revisitarem os cheiros que traduziam a atmosfera de cada realidade.
Thais Cunha, diretora comercial, marketing, vendas e F&D da Vollmens Fragrances
Thaís Cunha, diretora comercial, marketing, vendas e F&D, explicou que todos os anos a empresa elege um conceito, a partir de plataformas de pesquisas. Para esta edição da FCE Cosmetique, a Vollmens apostou na atmosfera do metaverso: “A arte ancestral do perfume está sendo reescrita, graças às novas tecnologias e avanços científicos. A revolução do metaverso permite fornecer aos consumidores experiências digitais altamente imersivas e envolventes. Também ajuda a projetar experiências que unam os mundos físico, digital e sensorial e que inspirem conexão, bem-estar e novas maneiras de experimentar o perfume”.
A executiva ressaltou que no metaverso temos corpos digitais para imergir em experiências de compras completas para o estilo de vida dos nossos avatares, criando um ecossistema online da vida em sociedade. “Este novo reino digital irá se entrelaçar e atualizar o mundo físico, interligando os dois simultaneamente. Ao mesmo tempo, o reino do mundo real se tornará mais rarefeito e precioso”, contextualizou.
Para quem é mais conectado com as realidades virtuais, segundo Thaís, já consegue perceber esse movimento na forma de se consumir produtos e de interagir, especialmente na indústria de perfumaria e beleza. Nesse contexto, surge a figura do omini player, representando o consumidor que participa proativamente e vive uma vida plena em cada um dos mundos, digital e físico.
Natália Mendes, gestora de comunicação e relações internacionais da Vollmens Fragances
“A existência virtual reflete o que é importante para esses consumidores, pois trazem sua ética e valores da vida real para o reino digital. Se eles são ecologicamente conscientes na vida real, por exemplo, isso também acontecerá no mundo virtual”.
Potencial criativo
“Além de encantar e perfumar os visitantes, temos o objetivo de expor nosso potencial criativo explorando novos caminhos que trazem a tecnologia como aliada para potencializar a beleza e o bem-estar. Olhamos para necessidade fundamental de cuidarmos do mundo natural e de nossos corpos físicos, utilizando a tecnologia com sabedoria para reabilitar a nós mesmos e a natureza”, explicou a gestora de comunicação e relações internacionais da Vollmens, Natália Mendes.
Outro grande destaque da Vollmens para FCE Cosmetique foi a perfumação da entrada do pavilhão da feira, uma ação inédita em parceria com Senses Olfact, especializada em marketing olfativo e aromatização de ambientes. “Isso reforça o poder criativo que a Vollmens e a importância dentro do mundo FCE, que é a nossa parceira há muitos anos. Quando você entra na feira, é um convite para entrar no futuro e no universo Vollmens”, disse o gestor de marketing João Pedro Novicov.
João Pedro Novicov, gestor de marketing da Vollmens Fragances
“A nossa ideia ao trazer a vivência com Converscent foi justamente de transportar as pessoas para as realidades futuristas através do cheiro, pois é ele que conecta a presença com a experiência do novo”.
As cinco realidades
O cheiro da realidade Caleidoscópio Tropical, onde tudo é vibrante, intenso e envolvente, foi traduzido pelo perfume Venusta, criação da perfumista Juliana Tolotti, que combinou frutas coloridas e flores alegres, criando um caleidoscópio de tonalidades nítidas, uma paleta colorida sustentada por florais brilhantes e madeiras cremosas. As vinícolas do Rio Grande Sul inspiraram a perfumista, em especial a transformação em outros produtos, além do vinho, a partir da uva. “A minha fragrância foi construída por biotecnologia inspirada no licor de amaranto, que remete a cereja e amêndoas”.
Em Cosmos Infinito, a sensação de paz e tranquilidade impera. O perfume Aura, criação do perfumista Alfredo Monteiro, traduziu essa realidade, contrastando nuances frescas extremamente agradáveis com notas musk reconfortantes. “A minha ideia de cheiro de fragrância do futuro não é uma pirâmide. Eu quis fazer uma fragrância monolítica com duração de 48 horas na pele”.
Na realidade Vício Solar, o clima desértico, traz calor e muita luz na criação do perfume Solis, pelo perfumista Paulo Fonseca, que trabalhou notas quentes e cremosas, onde florais brancos intensos se mesclam com nuances ambaradas. “Quando recebi o briefing, lembrei-me de uma viagem que fiz para o Marrocos, por conta das cores que me lembravam muito o Deserto do Saara e cheiros, que lembravam a cidade de Marrakech”.
Em Reflexo Congelante, realidade representada pela fragrância Vitrium, do perfumista Edison Fugita, a ideia foi vislumbrar a beleza da transparência com cheiro de um frescor intenso, metálico e tecnológico. “Quando vi o briefing, me inspirei no norte do Japão, onde faz frio 8 meses por ano”.
Complementando, a perfumista Luciana Bergamasco criou para a realidade Supernova o perfume Infinitus, fragrância intensa com estruturas chypre, madeiras esfumaçadas ou efeitos de couro. “Minha criação buscou acordar os sentidos”.
Notas e acordes
Para embarcar nessa viagem futurista a diferentes realidades, conheça em detalhes a criação olfativa dos perfumistas da Vollmens para cada uma delas.
