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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque EntrevistaEntrevista: Olindo Caverzan Junior conta como a Água Cheiro está dando a volta por cima

Entrevista: Olindo Caverzan Junior conta como a Água Cheiro está dando a volta por cima

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Diretor geral também compartilha sua experiência em marcas globais e a paixão pela perfumaria

Por Estela Mendonça

Olindo Caverzan ingressou no Grupo RR em 2006, onde passou por uma das mais ricas jornadas pelo universo da perfumaria fina global e também pelo desenvolvimento de sucesso do grupo até assumir, em 2017, a direção geral da Água de Cheiro. “É uma tarefa que exige muito trabalho e temos passado por momentos de inúmeras conquistas”, contou em entrevista exclusiva ao Portal Cosmetic Innovation. Também publicou livros sobre o tema e se diz um apaixonado por perfumaria e beleza.

Quais são as categorias que a Água de Cheiro atua e quais carros-chefes de vendas?

A Água de Cheiro é pioneira no setor de franquias de beleza e perfumaria, responsável pela criação de clássicos da perfumaria brasileira como Absinto, Attractive, Água Fresca e Hydros. Além disso, a marca possui mais de 400 produtos em seu portfólio, entre perfumes, maquiagens, linha de corpo e banho, com óleos corporais, body splashes e hidratantes, além de fashion brands, com produtos assinados por marcas mundialmente conhecidas como Everlast, Lamborghini, Colcci, Forum, Corvette, Camaro e Betty Boop.

Como se dá o desenvolvimento, fabricação e distribuição dos produtos?

Temos um núcleo interno de desenvolvimento, responsável por buscar inovações e tendências, as quais são aplicadas em nossos produtos. Temos excelentes parceiros de produção e casa de fragrâncias que atuam diretamente conosco neste processo. Um produto leva em média 12 meses para nascer e, após isso, é distribuído em toda a rede de franqueados parceiros.

Quais foram os últimos lançamentos ou inovações da empresa?

Recentemente, a Linha Absinto, que já é um sucesso no mercado, ganhou a versão Le Jazz, com fragrância que traduz muita sensualidade, sedução e liberdade. Também tivemos o lançamento de Maçã Verde na Linha Crazy, que trouxe toda a sensualidade, magia e desejo da fruta nas versões de body splash e body lotion. E, para os homens, lançamos o Saver Royal Black, inspirado no requinte de um bom whisky.

Na área de expansão, a última novidade foi a Loja Pop, modelo de franquia com um valor de investimento mais baixo, que veio para atender cidades que tenham entre 20 e 80 mil habitantes e ajudar a capitalizar a rede de lojas.

A empresa prepara algum lançamento para os próximos meses? Pode adiantar alguma informação?

Ainda em 2021, teremos o lançamento de Absinto Momentos, com body splashes e óleos corporais nas versões Desejo, Ousadia e Sedução, com notas olfativas de aromas frutais e florais. Também lançaremos o Forest Livre para os homens, em uma versão mais autêntica e exclusiva.

De que forma a pandemia afetou os negócios da companhia e quais as perspectivas da empresa para o pós-pandemia?

A pandemia afetou todo o mercado e também tivemos que nos reinventar. Estávamos num processo de expansão agressivo, mas nosso foco nestes últimos 2 anos foi manter saudável a rede de franqueados existentes. Acreditamos que em 2022 teremos o processo de expansão acelerado e novidades em termos de produtos mais impactantes.

A empresa alterou seu cronograma de lançamentos, antecipando ou adiando para se adaptar aos impactos da pandemia? Dê exemplos.

Sim, com a pandemia, se fez necessário alterar o cronograma de inovações, muitas novidades que estavam programadas para 2020/21 foram alocadas no ano de 2022. Sem dúvida, o próximo ano terá a Água de Cheiro recheada de produtos novos.

A empresa realizou recentemente ou pretende realizar investimentos? Em que áreas?

A empresa está realizando investimentos constantes, sobretudo na área de Produto, Expansão e Marketing. Queremos que a Água de Cheiro esteja presente cada vez mais nos lares dos brasileiros, que buscam por produtos de qualidade e preços acessíveis.

Você poderia contar um pouco da história e dos desafios que foi relançar a marca?

Fundada em 1976, como uma pequena loja de perfumaria em Belo Horizonte, a Água de Cheiro é referência em cosméticos e fragrâncias no Brasil. Ao longo de toda sua trajetória, a marca trabalha para desenvolver produtos de qualidade que atendam aos mais diversos perfis de consumidor, tendo pluralidade e multiculturalidade como valores essenciais.

Em 2016, a Água de Cheiro passou a ser de propriedade da Beauty Franchising, empresa integrante da Holding Narsana. Atualmente, a rede conta com mais de 160 unidades em praças estratégicas do território brasileiro, posicionando-se entre as três maiores redes de perfumes e beleza do país. O objetivo constante da marca é expandir sua atuação de maneira estratégica e fortalecer sua missão, que envolve transformar a vida do consumidor através do acesso ao novo e da valorização da beleza real de cada indivíduo.

Você poderia contar um pouco sobre você, sua história de vida e sua trajetória profissional que o levou a assumir essa importante posição?

Sempre fui curioso, aos 17 anos entrei na universidade de Direito, a qual terminei aos 22 anos e então descobri que o universo não fazia sentido para mim. Sempre fui atraído pelo setor de publicidade e propaganda, marketing e produto. Decidi dar um reset na vida e ingressei no curso de Publicidade e Propaganda, onde me encontrei, e em 2006 entrei no grupo RR. Desde então me apaixonei pelo universo da perfumaria e beleza.

Minha escola se iniciou com o universo das marcas internacionais, trabalhei diretamente com marcas globalmente conhecidas de empresas globais como Coty, Procter & Gamble, Euroitalia, Estee Lauder, dentre outras. Trabalhei com um número imenso de marcas desde o universo de alto luxo até produtos de celebridades, que lançaram no Brasil inúmeros sucessos.

Após minha jornada no universo de beleza importada, uma nova porta se abriu, a de desenvolvimento de produtos. No próprio grupo, fui responsável pela criação e desenvolvimento de produtos de beleza e perfumaria para marcas como Forum, Ana Hickmann, Colcci, Everlast, Mustang, Camaro, Corvette, Lamborghini, Betty Boop, Ursinhos Carinhosos e outros.

Em 2018, lancei um livro sobre o universo de perfumaria sob o título de Perfume, “Dos Rituais às Passarelas”. Durante a pandemia, juntei minha vontade incansável de produzir, aliada à minha paixão por quadrinhos e escrevi a obra “Diário de Quarentena, 63 dias, sons, perfumes e histórias”, onde conto um pouco das minhas aventuras neste período tão estranho. Nos próximos meses, lanço uma nova obra sobre o mercado de perfumaria e celebridades. Sou acelerado e sempre busco novidades.

Durante alguns anos, conciliei a minha vida entre os produtos importados e nacionais no grupo. Em meados de 2017, embora já estivesse imerso no negócio Água de Cheiro, recebi o convite para a Direção Geral do negócio.

Hoje, sou responsável por todo o desenvolvimento de produto do grupo e, além disso, atuo na direção da Água de Cheiro. É uma tarefa que exige muito trabalho e temos passados por momentos de inúmeras conquistas. A marca é amada por todos e temos muito trabalho pela frente.

Tudo que faço e fiz na vida sempre foi com muito amor e dedicação e acredito que a Água de Cheiro tem alma e uma equipe dedicada a fazer o melhor.

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