Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisBrasil só perde para os Estados Unidos em consumo de tinturas capilares

Brasil só perde para os Estados Unidos em consumo de tinturas capilares

  • Written by:

Vendas cresceram 12,55% e superaram U$ 1 bilhão em 2022

Por Estela Mendonça 

Ocupando a segunda posição no ranking global de consumo de tinturas capilares, o Brasil respondeu por um total de US$ 1,022 bilhão em vendas em 2022, com crescimento de 12,55% em relação ao ano anterior, de acordo com a Euromonitor International.

O ritmo de crescimento das vendas deve se manter nos próximos 5 anos e alcançar os US$ 1,337 bilhão em 2027, um aumento de 30,8% no período. Para o mercado global a elevação esperada é ainda maior, 46,59%.

Confirmando a tendência de alta nas vendas, dados do estudo Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar, que mostrou que o aquecimento da economia e a desaceleração da inflação criaram cenário positivo para o consumo dentro do lar no primeiro semestre de 2023, apontou um crescimento em unidades de 13% em tinturas capilares em comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho da categoria ficou acima dos 10% obtidos pela cesta de higiene e beleza.

Tinturas semipermantes

De acordo com o relatório Professional Hair Color: Global Market Snapshot, da Kline, os produtos de coloração continuam sendo os pilares do mercado profissional de cabelos, com um crescimento global de quase 5% em 2022.

Um produto que tem recebido bastante atenção, segundo o estudo, é a coloração semipermanente, que promove resultados vibrantes sem agredir o cabelo e o couro cabeludo tanto quanto a coloração permanente.

Já o Brasil, segundo a Kline, apresentou crescimento significativo em todos os tipos de produto em coloração, mas mostrando avanço consistente da versão semipermanente nos mercados de coloração profissional.

Associação de corantes

“Formulações tonalizantes são soluções práticas para realçar a coloração dos fios sem a necessidade do uso de amônia ou água oxigenada para a revelação da cor”, observa Tatiana Yumi, gerente de marketing da Cosmotec/Summit Cosmetics, que representa com exclusividade no Brasil a James Robinson Specialty Ingredients, uma grande produtora mundial de corantes para tinturas capilares da Linha Jarocol®, composta por tinturas permanentes, semipermanentes e temporárias.

Tatiana Yumi, gerente de marketing da Cosmotec/Summit Cosmetics

Tatiana recomenda a associação dos corantes temporários e semipermanentes, que apresentam mecanismos de ação diferentes, o que permite obter ampla diversidade e maior intensidade das cores, promovendo manutenção da tonalidade e variedade de efeitos, dos tons naturais aos mais vibrantes.

Entre essas diferenças de propriedades, Tatiana Yumi explica que os corantes temporários apresentam alto peso molecular e caráter catiônico e maior deposição e durabilidade da cor, principalmente em cabelos danificados. “Quanto maior o número de sítios aniônicos disponíveis, melhor a fixação do corante nos fios”. A duração média é de uma a oito lavagens.

Já os corantes semipermanentes, com duração média de seis a oito lavagens, segundo Tatiana Yumi, têm baixo peso molecular e oferecem melhor fixação da cor em cabelos descoloridos ou em pH alcalino. “Nessas condições, a fibra capilar está mais porosa e a cutícula mais aberta, facilitando a penetração dos corantes”.

Blend vegano

Raquel Silva, gerente de negócios da Dinaco, ressalta que muitos consumidores da geração Z estão em busca de soluções de coloração capilar no curto prazo, em oposição às colorações permanentes. Para atender esse público, a representada JHL criou a linha de cores vibrantes SHINING COLOR EU, na forma de um blend 100% vegano, sem amônia e sem peróxido. “Fácil de aplicar, com resultado vibrante e duradouro em cabelos claros ou descoloridos, oferece aos fabricantes a possibilidade de formular suas próprias séries semipermanentes, mantendo-se em conformidade com os regulamentos da União Europeia”, explica.

Raquel Silva, gerente de negócios da Dinaco

Para obter cores brilhantes em cabelos escuros, Raquel lembra que antes é preciso descolori-los. O efeito positivo é uma cor viva e brilhante que se deposita facilmente, mas esse processo tende a danificar levemente os fios e deixa-los com poros abertos, por onde a cor pode sair facilmente com as lavagens.

Para ajudar a reter a cor após a lavagem, Rachel destaca que a JHL lançou um produto vegano que pode ser usado em conjunto com tinturas semipermanentes para ajudar a reter a cor após a lavagem. “O Condicionador Lowenol WHP-V é compatível com diversos produtos capilares, atuando como um formador de filme para manter a integridade, suavidade e sedosidade do cabelo sem impedir a penetração da cor”.

