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Como a tecnologia de IA está mudando os hábitos do consumidor

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Com o ChatGPT invadindo a Internet , a tecnologia está em primeiro plano para consumidores e marcas. 

Os consumidores estão entusiasmados com os novos desenvolvimentos no espaço virtual e ansiosos para testar ferramentas e produtos de IA, enquanto as marcas buscam maneiras de aplicar novas tecnologias de inteligência artificial (IA) para expandir seus negócios.

As marcas precisam se adaptar à medida que a geração Z muda o comportamento de pesquisa para a mídia social

Embora os mecanismos de busca continuem a dominar, as gerações mais jovens estão cada vez mais fazendo uso de formas alternativas de buscar informações. Isso é mais evidente quando se trata de roupas, já que quase metade da Geração Z tem maior probabilidade de recorrer às mídias sociais ao procurar ideias de roupas, enquanto um em cada três recorreria primeiro às mídias sociais para ideias de presentes.

Uma vantagem de usar sites de mídia social como o TikTok para pesquisa é a capacidade de fornecer conteúdo de vídeo, com recomendações pessoais, em vez de apenas links para sites. As respostas baseadas em vídeo fornecidas por plataformas, como TikTok e Instagram, podem oferecer uma resposta mais envolvente e envolvente do que os mecanismos de pesquisa. Ele também pode oferecer recomendações mais ‘pessoais’ de outras pessoas que fizeram upload de avaliações e conteúdo. No contexto da moda, os vídeos vibrantes de experimentação serão mais atraentes para as pessoas que procuram ver como diferentes itens de moda se encaixam, ou não, fornecendo informações mais úteis para o consumidor, em vez das imagens estáticas e insípidas de sempre.

O TikTok reconheceu seus usuários que desejam usar o site dessa maneira e está buscando monetizá-lo. Por exemplo, a plataforma vem testando recursos que identificam palavras-chave em comentários e links para resultados de busca para elas.

Os mecanismos de pesquisa respondem com aprimoramentos de IA

À medida que as plataformas de mídia social ganham popularidade crescente como mecanismos de pesquisa de fato, a velha guarda está reagindo, com a IA melhorando rapidamente os resultados de pesquisa nos mecanismos de pesquisa. Com a explosão do ChatGPT, a IA conversacional pode levar isso ainda mais longe, com o Bing e o Google explorando como a tecnologia pode fornecer um resultado de pesquisa mais personalizado e diferenciado do que simplesmente oferecer uma lista de hiperlinks para sites relevantes. As melhorias nos modelos de processamento de linguagem natural (NLP) melhorarão o desempenho nas pesquisas por voz, melhorando também a acessibilidade do uso da Internet.

O gigante da tecnologia Google tem buscado maneiras de tornar a pesquisa mais ‘imersiva’. Usando IA, o mecanismo de pesquisa agora pode recomendar partes específicas de um vídeo que podem ser relevantes para uma pesquisa. O Google Maps já possui uma versão de realidade aumentada que usa a câmera de um telefone para sobrepor informações de busca em uma imagem da área ao redor.

A Microsoft, por outro lado, está integrando o OpenAI em seu navegador Edge e no novo mecanismo de busca Bing com recursos semelhantes ao ChatGPT. Os recursos incluem uma função Bing Chat que transforma os dados de pesquisa em uma conversa totalmente interativa, semelhante à humana. Este novo lançamento da Microsoft pode encorajar alguns consumidores ao navegador e alterar a participação no mercado de buscas.

A IA apresenta desafios, mas marcas e consumidores se beneficiarão a longo prazo

A IA já melhorou e transformou a experiência de pesquisa nos bastidores, mas a introdução de respostas baseadas em texto mais conversacional pode anunciar uma nova era de pesquisa. A ideia de IA e de ter ‘conversas’ com computadores pode dividir os consumidores. Enquanto alguns acham que é empolgante como a IA pode tornar a vida mais fácil, outros se preocupam com a confiabilidade das informações e o que acontece quando o conteúdo da IA ​​se torna tão difundido on-line que os mecanismos de pesquisa da IA ​​estão gerando respostas com base no conteúdo gerado pela IA.

Para as marcas, a integração da IA ​​proporcionará uma oportunidade de criar uma maneira nova e empolgante de se envolver com os consumidores. Por exemplo, as marcas podem precisar repensar como criam uma presença online para que a pesquisa Generative AI fale favoravelmente sobre elas ou as recomende nas instâncias certas. No entanto, a IA generativa também criará oportunidades significativas para a experiência no site de uma marca. Por exemplo, Shopify anunciou planos para adicionar uma nova função de pesquisa ao seu aplicativo em 2023, aproveitando a tecnologia do ChatGPT.

Os avanços na tecnologia de IA continuarão a influenciar consumidores e marcas à medida que buscam aproveitar o poder da Internet e das mídias sociais. A integração da IA ​​conversacional nos mecanismos de busca transformará a maneira como os consumidores buscam informações e descobrem marcas e produtos. À medida que a pesquisa se torna mais imersiva e conversacional, ela mudará a maneira como as marcas precisam se posicionar online para garantir que permaneçam visíveis e se destaquem na miríade de conteúdo.

As marcas precisam estar cientes de que a forma como os consumidores buscam informações está mudando. A otimização do mecanismo de pesquisa é apenas um aspecto de uma jornada online cada vez mais fragmentada. A atividade de mídia social não deve ser vista apenas como uma forma de direcionar tráfego para um site ou gerar buzz em torno de uma marca, mas deve ser vista como uma oportunidade de ajudar os consumidores a encontrar o que procuram e até comprar diretamente pela plataforma.

A IA generativa tem o potencial de transformar a maneira como os consumidores se envolvem com as marcas e buscam informações. A Geração Z será a primeira a adotar essa tecnologia e espera um relacionamento mais personalizado e conversacional com as marcas do que nunca.

 

 

Fonte: Mintel 09.05.2023

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