Nova fábrica da Evonik impulsiona a revolução dos biossurfactantes sustentáveis
Primeira instalação mundial a fabricar biossurfactantes de ramnolipídios em escala industrial
A Evonik inaugurou oficialmente sua nova fábrica de biossurfactantes sustentáveis junto com clientes-chave na Eslováquia. A instalação de três dígitos de milhões euros é a primeira no mundo a fabricar quantidades em escala industrial de biossurfactantes de ramnolipídios. Esses biossurfactantes sustentáveis e de excepcional alta qualidade já estão transformando as indústrias de limpeza, beleza e cuidados pessoais, e têm grande potencial em muitas outras aplicações.
“Vamos além para criar soluções totalmente novas e impulsionar a transformação sustentável em várias indústrias. Nossa liderança, baseada no pensamento sistêmico e em uma visão compartilhada com nossos clientes, tornou essa ação escalável possível”, disse Christian Kullmann, CEO da Evonik.
A Evonik tem liderado o desenvolvimento de biossurfactantes em escala industrial com seu processo de produção de ramnolipídios por fermentação, protegido por propriedade intelectual. Os ramnolipídios são feitos a partir de matérias-primas renováveis de milho usando um processo biotecnológico. Isso resulta em um biossurfactante de alto desempenho, não tóxico e biodegradável. Os ramnolipídios estão sendo cada vez mais procurados porque oferecem uma alternativa sustentável aos surfactantes de origem fóssil ou de óleos tropicais.
Até 2030, a Evonik pretende ter investido mais de três bilhões de euros em Soluções de Próxima Geração – produtos com benefícios superiores de sustentabilidade. Um exemplo é a plataforma de tecnologia de biossurfactantes que a Evonik está construindo para atender a diversas indústrias.
A expertise da Evonik em biotecnologia é liderada por sua divisão de life sciences, Nutrition & Care. Impulsionada pela sustentabilidade, a divisão está usando biossoluções inovadoras para enfrentar os desafios do cuidado biocircular por meio de sistemas de carbono em ciclo fechado, mantendo alta funcionalidade e preservando a biodiversidade. Além dos biossurfactantes, as biossoluções incluem ativos biotecnológicos, soluções de cultura celular e medicamentos à base de ácidos nucleicos.
A nova fábrica está localizada na Evonik Fermas, no site da empresa em Slovenská Ľupča, Eslováquia. As capacidades de biotecnologia no local foram desenvolvidas ao longo de décadas, tornando-o a escolha lógica para a primeira instalação de produção de ramnolipídios em escala industrial. Isso reforça a posição da Evonik Fermas como uma plataforma de lançamento e expansão de biotecnologia para a Evonik.
Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a opinião do conselho editorial da Innovation Business Media.