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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Radar33 tendências de skincare que devem se destacar em 2022

33 tendências de skincare que devem se destacar em 2022

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Um guia completo de tratamentos, ativos e ferramentas de cuidado com a pele que vão bombar neste ano

À medida que saúde e bem-estar se tornaram o novo luxo no mundo pós-pandêmico, 2021 viu os cuidados com a pele ganharem maior evidência. Não era mais suficiente apostar em primers e iluminadores para um brilho saudável, queríamos ativos e ingredientes mais eficientes para agir na saúde da cútis. Retinol, ácido hialurônico, niacinamida, vitamina C, ceramidas, peptídeos, BHAs e AHAs, novas substâncias entraram em cena enquanto as pessoas buscavam ampliar seus conhecimentos sobre os cuidados com a pele. Mas o que nos reserva o universo de skincare para 2022?

Pedimos aos especialistas do setor que fizessem suas previsões de tendências para o cuidado com a pele neste ano, e trazemos as principais apostas abaixo.

Barbara Sturm
Anti-inflamatório para a pele
“Acho que mais e mais pessoas entendem o aspecto anti-inflamatório da vida e que a inflamação desencadeia problemas em nossa saúde de forma geral, inclusive causando disfunções cutâneas. Isso indica que estamos nos afastando de certas tendências, como o uso de retinol ou peelings de ácido, e pensando em cuidar da pele como um órgão, fortalecendo a função de barreira protetora dela e o seu microbioma. Ao invés de produtos mais agressivos, estamos fazendo a transição para uma rotina de skincare anti-inflamatória e um estilo de vida que é melhor para a nossa saúde e mais gentil com nossa pele.”

Dra. Anna Puri
Skinimalismo
“Espero que em 2022 as rotinas de cuidados com a pele se tornem mais simples e com uma abordagem minimalista. Depois de algumas tentativas e erros, muitos de nossos clientes estão começando a perceber que menos é mais quando se trata de cuidados com a pele, e que usar muitos produtos não garante resultados eficazes – às vezes pode até fazer o oposto. Simplesmente manter a pele hidratada e protegida pode fazer uma grande diferença.”

Tratamentos em casa
“Os tratamentos em casa deverão continuar crescendo em popularidade. Estamos vendo um aumento nas solicitações de máscaras faciais, tratamentos de rejuvenescimento noturno, hidratantes e máscaras de peeling químico. Algumas pessoas não estão satisfeitas com os resultados suaves alcançados com produtos tradicionais e querem algo extra que faça uma diferença maior em sua pele.”

Protetor solar
“O protetor solar continuará sendo uma prioridade em 2022. Agora, as pessoas reconhecem que seu uso é vital, sendo amplamente recomendado e enfatizado por médicos e esteticistas como um dos requisitos mais importantes para o cuidado da pele.”

Máscaras de LED
“A máscara de LED é outro tratamento tendência que nos acompanhará neste ano. Muitos clientes estão optando por séruns, cremes e tratamentos em casa que seriam iguais aos feitos nas clínicas de estética e, em muitos casos, eles funcionam melhor quando aplicados antes de uma máscara de luz de LED.”

Jasmina Vico
Abordagem ‘dentro para fora’
“Eu previ para 2022 que haverá ênfase extra na saúde da pele, com mais pessoas adotando a abordagem ‘de dentro para fora’ em relação aos cuidados. Mais educação é necessária para que todos entendam esse órgão. Muita gente compra os produtos mais recentes lançados sem considerar seu tipo de pele ou o que a cútis realmente precisa. Vivo de acordo com o mantra ‘menos é mais’ e espero que a gente comece a reduzir nossas rotinas apenas ao essencial. Também estou vendo mais planos de tratamento personalizados para atender às necessidades individuais.”

Índigo japonês
“Um ingrediente no meu radar atualmente é o índigo japonês, que tem propriedades curativas e anti-inflamatórias e é especialmente bom para doenças da pele, como eczema e rosácea. Acredito que começaremos a ver ele surgir cada vez mais em produtos para a pele.”

Debbie Thomas
Um passo para trás
“Seguindo uma tendência que começou em 2021, em que vimos as pessoas deixando de aplicar tantos ativos e produtos em geral após se depararem com rostos sensibilizados e irritados, veremos rotinas de pele mais direcionadas para as necessidades de cada um, e também mais gentis. Pense em equilibrar com simplicidade ou tratar e consertar em vez de disparar todas as armas de uma vez. Embora todos nós amemos um resultado rápido, é o longo prazo lento e constante, ou ‘skinvestment’, que funciona melhor.”

