Consumidores asiáticos adotam luxo seguro e valores éticos e sustentáveis
O estudo “Asia Lifestyle Consumer Profile” do Bluebell Group revelou algumas das tendências de consumo mais importantes no mercado asiático em 2023.
De acordo com o estudo, que analisou os hábitos de 1.765 consumidores de estilo de vida premium em seis mercados diferentes, as atitudes “tradicionais” em relação ao luxo estão ressurgindo, incluindo o status que representa, a importância atribuída a uma marca e as expectativas de serviço.
“Durante a pandemia, as marcas premium e de luxo concentraram seus recursos em cultivar relacionamentos com os consumidores de maneiras novas e inovadoras, por meio de interações individuais e outras soluções personalizadas”, diz Ashley Micklewright, presidente e CEO do Bluebell Group. “Olhando para o futuro, vemos que os consumidores continuam esperando um nível mais alto de excelência em serviços, o que é muito específico da Ásia”.
Além disso, após o crescimento registrado em 2022, o interesse em marcas de “escolha natural” continua aumentando, inclusive no Sudeste Asiático com um aumento de 6%, sendo +4% na China continental e +3% na Coreia. Em todos os mercados, exceto no Japão, mais de 85% dos entrevistados disseram preferir comprar marcas mais “naturais”, seja devido à escolha de ingredientes ou de tecido.
Também houve um crescimento ano a ano mais generalizado em consumidores que atribuem grande importância à ética e aos valores da marca. Os entrevistados chineses (97%) são os mais propensos a verificar a ética de uma marca antes de comprar, mas o Japão e o Sudeste Asiático também vem demonstrando um interesse crescente.
“Embora observemos uma forte mentalidade de compensar o tempo, parece que os consumidores consideram os valores éticos e sustentáveis componentes importantes no prazer de comprar produtos premium e de luxo. Hoje é uma expectativa”, diz Anne Geronimi, diretora de comunicação e sustentabilidade do grupo.
Por fim, os consumidores asiáticos mostram uma forte intenção de viajar e gastar e são atraídos para destinos locais. Os consumidores chineses são os mais propensos a gastar em moda de luxo (44%), beleza e cuidados com a pele (44%) e joias e relógios (41%) durante viagens domésticas.
Por outro lado, a moda de luxo lidera a intenção de gastos durante viagens internacionais, ocupando o primeiro lugar entre os consumidores no Japão (67%), Coreia (54%) e Taiwan (61%).
“A intenção de viajar e gastar é uma boa notícia para destinos domésticos como Hainan na China, que investiu fortemente na infraestrutura da ilha para atender às experiências dos consumidores e em ofertas de compras durante a pandemia”, acrescenta Samy Redjeb, diretor geral da China.
Fonte: FashionNetwork 08.06.2023