Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e Tecnologia DestaqueBiotecnologia ganha protagonismo no desenvolvimento cosmético com novas descobertas

Biotecnologia ganha protagonismo no desenvolvimento cosmético com novas descobertas

  • Written by:

Novas moléculas tornam possível preservar a juventude das células e modular o ciclo circadiano da pele

Por Estela Mendonça

Natural, limpa, transparente, sustentável e sem crueldade são os apelos exaustivamente explorados pela indústria da beleza nos 10 últimos anos, mas à medida que a ciência avança, com descobertas sobre a complexidade da pele e inovações em ativos biotecnológicos, novas frentes vêm ganhando importância no desenvolvimento cosmético, como microbioma, psicobiologia, biometismo, cronobiologia, entre outros.

Novos termos também emergem para além dos consultórios médicos e dos laboratórios de P&D e começam a se popularizar entre os consumidores, muito mais interessados nos mecanismos de ação dos produtos e nos testes de eficácia, além de se voltarem para marcas de cuidados orientadas pela ciência.

Acompanhando esse movimento, muitos fornecedores de ingredientes estão investindo como nunca em pesquisa e desenvolvimento. Pioneiro em biotecnologia, o Grupo Greentech, que foi também a primeira empresa a obter a certificação Ecocert Greenlife em 2002, é uma boa referência. Ao longo de seus recém-completados 30 anos, já descobriu milhares de moléculas bioativas ao redor do mundo e desenvolveu mais de 3 mil extratos e centenas de ingredientes ativos para o setor cosmético. Para marcar a data, foi produzido um vídeo comemorativo, que conta um pouco da história da companhia francesa.

Damien Lamquet, diretor geral da Greentech Brasil

A empresa produz extratos aquosos, hidroglicerinados, oleosos e secos, além de desenvolver ingredientes ativos de alta tecnologia a partir de fontes naturais como plantas, algas e microrganismos. “Graças a processos de alta tecnologia e sólidas bases científicas, como microbiota, psicobiologia, biomimetismo, inovamos para um mundo melhor, mais saudável e mais sustentável”, afirma Damien Lamquet, diretor geral da Greentech Brasil, empresa do grupo que está presente no país desde 2016 e inaugurou em 2021 sua primeira fábrica fora da França. “Nossas inovações representam alternativas comprovadas e sustentáveis, baseadas em relações equilibradas com produtores locais ao redor do mundo, a serviço das gerações futuras”, destaca.

Preocupação com o estresse

Uma pesquisa da Mintel realizada com consumidores brasileiros no ano passado revelou que 39% deles acreditam que fatores emocionais podem influenciar a aparência de sua pele, e dentre as mulheres o percentual aumenta para 43%. O estudo acrescenta que os dermatologistas indicam que o estresse é o principal gatilho para o desenvolvimento de distúrbios de pele e que o isolamento social imposto pela pandemia levou ao aumento e agravamento de doenças de pele.

Ciente desse ritmo de vida acelerado e todo o estresse decorrente, a Greentech lançou o CIRCALYS®, ingrediente ativo natural vencedor do BSB Awards, prêmio de inovação 2022, na categoria “Melhores Matérias-Primas Naturais”, que preserva a juventude celular, através da modulação do ciclo circadiano da pele, relacionado às principais vias celulares da senescência.

Relógio circadiano

Felipe Nunes, responsável técnico da Greentech Brasil

Felipe Nunes, pesquisador fitoquímico e responsável técnico da Greentech Brasil, contextualiza o lançamento, citando estudos científicos que ressaltam que as pessoas nunca foram tão expostas a perturbações no ritmo natural de funcionamento do organismo, com altas exigências e longas jornadas de trabalho, demandas sociais e sono insuficiente. “O resultado é a fadiga, que já afeta até 45% da população”.

Os relógios circadianos (do latim circa diem, cerca de um dia), segundo Nunes, influenciam quase todos os processos biológicos do ritmo sono-vigília, ingestão alimentar, metabolismo energético, temperatura corporal, função imunológica e cardiovascular para a proliferação celular e coordenação com precisão desses processos, em um período de aproximadamente 24 horas, na ausência de sinais de temporização externos. “O conceito básico do sistema circadiano é um eixo que conecta os olhos à glândula pineal que secreta a melatonina, hormônio fundamental na regulação do sistema circadiano” (veja imagem).

A vida moderna e fora do ritmo afeta a homeostase da pele e a função neuroendócrina, levando a uma pele cansada com sinais visíveis de fadiga: bolsas nos olhos, olheiras, rugas acentuadas, tom opaco e desconfortos na pele. “O humor também é afetado: maior irritabilidade, maior suscetibilidade ao estresse e, por fim, menos emoções positivas”, ressalta Nunes. A explicação biológica dessa alteração depende de uma interrupção do relógio circadiano, que é um mecanismo intrínseco à célula, presente na maioria, senão em todas as células do corpo, coordenando a fisiologia do organismo como o ciclo dia-noite.

Do conceito ao desenvolvimento

Consciente de tais repercussões no estilo de vida e inspirada pela medicina Ayurveda, o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Greentech identificou o andrografolídeo como indutor natural de autofagia e modulador do eixo cérebro-pele, através de receptores endocanabinóides e, portanto, uma molécula promissora para modular os ritmos circadianos da pele e reduzir os impactos que levam à fadiga e aos sinais de cansaço.

Derivado de Andrographis paniculata, uma espécie nativa da Índia, o CIRCALYS® é um ingrediente ativo natural, energizante, “crono-detox”, que proporciona um efeito de “sentir-se bem”, um conceito que vem sendo denominado de “yoga beauty”.

Além disso, Nunes salienta que a percepção da melhora nos sinais de cansaço influencia também no humor, o que também contribui para melhorar o bem-estar. O ativo estimula as principais vias de sinalização que conectam a pele e o cérebro e aumenta as vias de sinalização da oxitocina, endocanabinóide e endorfina para relaxar e proteger a pele dos impactos externos, auxiliando na radiância da pele.

Testes de eficácia

Testes in vitro e ex vivo foram realizados para demonstrar a capacidade de CIRCALYS® de ingrediente crono-detox natural para revitalizar a pele cansada, restaurando a expressão do gene do relógio circadiano em células da pele envelhecida e cansada, o que aumenta a longevidade e reduz os danos às células, promovendo sua revitalização.

Estudo in vivo

Em um estudo clínico duplo-cego, CIRCALYS® foi testado em forma gel a 1% em trabalhadores noturnos, com idades entre 30 e 59 anos e sinais visíveis de fadiga na pele do rosto, durante um período de 28 dias. Ao fim dos testes, foi observada a redução de bolsas, olheiras e rugas sob os olhos. Os voluntários também relataram maior radiância e um aspecto mais descansado da pele.

Quanto às aplicações de CIRCALYS®, Nunes cita produtos com finalidade energizante para skincare, produtos antifadiga e com caráter detox, além de itens de uso noturno para regeneração da pele, para cuidados do rosto e do corpo, bem como destinados ao relaxamento para uso em spas ou em casa.

Destaques CIRCALYS®

Conceito de cronobiologia – Modula o relógio circadiano da pele e reduz os sinais de fadiga

Enfoque psicobiológico – Estimula as vias da oxitocina, endorfina e endocanabinóides

Modulação do eixo pele-cérebro – Modula o estresse, melhora a sensação de bem-estar promovendo o efeito feel-good energizing

Para mais informações, entre em contato com os times de PD&I e vendas da Greentech: [email protected].

 

 

 

Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a opinião do conselho editorial da Innovation Business Media.

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Floating Social Media Icons Powered by Acurax Blog Designing Company