Outro benefício importante do lançamento é sua capacidade de auxiliar na fixação da cor. Amostras de cabelo descolorido tratadas com SHINING COLOR RED-EU e WHP-V apresentaram variação de cor reduzida de 36% após 60 minutos no banho ultrassônico (USB), equivalente a 15 ou 16 lavagens. “Nossos testes mostram que, com a adição do Condicionador Lowenol WHP-V, podemos manter as cores vibrantes das tinturas SHINING COLOR EU após várias lavagens, muito melhor do que um creme de coloração sem ele”, afirma Raquel.

Proteção contra desbotamento

“Processos de coloração tendem a remover a camada hidrofóbica da superfície dos cabelos. Sem esta proteção, as moléculas de corante podem ser removidas mais rapidamente das fibras capilares durante a lavagem e condicionamento”, pontua Andrea Laginestra, gerente de marketing Latam da Ashland, acrescentando que existem vários produtos para proteção de cor que ajudam a diminuir a velocidade de desbotamento, mas poucos produtos conseguem manter a aparência de “acabei de sair do salão”.

Andrea Laginestra, gerente de marketing Latam da Ashland

Como o mercado tem se deslocado para um ritual de tratamento, Andrea alerta para a necessidade de uma tecnologia inovadora e de alto desempenho que garanta a manutenção das cores também durante o uso de produtos com enxágue, e indica o polímero patenteado ChromohanceTM 113, desenvolvido pela Ashland, que  protege cabelos tingidos contra o desbotamento causado por surfactantes, ao formar uma superfície hidrofóbica por toda a fibra capilar, reduzindo significativamente a absorção de água durante a lavagem e a saída das moléculas de corante presentes no fio.

Além de superior retenção da cor e ação antidesbotamento para todas as cores, ChromoHanceTM 113, segundo Andrea, proporciona condicionamento e reparo de longa duração e melhora a vivacidade e o brilho dos cabelos tingidos. “O ingrediente é eficaz em todas as aplicações, como shampoo, condicionador, máscaras e sérum de tratamentos, além de ser fácil de manipular e aplicar e compatível e estável com a maioria dos outros ingredientes das formulações”.

A executiva da Ashland reforça que vários testes confirmaram sua eficácia em sistemas com e sem enxágue: “A lavagem e o condicionamento, ao longo de 10 ciclos com e sem ChromoHanceTM 113, demonstrou melhora significativa na retenção da cor das mechas testadas, inclusive da cor vermelha, que é de longe a mais difícil de proteger contra o desbotamento e a perda de cor”.

Cor e tratamento

A Niely Cor & Ton, marca mais lembrada pelas brasileiras segundo a pesquisa Folha Top Of Mind 2023, lançou no mês passado uma coleção 0% amônia.  O lançamento, que conta com 10 cores intensas, oferece tratamento para todos os tipos de cabelos com ingredientes naturais como manteiga de karité e pantenol, deixando mais saudáveis, macios, nutridos e hidratados.

As embalagens também foram reformuladas e agora contam com 51% de modelos negras – antes eram representadas em 19% delas. Até 2024 a meta é aumentar a representatividade para 65% de negras nas colorações campeãs de vendas.

Ditando tendências

A Truss, marca do Grupo Boticário acaba lançar 28 novas nuances de coloração em parceria com a WGSN, empresa global de previsão de tendências de produtos e consumo para empresas. De acordo, com Marcela de Masi, diretora de branding e comunicação da marca, a marca vive um novo momento com plataforma House of Truss, responsável por ditar tendências e inovação por meio de seus produtos, estética e linguagem. “A percepção dos nossos profissionais parceiros e consumidores sobre o pioneirismo e alta performance da marca agora extrapola os produtos e reflete o histórico, experiência e lifestyle da marca”.

São três opções de tinturas da marca: Truss Color Permanente, Truss Perfect Blond e Truss Color Semipermanente. Esta última atua no exterior da fibra capilar e não possui amônia. É elaborada com a tecnologia de nano pigmentos de alta performance, indicada para mudanças sutis no visual, realçar a cor, matizar luzes e mechas e processos de pré-pigmentação, além de proporcionar brilho, condicionamento e alta fixação e boa performance em cobertura de fios brancos.

Opções saudáveis

Com o objetivo de oferecer soluções saudáveis para dar cor aos cabelos, Laces and Hair, lançou recentemente 32 novas cores de tonalizantes da linha LCS. Com percentual 80% natural, contém ingredientes benéficos como arginina, queratina, óleo de chia e Meadow. A nova linha foi desenvolvida para complementar o trabalho de design nos salões próprios e licenciados.