Ceramidas e ácidos graxos essenciais
“Veremos um foco maior no reparo da barreira e no apoio ao microbioma da pele. Sim, precisamos apoiar e equilibrar as bactérias do tecido cutâneo, e não eliminá-las. Portanto, as ceramidas e os ácidos graxos essenciais continuarão sendo uma recomendação dos profissionais que cuidam desse órgão, bem como a limpeza mais suave, enzimas de última geração (que proporcionam uma esfoliação suave, mas completa) e aminoácidos que aumentam o colágeno.”

Energia celular da pele
“Vamos ouvir mais sobre ATP (energia das células da pele), produtos e tratamentos específicos que aumentam o ATP e que não envolvem traumas tradicionais (por exemplo, danos controlados para desencadear o reparo). Isso significa nenhuma inflamação. Uma nova geração de produtos de higiene pessoal e profissional estão surgindo e eles são capazes de ativar a energia celular, o que significa um rejuvenescimento da pele sem nenhum dano. Fique de olho em lasers frios e os bioestimuladores da pele.”

Inovação tecnológica
“A nova geração de aparelhos está se tornando mais amplamente disponível. Os favoritos da vez nas melhores clínicas de cuidados com a pele são a tecnologia de lifting HIFU, feita com ultrassom microfocado, e os tratamentos de radiofrequência de microagulhação, que garantem uma melhora na textura da pele, além de reduzir cicatrizes e rugas. Combine-os com lasers mais estabelecidos e comprovados para veias pigmentadas e clareamento de manchas e você terá um resultado de rejuvenescimento saudável.”

Sarah Chapman
Pele em foco
“A pele continuará a ser o grande foco, com muitos de nós usando menos maquiagem e, portanto, nos tornando mais conscientes da condição da nossa cútis. Nos últimos 18 meses, as pessoas também começaram a reconhecer que a pele é um termômetro da saúde interna e do bem-estar geral – um tecido cutâneo radiante é um forte indicativo de que o corpo está saudável. Uma maior conscientização sobre os problemas de saúde mental, estresse e ansiedade também passou a acontecer à medida que muitas pessoas foram afetadas por eles. Percebi que estamos cuidando mais de nós mesmos, e o autocuidado está se tornando uma parte cada vez mais importante na rotina.”

Embalagens higiênicas
“Estamos todos nos tornando mais conscientes da importância de manter os produtos que usamos – especialmente em nosso rosto – limpos e seguros. Espero que o nível de higiene dos cosméticos se torne uma preocupação para os clientes, com marcas de cuidados da pele experientes migrando para embalagens que minimizam o risco de contaminação.”

Dispositivos domésticos
“Embora muitos de nós não pudéssemos desfrutar de nossos tratamentos faciais habituais nos últimos anos, procuramos alternativas para fornecer resultados de padrão profissional em casa. Percebi que meus clientes viram os benefícios de incorporar tecnologia de padrão clínico em suas rotinas caseiras. No futuro, prevejo que o interesse por dispositivos domésticos só aumentará, com técnicas e ferramentas anteriormente vistas apenas em um ambiente clínico sendo adaptadas para o uso pessoal.”

Saúde da pele
“Mais do que nunca, os clientes que vêm à minha clínica estão focados na saúde da pele e não apenas em sua aparência superficial. Não é surpreendente que, dado o foco na saúde que tivemos no ano passado, haja um novo apetite para obter uma pele forte, resiliente e naturalmente brilhante. Acredito que isso continuará a ser uma tendência grande em 2022.”

Cuidados com a pele voltados para a ciência
“Também notei que os consumidores de beleza começaram a consumir mais marcas de cuidados da pele voltadas para a ciência – os incríveis avanços médicos do ano passado nos tornaram mais conscientes do poder científico. Embora antes o skincare “de alta tecnologia” parecesse ser um pouco assustador, agora os clientes estão mais confiantes em compreender os resultados dos testes clínicos e se aprofundar na ciência por trás dos ingredientes. Acredito que em 2022 também haverá um novo foco em especialistas de saúde, à medida que as pessoas procuram marcas em que possam confiar – transparência e honestidade serão cruciais.”

Ron Robinson, BeautyStat Cosmetics
Orientado para resultados e focado em ingredientes
“Para 2022, os consumidores continuarão a buscar produtos que trarão resultados para a pele. As pesquisas online por ativos específicos continuarão a aumentar, pois os consumidores estão ansiosos para aprender mais sobre esses ingredientes. Vitamina C, retinol e niacinamida devem ser muito pesquisados, pois muitas pesquisas já comprovaram que eles apresentam resultados. De forma geral, os consumidores buscarão produtos que tenham sua eficácia comprovada.”

