Estudo Global: marcas globais versus locais
Quase 3/4 dos entrevistados globais, em média, dizem que a origem da marca é tão importante quanto ou mais importante do que outros nove motivadores de compra, como seleção/escolha, preço, função e qualidade.
• Há exceções para cada categoria e em cada país, mas a origem da marca preferida para as principais categorias de produtos são geralmente agrupadas da seguinte forma:
Global: Fraldas para bebês; cuidado pessoal e beleza; bebidas gaseificadas; automóveis e eletrônicos; cigarros.
Local: alimentos frescos; alimentos/petiscos embalados; café/chá; suco/água/leite.
Mista: alimentação/fórmula para bebês; suprimentos para limpeza domésticas; bebidas alcoólicas; alimentos para animais de estimação.
• As principais razões para escolher uma marca local ou global são as mesmas: preço/valor, experiência positiva com a marca, ingredientes e processamento mais seguro, melhores benefícios do produto e promoções.
• Cerca de 6 em cada 10 respondentes globais (59%) dizem que compram marcas locais porque apoiam negócios locais, e a maior porcentagem está na América do Norte (65%). Entrevistados de mercados em desenvolvimento são mais propensos do que entrevistados em mercados desenvolvidos a dizer que as marcas locais estão mais sintonizadas com suas necessidades/gostos e que marcas globais oferecem as ofertas mais recentes/inovadoras de produtos e que são de melhor qualidade.
• Quando se trata de compras on-line, os entrevistados globais são mais propensos a procurar marcas globais para produtos duráveis e eletrônicos, e marcas locais para produtos de consumo.
SOBRE A PESQUISA GLOBAL DA NIELSEN
A Pesquisa Global da Nielsen sobre Origem da Marca foi realizada entre 10 de agosto e 4 de setembro de 2015 e consultou mais de 30.000 consumidores on-line em 61 países distribuídos pela Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio e África e América do Norte. A amostra inclui usuários de Internet que concordaram em participar da pesquisa e tem quotas com base em idade e sexo para cada país. Foi ponderada para ser representativa dos consumidores da Internet por país. Pelo fato da amostra estar baseada naqueles que concordaram em participar, não é possível calcular estimativas de erros teóricos de amostragem. Entretanto, uma amostra de probabilidade de tamanho equivalente teria uma margem de erro de ±0.6% em âmbito global. Esta pesquisa Nielsen está baseada apenas no comportamento de respondentes com acesso à Internet. As taxas de penetração de Internet variam conforme o país. A Nielsen utiliza um padrão de apresentação de relatório mínimo de 60% de penetração de Internet ou uma população on-line de 10 milhões para inclusão de pesquisa.
Estudo Global: marcas globais versus locais