Beleza vitaminada: oportunidades para as vitaminas em skincare
Apelo de saúde e bem-estar pode potencializar o prestígio que vitaminas ostentam nos suplementos
Por Estela Mendonça
Não é de hoje que as vitaminas estão presentes nos produtos de skincare. Exemplos clássicos são a vitamina E como oxidante, a vitamina A, geralmente encontrada na forma de retinol, e a rainha de todas vitamina C.
Com o aumento das vendas de suplementos para os cuidados com a pele que, segundo a Grand View Research, foram estimadas em US$ 3 bilhões no ano passado e deverão elevação a anual de 8% entre 2024 e 2030, crescem também as oportunidades de aproveitar esse apelo nos produtos de skincare.
Poderosa vitamina C
Mais do que serem incorporadas nas formulações, muitas marcas apostam em estampar as vitaminas com destaque nos rótulos, inclusive no nome dos produtos. Este mês, a marca de dermocosméticos Creamy lançou o sérum facial Vitamina C Gold, desenvolvido com moléculas de ouro e voltado ao clareamento e revitalização da pele. Segundo Luiz Romancini, dermatologista e fundador da Creamy, o ouro potencializa os efeitos da vitamina C, aumentando a estabilidade e a absorção do produto. Além do ácido ascórbico, estabilizado pelo ouro, a fórmula contém também o ascorbil tetraisopalmitato, uma versão lipossolúvel que proporciona uma penetração mais profunda e rápida.
O sérum ainda inclui clareadores ativos como o Illuminyl™ 388, um derivado do chá verde que inicia a produção de melanina e tirosinase, e o Hexyl Resorcinol, que também atua na uniformização da pele ao reduzir manchas escuras. “A Vitamina C Gold é ideal para quem busca uma pele iluminada e uniforme, além de combater o envelhecimento precoce, graças ao poder antioxidante reforçado pelas partículas de ouro”, afirma Romancini.
Vitamina B3, a niacinamida
Além da Vitamina C, outras vitaminas vêm ganhando protagonismo nos rótulos, como é o caso do Mela B3 Sérum Antimanchas, da La Roche-Posay. No produto, o ativo clareador patenteado Melasyl™, desenvolvido pela L’Oréal após 18 anos de pesquisa e seleção entre 100 mil moléculas, é combinado com 10% Niacinamida, também conhecida como Vitamina B3, e outros princípios ativos dermatológicos.
Com eficácia clínica comprovada em mais de 14 estudos científicos e avaliação em pele brasileira, Mela B3 Sérum possui resultados visíveis a partir de uma semana e 85% menos manchas e em oito semanas, além de prevenir seu reaparecimento. “Através da ação exclusiva da molécula Melasyl™, conseguimos oferecer ao consumidor brasileiro um produto completo, de alta performance e que é indicado para todos os tipos e tons de pele, reduzindo manchas, respeitando o tom natural da pele³”, afirmou no lançamento o diretor de marca da La Roche-Posay, José Cuervo.
Vitamina B5, o pantenol
O pantenol, uma forma estável da vitamina B5, quando é aplicado na pele, é convertido em ácido pantotênico, uma substância natural o nosso organismo. Ele é destacado no Nia B5 Ultra Repair, o novo hidratante multiclareador da ADA TINA. A novidade chega com uma fórmula que promete, além de hidratar profundamente, clarear, uniformizar, iluminar, reparar e rejuvenescer a pele.
“O Nia B5 conta com uma poderosa combinação de ingredientes que atuam em sinergia para oferecer resultados visíveis. Sua fórmula é concentrada em niacinamida, pantenol B5, ácido hialurônico, manteiga de karité e vitamina E, que juntos proporcionam uma hidratação intensa e prolongada, melhorando a elasticidade, firmeza e aparência geral da pele”, destaca Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA.
Vitamina B12, a cobalamina
Vitamina A vitamina B12, também chamada de cobalamina, ganhou destaque na linha B12 Skincare na Save The Skin, marca da Smart GR.
“Ela foi desenvolvida para uma rotina inteligente de cuidados, seja no consultório ou em casa. Ampliamos o uso da Vitamina B12 além da suplementação alimentar para solucionar necessidades comuns de peles brasileiras”, explica Rodney Amorety, biomédico e CEO do grupo Smart GR.
Projetada para todos os tipos de pele, a tecnologia B12 Skincare, segundo Amorety, estimula a produção de colágeno, promove a regeneração celular e visa reduzir os sinais de inflamação e manchas. Sua fórmula proporciona uma reparação intensa e proteção contra o envelhecimento precoce.
Ativos ricos em minerais e vitaminas
“As vitaminas e os minerais são de extrema importância para a saúde de uma maneira geral. Quando abordamos as aplicações e seus benefícios, não é diferente”, avalia Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico e inovação da Solabia no Brasil, que oferece diversas opções de ativos de origem natural, com certificação e ricos em minerais e vitaminas.
Allessandra destaca o CRESSATINE® HD, um ativo obtido por meio da associação de agrião do brejo e agrião indiano, duas superfolhas originárias da França e ricas em heterosídeos de enxofre, zinco e magnésio. “Essas duas plantas complementares trabalham juntas para promover a força e o crescimento dos fios”.
A composição fitoquímica do agrião indiano possui heterosídeos sulfatados, ácido oxálico, vitamina C, polifenóis e flavonoides. Já a do agrião do brejo, heterosídeos de enxofre, polifenóis e flavonoides, vitamina A, C e E e minerais (Ca,Mg,Fe,Zn,Cu). Essa composição fitoquímica, segundo Alessandra, traz diversos benefícios para a saúde, força e crescimento dos fios, sendo que o enxofre permite a conexão entre as moléculas de proteínas de queratina, enquanto o zinco participa da síntese de queratina e tem um papel fundamental para o crescimento do cabelo e vitalidade, e o magnésio ativa as vitaminas B necessárias para renovação das células folículos e à construção da queratina.
“O CRESSATINE® HD é uma solução natural para o aumento da densidade do cabelo, uma vez que fornece elementos-chave para a integridade da fibra capilar, estimulando marcadores (WNT/β-catenina) envolvidos no processo de crescimento do cabelo e aumentando em até cinco vezes o número de fios, de acordo com testes in vivo”, acrescenta Allessandra.
Para aplicação na pele, Allessandra sugere o PHYSIOGENYL®, um complexo de quatro minerais e oligoelementos que atua combatendo o cansaço celular e oferece um tratamento energizante para uma pele revitalizada e regenerada.
Mercado em ascensão
Apesar de ocupar a tímida oitava posição no ranking global de consumo, a projeção da Euromonitor International para a categoria de cuidados da pele no Brasil é superior à média global e também a latino-americana. Em 2023, as vendas de produtos de cuidados com a pele no país totalizaram R$ 18,9 bilhões, um aumento de 10,4% em relação ao ano anterior. A previsão é de elevação nas vendas de 48,6% entre 2023 a 2028 para R$ 28,1 bilhões.