Sustentabilidade
“Os consumidores também buscarão produtos ecologicamente corretos. Eles procurarão por itens recicláveis e/ou embalagens recarregáveis e ingredientes de origem ética. No final das contas, o público preferirá produtos que devolvam ao meio ambiente ao invés de apenas retirar dele.”

Proteção mais ampla
“Os consumidores continuarão preferindo produtos que não apenas entreguem resultado, mas que também ofereçam proteção. As pessoas estão cada vez mais cientes de que precisam se proteger não apenas dos danos dos raios ultravioleta, mas também da luz azul, da fumaça, da poluição e também de germes, bactérias e vírus. Portanto, veremos uma procura por filtros solares mais especializados, tratamentos de proteção contra a luz azul, séruns antioxidantes, bem como cosméticos antimicrobianos.”

Joanne Evans, Skin-Matters
Qualidade acima de quantidade
“Use menos, mas o melhor. Acho que os consumidores absorveram a adrenalina de um frenesi de cuidados com a pele e perceberam que, quanto mais ingredientes você aplica, geralmente mais danos você está fazendo à sua pele – e os resultados esperados não são obtidos. Os clientes querem uma rotina feita sob medida para o consumidor, com os melhores ativos para cada tipo de pele e que ajudem a tratar preocupações específicas.”

Programas de cuidados com a pele
“Os clientes não procuram mais tratamentos faciais de solução rápida, o futuro desse segmento são protocolos personalizados de longo prazo. Da mesma forma que você pensa sobre um programa de treinamento para o corpo, a ideia é seguir esse conceito também para a pele, a mente e o organismo como um todo. Há uma demanda por acompanhamento de luxo tanto dentro quanto fora da sala de cuidados, o que inclui pós e pré-atendimento, consultoria especializada e recomendações de rotina em casa para resultados duradouros.”

Dr. Anjali Mahto, dermatologista consultor em 55 Harley Street

Transparência para cuidados com a pele
“O consumidor moderno possui bastante conhecimento e está em busca de produtos práticos e que proporcionem resultados rápidos. As marcas que terão sucesso são aquelas que são abertas e transparentes sobre suas escolhas de ingredientes e que conseguem demonstrar os benefícios dos produtos, tanto com o consumidor quanto com testes clínicos. Além disso, o cliente espera hoje também um compromisso das empresas com o meio ambiente e a sustentabilidade em todos os aspectos da cadeia de fornecimento.”

Relações de longo prazo com um especialista
“Os consumidores estão procurando uma variedade de métodos para melhorar sua pele por meio de uma combinação de cosméticos, de produtos receitados por médicos e também de tratamentos estéticos, além de adotar uma abordagem preventiva para o cuidado da pele. Será cada vez mais comum as pessoas construírem um relacionamento com um dermatologista que possa oferecer exames para descobrir câncer, tratar doenças como rosácea ou acne, oferecer procedimentos e também para guiar as opções de cuidados de maneira geral. Já estou vendo muito isso na clínica, então imagino que esse comportamento continuará com ainda mais frequência.”

Daniel Isaacs, Medik8
O armário de cuidados com a pele vai encolher
“Não é segredo que existem inúmeras opções quando se trata de cuidados com a pele, mas, na verdade, tudo o que você precisa incorporar na sua rotina são três produtos: uma boa vitamina C, um protetor solar de amplo espectro e um produto de vitamina A. Claro, há exceções (para condições de pele específicas, por exemplo), mas, geralmente, os três produtos acima cobrirão a maioria dos problemas de pele. Acho que os consumidores atingiram o ‘pico de skincare’ e que, em 2022, os armários de beleza começam a se reduzir ao essencial.”

Retinol é tão 2021
“A vitamina A ou ‘retinóides’ são conhecidos por seus benefícios para a pele. A essa altura, a maioria das pessoas já ouviu falar de um derivado da vitamina A, o retinol, mas agora existem derivados alternativos da próxima geração que têm melhor desempenho, causam menos irritação e também têm benefícios colaterais incríveis. Veja o retinaldeído, por exemplo. Este é um ingrediente de vitamina A mais poderoso em comparação com o retinol tradicional. Ele funciona mais rápido, tem um desempenho melhor com menos irritação e tem o benefício adicional de ser diretamente antibacteriano, o que o torna ótimo para aqueles que também podem ser propensos à manchas.”