Entre os principais benefícios da nova linha desenvolvida pela cosmetóloga e fundadora da marca, Cris Dios, ela não altera a estrutura do cabelo,  preserva a melanina e a queratina e ajuda no fortalecimento. Além disso, possui pH equilibrado, não desbota com a exposição ao Sol e lavagem e pode ser usada por gestantes, lactantes e pessoas impossibilitadas de contato com produtos químicos.

Ação em 5 minutos

A Bozzano, marca do portfólio de consumo do Grupo Coty no Brasil, lançou no início do ano a linha de coloração capilar masculina Biocolor Homem Bozzano, que oferece cinco nuances e um tonalizante para redução de grisalhos. Além de hidratação e fortalecimento dos fios, outra promessa dos produtos é o tempo de ação de apenas 5 minutos para colorir e 10 minutos para reduzir os grisalhos. Após a coloração, os cabelos mantêm o resultado por 28 lavagens e 25 para aqueles que foram tonalizados para cobertura de fios grisalhos.

Nutrientes naturais

Natucor, linha de tintura da Embelleze, utiliza em sua composição apenas nutrientes naturais de ervas, flores e frutos.  À base de água, sem amônia e água oxigenada, são 18 tonalidades diferentes de cor, variando entre tons de moreno, ruivos, louros e castanhos, e pode ser utilizada em cabelos com químicas. Com propriedades naturais e suaves, sua fórmula não causa danos, sendo ideal para fios fragilizados e sensíveis. O produto age em 30 minutos.

Formulações personalisadas

A Yuv Beauty lançou no Reino Unido o Yuv Lab, um sistema de coloração de cabelo com patente pendente que pode dispensar milhões de formulações de cores personalizadas. A tecnologia permite que coloristas profissionais criem formulações personalizadas e precisas de forma mais sustentável.

Um dos pontos altos do Yuv Lab são cartuchos de alumínio recarregáveis e o modelo de pagamento. Os salões só são cobrados pelo que usam. A Yuv Beauty foi criada Francisco Gimenez, fundador da eSalon, empresa de coloração de cabelo vendida para a Henkel em 2019.

Top 5 tendências de cores do TikTok

Quando o assunto é disseminar tendências emergentes de beleza, o TikTok é imbatível. A Landys Chemist analisou em outubro os números de visualizações e descobriu existem cinco tendências de cores de cabelo dominando o BeautyTok.

• Bronde (167,2 milhões de visualizações)

https://www.tiktok.com/@_braggnbeauty/video/7145304180624870699?embed_source=121355059%2C121351166%2C121331973%2C120811592%2C120810756%3Bnull%3Bembed_share&refer=embed&referer_url=her.ie%2Fbeauty%2Fhair-colours-season-589265&referer_video_id=7145304180624870699

A cor mais popular do momento Bronde é um moreno claro versátil, por reunir tons suaves de marrom e efeitos brilhantes do loiro.

• Cowboy Copper (145,6 milhões de visualizações)

@_alexmenefee

Im loving whats been referred to as Cowboy Copper!! Its so beautiful for the fall especially for my brunette girls who want to do copper but not go too light!! #cowboycopperhair #cowboycopper #fall2023hairtrends #fallhaircolorideas

♬ original sound – _alexmenefee

O vermelho Cowboy Copper, segundo a Landys, é um tom caramelo rico entre o moreno e o ruivo.

• Auburn Brunette (111,3 milhões de visualizações)

@dvcolour

FIERCE AUTUMN HAIR. Perfect transformation to a warm auburn for the fall winter time. #torontohairstylist #hairtransformation #torontocolourist #hairtok #hairinspo #fallhair #auburnhair #auburnbrunette

♬ Unholy – Sam Smith & Kim Petras

Auburn Brunette (moreno ruivo, em português, é um tom quente de marrom avermelhado, tendendo mais para o marrom

• Beige Blonde (56,9 milhões de visualizações)

https://www.tiktok.com/@kaitlynoxborrow/video/7275410878797810986?referer_url=her.ie%2Fbeauty%2Fhair-colours-season-589265&refer=embed&embed_source=121355059%2C121351166%2C121331973%2C120811592%2C120810756%3Bnull%3Bembed_share&referer_video_id=7275410878797810986

O Beige Blonde, ou louro bege, é um tom neutro, claro e arenoso.

• Chocolate Glaze (36,3 milhões de visualizações)

https://www.tiktok.com/@vvalentinesx/video/7279784148217154817?embed_source=121355059%2C121351166%2C121331973%2C120811592%2C120810756%3Bnull%3Bembed_share&refer=embed&referer_url=her.ie%2Fbeauty%2Fhair-colours-season-589265&referer_video_id=7279784148217154817

Chocolate Glaze é o tom moreno mais procurado nesta temporada porque ajuda a restaurar os fios danificados.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Website Designing Company