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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Internacional RadarBeleza resiliente na América Latina: Crescimento e inovação destacam-se na Cosmoprof North America

Beleza resiliente na América Latina: Crescimento e inovação destacam-se na Cosmoprof North America

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Ressaca de compras não afeta latinos e mercado de beleza cresce 30% em 2024

Enquanto o consumo de produtos de beleza desacelera em várias regiões do mundo, a América Latina segue em direção oposta, destacando-se com um dinamismo único no mercado global. Dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, apresentados por Ana Seccato, diretora e analista de mercado para a indústria de beleza na LATAM, durante a Cosmoprof North America — principal feira B2B de beleza das Américas — revelam que o setor de beleza na região cresce a taxas impressionantes e exibe uma resiliência que se destaca perante as tendências globais.

Nos últimos anos, o desempenho da América Latina no mercado de beleza tem sido notável. Em 2022, enquanto o mercado global avançou 16%, o continente latino-americano registrou quase o dobro. Esse ritmo continuou em 2023, crescendo 26%, superando novamente o índice global de 14%. Em 2024, o crescimento na região ultrapassou os 30%, reforçando a força dos mercados locais, especialmente no México e Brasil. Esse cenário contrasta com a chamada “ressaca de compras de beleza” enfrentada em outras regiões, onde o apetite do consumidor diminuiu após o boom do autocuidado durante a pandemia.

O canal de luxo na América Latina, que inclui varejistas como lojas departamentais, lojas especializadas, perfumarias e e-commerces, movimenta impressionantes US$ 4,3 bilhões, é impulsionado por categorias como fragrâncias, que representam 50% das vendas, somando US$ 2,3 bilhões. Maquiagem e skincare seguem como segmentos fortes, com valores de US$ 1 bilhão e US$ 700 milhões, respectivamente. No entanto, o destaque mais recente vem dos cuidados capilares, que, apesar de serem a menor categoria dentro do canal seletivo, com US$ 300 milhões, apresentam um crescimento surpreendente de mais de 70%. Essa evolução reflete a adoção de tendências como “skinification”, em que o cuidado com o couro cabeludo e novas rotinas de cuidado tornam-se elementos centrais nas rotinas de beleza.

O canal online também é protagonista nesse cenário, crescendo a um ritmo duas vezes maior que o das lojas físicas. Descontos e promoções impulsionam o e-commerce, enquanto marcas de prestígio abraçam estratégias digitais para expandir sua presença. No México, esse canal lidera o crescimento, consolidando o país como o mercado extremamente dinâmico.

Além disso, novas datas promocionais estão moldando novos hábitos de consumo. No Brasil, a Black Friday já se consolidou como o mês de vendas mais importante, superando o Natal, enquanto em outros países, embora dezembro ainda lidere, eventos como Cyber Day, Hot Sales e Cyber Wow estão moldando novos hábitos de consumo. O quarto trimestre permanece crucial, seguido pelo segundo trimestre, impulsionado por datas como o Dia das Mães, o Dia dos Pais nos mercados hispânicos e o Dia dos Namorados no Brasil.

A influência da Geração Z e das redes sociais é um capítulo à parte nessa narrativa, a juventude quer participar das efêmeras tendências, por um preço justo. Produtos como miniaturas e “dupes” – versões acessíveis de itens premium – têm ganhado força, ampliando o acesso ao luxo. No Brasil, 68% dos consumidores já adquiriram produtos alternativos, 39% sendo um item de beleza, demonstrando a demanda crescente por inovação democrática. Ao mesmo tempo, tendências como fragrâncias do Oriente Médio e o “layering” de perfumes e sprays complementares vêm conquistando espaço, muitas vezes impulsionadas por conteúdos virais nas plataformas digitais.

Ana Seccato enfatiza que o poder do consumidor latino é um verdadeiro trunfo competitivo para a região. “A América Latina não apenas continua crescendo, mas está redefinindo o futuro ao alinhar inovação, qualidade e tendências, com os desejos de um público profundamente apaixonado por beleza. Combinando resiliência, sede por inovação e uma forte conexão com o bem-estar, a América Latina se consolida como protagonista na indústria global da beleza”.

Ana destaca ainda, que algumas tendências apresentadas durante o evento estão cada vez mais voltadas para a inovação e a personalização, com destaque para embalagens eco-friendly, como as Eco Packs, recicláveis e recarregáveis, com design moderno e cores pastel que atraem especialmente as gerações mais jovens. Dispositivos de LED estão ganhando espaço e vão além das máscaras faciais, visando o contorno facial, a saúde dos cabelos e o bem-estar de todo o corpo “Uma evolução do skincare, além dos cremes e serums. É uma tendencia mais forte em mercados mais desenvolvidos na categoria e começamos a ver uma movimentação desses gadgets também na America Latina, saindo do consultório e estando disponíveis dentro da casa dos consumidores”, afirma.

Outra tendência em alta é a criação de texturas de skincare e maquiagem inspiradas em ingredientes com apelo comestível, como as colaborações de marcas brasileiras com produtos divertidos, que fazem referência ao Y2K – estática em alta na internet baseada em produtos, estilos e moda do final dos anos 1990 e início dos anos 2000 – e atraem principalmente a Gen Z. Por fim, os produtos “Glam up”, com acabamentos brilhantes e efeitos luminosos, prometem ser a grande aposta para criar um visual de red carpet, refletindo um forte movimento nos desfiles internacionais e lançamentos de maquiagem.

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