Sr. Naveen Cavale, consultor cirurgião plástico e reconstrutivo
Cirurgia sustentável
“Os hospitais podem estar entre os locais com maior desperdício quando se trata de resíduos de aterro e lixo que precisa ser incinerado. É um problema amplamente reconhecido na comunidade médica há algum tempo e é hora de investirmos para resolvê-lo. É por essa razão que meu novo hospital em Battersea, REAL, está introduzindo uma série de medidas ecológicas. Estamos introduzindo protocolos rígidos para reciclagem, mas, talvez o mais interessante, é que só anestesiamos os pacientes por meio do anestésico TIVA. Com ele, nenhum gás anestésico é usado (ao contrário das técnicas tradicionais), o que ajuda a reduzir nossa pegada de carbono.”

A ascensão do face lift
“O aumento do interesse em cirurgias para o rosto, principalmente após o ‘boom do zoom’ durante o período de lockdown, não mostra sinais de desaceleração. Eu fiz mais rinoplastias no ano passado do que nos três anos anteriores combinados. Outro crescimento perceptível foi na busca pela técnica de lifting facial deep plane. Esse método é relativamente novo em comparação com os lifting de rosto de antigamente e fornece um resultado incrivelmente natural e mais duradouro. Após Marc Jacobs falar abertamente sobre ter feito facelift, houve um momento crucial na discussão em torno do procedimento. Acho que mais pessoas estarão abertas a ele em 2022.”

Várias reservas de procedimentos
“Percebi que os pacientes estão procurando fazer o menor número de deslocamento possível para cirurgias. No passado, alguém costumava agendar uma abdominoplastia e um aumento de seios em diferentes datas ao longo do ano, no entanto, estamos vendo um aumento no número de agendamentos para vários procedimentos ao mesmo tempo. Isso pode ser devido à medidas de redução de custos ou ao fato de que alguns tiveram a sorte de economizar dinheiro durante a pandemia, o que significa que querem que tudo de sua ‘lista de desejos’ seja feito de uma só vez. Esta é uma boa opção do ponto de vista do cirurgião, porque significa apenas uma recuperação para o paciente, além de nos dar uma visão mais ampla de como os diferentes procedimentos se combinam na mesa de operação.”

Dr. AJ Sturnham, um clínico geral especializado em dermatologia
Diversidade e inclusão
“Estamos vendo a indústria da beleza oferecer uma diversidade maior. As marcas continuam a trabalhar a inclusão de etnias, gêneros e idades. Veremos cada vez mais marcas gender neutral, como a Decree, que quebra os mitos de que os cuidados com a pele precisam ser divididos em diferentes categorias de acordo com a idade, o sexo e tipo de pele do consumidor. Não há necessidade de classificar.”

A ascensão dos suplementos
“Focar tanto no que colocamos em nossos corpos quanto no que colocamos na pele diretamente. Sempre acreditei muito nesta filosofia e a minha marca se baseia nessa abordagem holística. Os consumidores de hoje estão muito mais cientes das ligações entre saúde intestinal, equilíbrio hormonal e bem-estar, e o impacto que eles têm na saúde da pele. Graças à esse movimento, estamos vendo uma tendência crescente de suplementos de beleza e também produtos combinados que funcionam tanto internamente quanto topicamente.”

‘Aparência natural’
“As rotinas de maquiagem terão um forte foco nas etapas de cuidado da pele feitas antes da aplicação do produto. As tendências estão mudando para um visual com menos maquiagem, de cobertura mais leve e que celebre uma cútis saudável.”

Dr Yannis Alexandrides M.D. F.A.C.S, 111Skin
A ascensão da tecnologia da beleza

“Grande parte das novidades de beleza de 2022 será impulsionada pela demanda dos consumidores por tratamentos de resultado clínico disponíveis no conforto de suas próprias casas. A tecnologia do setor está se aprimorando para fornecer o nível máximo de conveniência para quem busca procedimentos eficientes.”

Fatma Shaheen, Skin Design
Foco na saúde da pele
“2022 é o ano dos cosmecêuticos – ativos reparadores e luxuosos que não irritam a pele. Em 2021, os clientes queriam resultados. Agora, tenho visto um aumento na procura por soluções e em se afastar do uso excessivo de injetáveis. As pessoas desejam seus rostos de volta, pois os injetáveis estão fazendo com que pareçam mais velhos. Uma boa rotina de skincare não é apenas sobre um ativo exagerado, mas sobre a receita usada na formulação e os resultados que ela proporcionará. O caminho é um só: a combinação mágica de tecnologia e formulação de qualidade. Os tratamentos faciais por radiofrequência se tornarão um grande foco, bem como os procedimentos para os olhos e o face cupping. No geral, espere um foco na qualidade da pele, no tom, na textura e nos cuidados não invasivos elevados.”

 

 

 

Fonte: Vogue 12.02.2022 

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