Antioxidantes das formulações cosméticas também estão na mira das patrulhas do consumo
Por Estela Mendonça
Mesmo sem haver restrição por parte das autoridades regulatórias quanto ao uso de alguns ingredientes para produtos de cuidado pessoal e cosméticos, o comportamento mais atento do consumidor coloca em dúvida o uso de alguns produtos, por ser percebido com potenciais riscos à saúde, além de possíveis impactos negativos ao meio ambiente.
Um forte sinal desse cenário é a adesão aos aplicativos que decifram os rótulos de alimentos e produtos de higiene e beleza. Na França, segundo o portal de notícias da RFI, no início de agosto, o aplicativo francês Yuka ultrapassou 5 milhões de usuários. O app escaneia o código de barras do produto, processa as informações sobre a formulação e emite em segundos uma avaliação sobre seu impacto na saúde.
Em março, uma associação de consumidores franceses também lançou o Quel Cosmetic, um aplicativo semelhante, porém com foco para os rótulos de cosméticos. O objetivo desses aplicativos é informar os consumidores sobre a composição dos produtos que consomem, para que possam tomar sua decisão de maneira mais consciente. “A preocupação com um estilo de vida saudável dita cada vez mais o comportamento dos consumidores”, alerta a RFI.
Consumidor atento
Entre os ingredientes, os agentes antioxidantes, que são fundamentais para garantir a estabilidade das formulações, também entraram na mira dos consumidores. “O consumidor está cada vez mais atento aos ingredientes utilizados nos produtos, buscando por soluções de qualidade, que entreguem alta performance e que não tenham polêmicas quando ao seu uso. Além disso, há uma crescente procura por produtos naturais, o que torna a estabilidade do produto um desafio ainda maior para os formuladores”, avalia Christine Botto, Marketing Personal Care da BASF América do Sul.
De acordo com o Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos da Anvisa, os fatores que influenciam a estabilidade são: tempo, temperatura, luz e oxigênio, umidade, material de acondicionamento, microrganismos e vibração. No que se refere ao oxigênio, a publicação descreve o seguinte processo: “O oxigênio origina a formação de radicais livres e desencadeia reações de óxido-redução” e recomenda que “devem ser adicionadas substâncias antioxidantes na formulação, a fim de retardar esse processo”.
Christine explica que, como o oxigênio está em tudo a nossa volta, muitos compostos podem oxidar durante a mistura, o processamento e o armazenamento. “Ingredientes derivados de gordura e óleo são sensíveis à oxidação, especialmente na presença de componentes com gorduras insaturadas. Óleos aromáticos e fragrâncias finas também oxidam facilmente”, enfatiza.
A oxidação de ingredientes em produtos cosméticos pode gerar problemas como alteração de cor e odor, além da rancificação de óleos e gorduras. Portanto, a utilização de antioxidantes nas formulações cosméticas é imperativa.
O grande desafio para os fabricantes é resolver a equação de introduzir antioxidantes de modo a não alterar a cor final do produto, além de não gerar questionamentos por parte do consumidor quanto a segurança para uso e impactos para o meio ambiente.
Solução brasileira
Frente à necessidade de soluções alternativas que atendam um consumidor mais consciente e exigente, a BASF está lançando o Tinogard® CP, um novo antioxidante líquido pronto para o uso, como uma alternativa a produtos já disponíveis no mercado.
Entre as vantagens técnicas de aplicação e de desempenho, Christine reforça que, por ser líquido, o produto não precisa ser solubilizado ou aquecido, facilitando o processo de formulação. O lançamento também não causa amarelamento na fórmula e não é volátil. “Além disso, não provoca efeitos adversos para o uso, nem danos ao meio ambiente”, afirma a especialista, ressaltando que o produto pode ser usado em combinação com antioxidantes fenólicos e não-fenólicos ou com estabilizadores de luz.
“Temos muito orgulho de ter desenvolvido e produzido aqui no Brasil uma solução de alta performance para fabricantes que buscam oferecer produtos cada vez mais inovadores e seguros para consumidores que, por sua vez, exigem mais transparência em relação aos ingredientes dos produtos que usam todos os dias”, finaliza.