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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Inteligência de MercadoO que é Branded Content e por que ele é fantástico para o marketing?

O que é Branded Content e por que ele é fantástico para o marketing?

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Branding é o modo como os consumidores encaram a sua marca e se relacionam com ela, e trabalhar bem esse conceito pode trazer benefícios quase que ilimitados para a sua empresa.

Quanto mais o público se identificar e interagir com suas ideias e iniciativas, maiores as chances de criar uma relação duradoura com ele. Mas você já ouviu falar de Branded Content?

Vamos lhe explicar o que é isso e, o mais importante, como usá-lo na estratégia de marketing para posicionar a sua marca com muito mais força. Confira!

O que é Branded Content?

Branded Content nada mais é do que a criação de conteúdo de qualidade que esteja relacionado com o universo do qual a sua organização faz parte e seja relevante para o seu público-alvo. A estratégia por trás disso é parar de interromper o consumidor com anúncios e mensagens forçadas, oferecendo apenas informações que são de interesse dele, no momento em que ele achar mais conveniente.

Ao mesmo tempo que agrada o público, esse material também tem o papel de representar os valores, interesses e cultura da organização em questão.

Podemos entender melhor da seguinte forma: toda marca quer se tornar amiga do cliente, mas você não se torna amigo de alguém explicando a ela o quanto você é confiável ou interessante.

Antes, você se esforça para mostrar, por meio da sua personalidade, que tem as qualidades necessárias para conquistar a pessoa. Da mesma forma, o Branded Content evita diretamente “vender” a imagem da empresa, mas passa a mostrar de forma mais sutil quais são suas melhores qualidades.

Usando o Branded Content como ferramenta de marketing

O Branded Content também pode ser uma incrível ferramenta de marketing, desde que seja usado da forma correta.

Mais do que o valor investido, a tomada de algumas medidas práticas é que vai garantir o sucesso de uma estratégia de marketing que tem o conteúdo de marca como recurso. Entre os passos a seguir, é preciso entender:

Como ele funciona

Em primeiro lugar, como já dissemos, o conteúdo precisa ser realmente útil para quem vai consumi-lo, além de estar relacionado ao que a empresa faz. Desse modo, é vital investir na produção de histórias que tenham apelo junto ao público, sendo capazes de entreter e informar enquanto transmitem uma mensagem importante.

Para realizar esse feito, é preciso estar atento não somente ao tipo de assunto que seus clientes estão buscando no momento, mas também ao que os motiva, emociona e entretém de forma constante — e a como explorar as possibilidades apresentadas para criar experiências memoráveis, que se conectem com eles.

Como fazer o conteúdo chegar às pessoas certas

Como os meios para a criação de Branded Content são bem variados (artigos, e-books, vídeos, etc.), escolha o que mais se encaixa na sua proposta de comunicação ou, melhor ainda, varie os canais para aumentar o alcance das histórias.

Depois de fazer toda a pesquisa e produzir o melhor conteúdo possível, é hora de divulgar o material para as pessoas que vão tirar proveito dele.

Lembre-se de que o propósito do Branded Content é impactar as pessoas. Para que isso ocorra, elas precisam saber que o seu material existe.

Redes sociais, otimização para motores de busca (SEO), parcerias de conteúdo e a criação de uma lista de e-mails são algumas das melhores formas de gerar interesse pelo que foi criado e alcançar um alto número de pessoas.

Como aplicar em sua estratégia de marketing digital

No marketing digital, tudo é muito mais rápido e dinâmico. Por isso, não basta lançar uma ação e esperar que tudo se resolva. Depois de seguir os passos anteriores, pesquisando, produzindo, escolhendo os canais adequados e as melhores formas de divulgar o que foi criado, é essencial monitorar as reações do público e responder a elas da melhor forma possível.

Isso fará com que a atenção em torno do conteúdo se multiplique e o objetivo da campanha seja atingido mais facilmente. Pense em marcas como Coca-Cola, Dove e Red Bull, que investiram no Branded Content e têm sido bem-sucedidas: todas elas fazem um excelente trabalho de manter vivas as histórias contadas, tornando o público parte integral das campanhas e colhendo resultados excelentes.

Ganhe maior poder sobre a decisão de compra

O foco no consumidor, por transmitir uma mensagem de valor e oferecer total conveniência, sem interrupções, coloca a empresa em vantagem competitiva, pois ela ganha mais credibilidade, respeito e passa a exercer um papel mais ativo no processo de decisão de compra.

Isso acontece por conta de dois fatores principais, que somente as organizações que investem em branding de forma séria têm:

Maior conhecimento sobre o público e seu próprio negócio

Como o trabalho envolve a percepção do público sobre a marca, é importante entender como os clientes pensam e agem e levar esses fatores em conta na hora de conversar com eles. Sendo assim, a companhia adquire um conhecimento mais amplo sobre as pessoas de quem deseja se aproximar e cria conteúdo específico para elas.

Além do mais, ao ouvir o público é possível entender detalhes sobre o próprio negócio que somente eles conseguem observar, o que lhe dá vantagem na hora de planejar e executar as ações de marketing e branding, tão necessárias para fortalecer a organização e tornar o empreendimento mais lucrativo.

Vínculo mais forte entre a marca e o consumidor

Conforme essa relação é explorada, a tendência é que o vínculo com o consumidor se estreite cada vez mais à medida que ele percebe a similaridade entre os valores que defende e os que são transmitidos pela companhia.

Lembra-se que dissemos acima que as marcas querem muito ser amigas dos clientes? Esse é o momento em que o consumidor começa a vê-la de tal forma.

Fica claro que o Branded Content pode ser uma excelente ferramenta de negócios se for bem executado e estiver bem alinhado com a proposta de marketing da sua empresa. Seguir os passos que listamos aqui vai tornar mais fácil a missão de conquistar a amizade dos clientes, e o fará contar com parceiros leais que defenderão a sua marca onde quer que estejam.

O que achou de conhecer o poder do Branded Content para o marketing? Como pretende usá-lo na sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco!

André Cruz é o CEO e creative director da ACDI branding . design.

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