Feiras e Eventos – do planejamento aos resultados
O ano mal começou e a agenda já está cheia até dezembro, pelo menos no calendário de feiras e eventos de inovações e negócios. Independentemente da área de atuação, o mercado já está todo planejado para 2019 – e isso é excelente, pois a indústria também pode se organizar com antecedência.
Por Daniel Faulin
Antecedência, aqui, é sinônimo de resultados. A matemática é fácil: mais tempo permite mais dedicação e planejamento, uma combinação que aumenta as chances de sucesso na participação, com mensagem certeira e presença de destaque. E, quanto mais cedo começam os preparativos, melhores as negociações de preços e condições com os fornecedores, além de minimizar imprevistos típicos da última hora. Ou seja, você só sai ganhando.
Tudo começa com uma pergunta: com tantas opções, quais são as oportunidades mais interessantes para a empresa marcar presença? Essa escolha varia de acordo com o objetivo. Não existe certo, errado ou obrigatoriedade, o que vale é estar alinhado ao seu propósito naquele momento. O importante aqui é criar uma agenda anual para focar os esforços, definir o budget de cada participação e desenhar a estratégia dos assuntos abordados em cada uma delas.
Feito isso, start no pré-evento. O ponto de partida é determinar quais produtos ou serviços serão os protagonistas na divulgação. Daí, vêm o conceito, a linguagem visual e o storytelling que ajudam a transmitir as mensagens, além de estruturar e conduzir o projeto. Uma espécie de plano de ação que inspira ideias, soluções e ações de encantamento para uma presença de impacto. Aliás, enviar um convite especial para seus clientes é um bom jeito de causar boa impressão, além de deixar sua marca no radar deles.
Chegou o dia, é hora de focar nas experiências e no relacionamento. Um estande bem pensado se destaca dentre os demais e, consequentemente, atrai mais interesse e mais gente. Por isso, é essencial disponibilizar uma equipe preparada para atender o público e suas expectativas. Marketing, vendas e técnicos alinhados com o conceito, capazes de fornecer informações completas e relevantes, envolver os visitantes e conduzí-los pelos estímulos sensoriais oferecidos no espaço.
Acaba o evento, mas não encerra a missão. Vale mandar email de agradecimento, disponibilizar materiais (pdf, apresentações, vídeo, etc) ou a ideia mais pertinente para fortalecer o relacionamento com os contatos feitos e manter a marca presente.
E, claro, toda hora é hora de pensar nas mídias sociais, especialmente naquelas focadas em negócios e no mercado especializado. Use para divulgar desde a participação até novidades, além de manter uma conversa próxima com os clientes.
Aqui, na Neurona, temos seis anos de experiência em feiras e eventos de diferentes áreas: personal care, cosméticos, farmaco, química, plásticos e food. Nossas soluções são bem completas, pois pensamos desde a definição do calendário anual, com mapeamento e escolhas estratégicas de participações, até o planejamento de comunicação e execução das ideias. Todos os esforços para uma presença relevante, com experiências positivas e memoráveis para cliente e visitante. Antes, durante e depois.