Caleidoscópio Tropical – Juliana Tolotti
Perfume Venusta
Família olfativa: Frutal Floral
Notas de cabeça: Bergamota, Cereja, Pimenta Rosa
Notas de corpo: Flores Brancas, Rosa, Heliotropo
Notas de fundo: Sândalo, Pralinê , ÂmbarSensorial
Descrição sensorial: alinhando perfumaria e tecnologia, emerge este caleidoscópio tropical. Ele combina tons alaranjados e amarelos em uma hipnose contagiante que aquece a vida e ilumina sonhos de esperança Uma mistura de sensações que viaja pela realidade futurista. Reinventando a tropicalidade, ele oferece facetas de cereja presentes no licor de amaranto mescladas com frutas cítricas. Este acorde perfeitamente suculento, então, revela o floral vibrante que se mostra após alguns minutos. Com uma paleta colorida e de dar água na boca, o fundo desta fragrância revela nuances gourmands envoltas por notas cremosas de sândalo.
Cosmos Infinito – Alfredo Monteiro
Perfume Aura
Família olfativa: Floral Amadeirada Musk
Notas de cabeça: Acorde Cítrico, Brisa Suave
Notas de corpo: Flores Delicadas, Notas Atalcadas
Notas de fundo: Complexo Musk Branco, Âmbar
Descrição sensorial: Rompendo os céus e adentrando em sua infinidade azul, atingimos um universo único e até então intocado. Guiados por um fluxo divino, nossa alma flutua pela grandiosidade desta imensidão. Somos envolvidos por um bem-estar inigualável, até então inatingível. Brisas suaves nos conduzem de forma gentil. Contente, ela traz consigo cítricos cativantes. Neste caminho, somos inundados por uma paz indescritível que nos recebe com pétalas delicadas flutuando em nossa volta. Extinguindo qualquer preocupação que ainda ousa permanecer, deitamos sobre uma enorme nuvem branca que nos guiará, eternamente, neste descanso reconfortante.
Vício Solar – Por Paulo Fonseca
Perfume Solis
Família olfativa: Floral Floral
Notas de cabeça: Limão Siciliano, Bergamota
Notas de corpo: Florais Brancos Intensos, Areia do Saara
Notas de fundo: Vetiver, Patchouli, Sândalo, Notas Ambaradas
Descrição sensorial: Como um resgate de memórias calorosas que permanecem quentes na lembrança e não se dissipam com o tempo, esta fragrância nos transporta até uma experiência ardente e luminosa no deserto do Saara. Apesar desta imensidão imersiva e hipnotizante de areia não ter cheiro, seu visual é como uma obra de arte que inspira. Com pinceladas perfumadas, damos vida a um sol intenso que nos cega e queima com sua luz brilhante. Refletida na areia, ela nos envolve num abraço sufocante aonde flores brancas, solares e persistentes se fundem ao calor de um âmbar sensual e ganham um toque de vida com cítricos efervescentes.
Reflexo Congelante – Edison Fujita
Perfume Vitrium
Família olfativa: Aromática Fougère
Notas de cabeça: Maçã, Yuzu , Bergamota, Pomelo
Notas de corpo: Brisa da Sibéria, Rosa Hamanasu, Neve
Notas de fundo: Âmbar, Cedro, Patchouli, Musk, Fava Tonka
Descrição sensorial: Exaltando a poesia introspectiva que habita em terras geladas, aonde a beleza dos reflexos transparentes do sol sobre o gelo nos conduz até reflexões sensivelmente fortes, esta fragrância sopra como o espírito de uma montanha silenciosa e imponente. Ao degustarmos maçãs doces e crocantes que nos dão a certeza de uma vida repleta de sabores, podemos exaltar a beleza do resistir enquanto observamos do alto, sentados sobre uma pedra no topo desta montanha, uma solitária rosa oriental que floresce persistente entre a neve, onde suas pétalas se agitam através de uma brisa congelante. E reforçando o poder vital de nossa própria companhia, uma madeira ambarada queima, em uma fogueira acolhedora, para nos envolver com seu calor reconfortante.
Supernova – Luciana Bergamasco
Perfume Infinitus
Família Olfativa: Oriental Âmbar
Notas de cabeça: Rum, Maracujá, Conhaque, Tangerina
Notas de corpo: Whiskey, Couro, Carvalho, Notas Lactônicas, Iris
Notas de fundo: Vetiver, Baunilha, Sândalo, Caramelo, Querosene, Resinas Ambaradas
Descrição Sensorial: Esta fragrância é como um mergulho em uma realidade onde tudo é escuro, sóbrio, intenso, profundo e sem cor. Ela nos envolve por uma sombra dark combinada a uma explosão estelar em uma junção de pedaços, elementos e cheiros. Ora quente, ora frio, uma combinação entre madeiras esfumaçadas, névoa das notas lactônicas e aspereza do couro. A Iris entra na criação trazendo elegância. Um mistério sedutor dos acordes de sândalo sendo embalado pela envolvente e acolhedora baunilha. Emoções se misturam, se complementam, explodem e uma nova realidade é criada. Uma imensidão que, ao mesmo tempo em que está cheia, também se encontra vazia. O começo e o fim que se complementam. O infinitus!