A influência da Geração Alfa no mercado de beleza cresce em 2024, aponta Circana
Durante feriados, uma prática comum entre pais Millennials é observar e discutir os hábitos de consumo dos mais jovens.
Uma tendência que chama atenção é o crescente interesse das filhas da Geração Alfa – crianças nascidas a partir de 2010 – pelo universo da beleza. Em plataformas como TikTok e Instagram, vídeos dessas jovens explorando lojas de cosméticos, como Sephora e Ulta, se tornaram recorrentes, destacando produtos para suas listas de desejos.
Segundo a Circana, essa tendência ganhou força no final de 2023 e continuou durante o primeiro trimestre de 2024, com um aumento significativo na frequência de compras e nos gastos em produtos de prestígio. Dados do relatório “Female Facial Skincare Consumer” mostram que famílias com renda superior a US$ 100 mil e com crianças em casa aumentaram seus gastos em 10% e as compras em 15%. No mercado de massa, o crescimento foi menor, com apenas 2% no mesmo período.
A geração Y, que tem uma forte ligação com o autocuidado, influencia diretamente os hábitos de compra da Geração Alfa, que, por sua vez, é altamente impactada por conteúdo nas redes sociais. No entanto, enquanto gerações anteriores buscavam conhecimento, a Geração Alfa é motivada pela estética e pela emoção da aquisição, criando uma dinâmica mais lúdica e superficial, com foco em exibir suas coleções.
À medida que a indústria da beleza se adapta a esses novos consumidores, entender suas preferências será essencial para conquistar esse público. A Geração Alfa pode estar espelhando os pais agora, mas logo definirá seus próprios valores e preferências, exigindo produtos e comunicações que atendam às suas necessidades emergentes.
Fonte: Circana 11.10.2024