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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosBoticário integra quase 100% das lojas ao e-commerce e passa a ter retirada em 1 dia em todo o país

Boticário integra quase 100% das lojas ao e-commerce e passa a ter retirada em 1 dia em todo o país

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Integração permite comprar na internet e retirar produto na loja em 24 horas sem taxa de frete; modalidade está disponível em todas as regiões do país

Com quase 4 mil lojas espalhadas pelo país, O Boticário conseguiu um feito e tanto: praticamente todas as suas unidades agora estão habilitadas a atuar no modelo clique e retire, em que o cliente compra na internet e retira o produto na loja. O avanço significa uma grande mudança para consumidores de regiões mais distantes, como o Norte do país. A opção permite que o cliente retire o produto em um dia útil – ante um prazo de entrega que pode ser de oito até mais de 15 dias em casos mais extremos. “São regiões que tinham frete caro com prazo longo, e conseguimos agora ter frete grátis e retirada rápida”, diz Lívia Masiero, diretora de e-commerce do Grupo Boticário.

Para permitir a retirada em 95% de suas unidades, foi preciso investir em um sistema inteligente de integração e leitura de estoque, além de treinamento para vendedores de todas as unidades — um projeto que começou em 2017 e envolveu lojas em cerca de 1.500 cidades brasileiras. Para atingir a meta de ter toda a sua rede conectada, o Boticário fez um esforço extra nos últimos meses – o número de pontos de venda operando no formato clique e retire praticamente dobrou do ano passado para cá.

Hoje o clique e retire responde por um terço de todas as vendas da marca Boticário na internet e está disponível em todas as regiões do país. Sendo que em algumas cidades essa proporção chega a 50%, justamente por conta da diferença no tempo de entrega e pelo frete grátis. A modalidade é estratégica para a companhia. Em geral, o consumidor que compra na internet e retira na loja acaba fazendo uma nova compra na hora de buscar o produto. Ele também passa a frequentar mais a unidade e a se relacionar com a marca de forma mais frequente. Por isso, o treinamento da força de vendas para atender esse consumidor in loco foi uma parte tão importante do processo.

 

 

 

Fonte: Exame 03.08.2022

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