A Eudora, marca do Grupo Boticário, apresentou recentemente quatro novos produtos para a linha Neo Dermo: o Gel de Limpeza Facial da sub-linha Purific, o Balm Labial e o Gel Hidratante da Hidra Mineral e o Sérum Preenchedor da Active Pro.
Com produtos para todas as necessidades da pele e em diferentes idades, a marca investe em ativos biotecnológicos, que através de processos celulares e biomoleculares, potencializam as matérias-primas dos produtos de forma natural. As cinco Dermo se dividem em Purific, Hidra Mineral, Multi Effect,
Active Pro e Pro Age
O portal Cosmetic Innovation entrevistou Gustavo Dieamant, diretor de pesquisa e desenvolvimento no Grupo Boticário, que detalhou os diferenciais e posicionamento da marca Eudora Dermo, além dos destaques dos ingredientes e formulações e os planos para novos lançamentos.“É muito importante trazer produtos que atendam a diversidade brasileira, pensando em formulações mais personalizadas e que tornem a experiência do skincare cada vez mais agradável”, disse.
Você poderia explicar qual o posicionamento da linha Neo Dermo?
Neo Dermo é uma marca especialista em cuidados faciais que traz uma combinação de ativos de alta performance, tecnologias inovadoras, resultados comprovados e luxo. A marca propicia uma experiência de tratamentos dermatológicos de forma não invasiva aliando resultados, tratamento profissional e sofisticação.
Quais os principais e diferenciais dos novos produtos lançados na linha Neo Dermo?
Neo Dermo está com o visual totalmente novo e traz uma linha segmentada de acordo com as necessidades da pele. Por exemplo, a linha Purific é focada para atender a etapa de limpeza e purificação da pele; a linha Active Pro traz ativos dermatológicos de alta eficácia para proporcionar tratamentos específicos; a linha Pró Age associa hidratação e tratamento acompanhando a idade e grau de envelhecimento da pele. Além disso, todos os produtos são recomendados por profissionais, já que foram testados e aprovados por dermatologistas.
Você poderia explicar como foi e quanto tempo levou o desenvolvimento dos novos produtos?
O projeto durou cerca de 1 ano e meio. Desde início o foco é atender todas as necessidades de cuidados faciais do consumidor, associando performance e sofisticação. Para isso, trazemos ingredientes bastante tecnológicos, como o Orchistem, que são células tronco da orquídea negra, responsável por evitar a perda de firmeza da pele e melhorar sua elasticidade, para compor nossos complexos de ativos junto com aqueles mais conhecidos como niacinamida e ácido hialurônico. Todos os produtos passaram por protocolos rigorosos de testes, com o adicional de terem sido testados e aprovados por dematologistas.
Entre os ativos biotecnológicos utilizados nos lançamentos, quais você destaca?
Ácido hialurônico, fucogel (pósbiótico), biecolia (prébiótico), por exemplo, são ativos muito eficazes para preenchimento de linhas de expressão, hidratação, equilíbrio da microbiota da pele, e que permeiam boa parte dos produtos da linha Neo Dermo.
Com o crescimento de abordagens cada vez mais científicas para o desenvolvimento de produtos de cuidados com a pele, como você avalia essa fronteira cada vez mais tênue entre cosméticos e dermocosmético?
Tecnicamente, sob o ponto de vista regulatório, temos apenas a categoria de cosméticos. Entretanto, o termo dermocosmético ganhou evidência para distinguir cosméticos que trazem maior concentração de ativos e resultados mais potentes, mas à medida que o consumidor for se informando mais, devemos ter apenas o uso do termo cosmético.
Quais segmentos serão prioritários para o lançamento de novos produtos da Eudora?
A prioridade é sempre atender as necessidades de pele dos consumidores, trazendo protocolos de tratamento cosmético cada vez mais específicos e tecnologias inovadoras em ativos, associando-as aos ativos mais conhecidos no mercado.
Quais os principais caminhos que a inovação em cuidados com a pele deverá seguir nos próximos anos?
Em cuidados faciais a ideia é sempre trazer a evolução dos ativos, com novas formas de aplicação e uso, conciliando sempre com textura e sensorial adequados para cada tipo de pele. Além disso, é muito importante trazer produtos que atendam a diversidade brasileira, pensando em formulações mais personalizadas e que tornem a experiência do skincare cada vez mais agradável.
Quem é a consumidora de skincare da Eudora?
É uma consumidora vaidosa, preocupada em obter resultados visíveis e consistentes, que potencializem outros tratamentos dermatológicos que ela venha fazer. Ao mesmo tempo, ela deseja utilizar produtos que tenham textura, fragrância e ingredientes premium, e tragam mais sofisticação ao seu ritual de skincare.
Saiba mais sobre Gustavo Dieamant
Farmacêutico, mestre em farmacologia e doutor em Neuromunoendocrinologia Cutânea pela Unicamp, Dieamant acumula mais de 20 anos de experiência na área cosmética, no desenvolvimento de ativos e formulações, além de mais de 80 publicações científicas, 25 patentes na área.
Entre os destaques de sua atuação no Grupo Boticário, foi responsável pela pesquisa, inovação e desenvolvimento de novos produtos para a categoria de maquiagem, incluindo formulação, embalagens e projetos de inovação para todas as subcategorias olhos, lábios, rosto e outros das marcas Make B e Intense (O Boticário), Eudora, quem disse, berenice? e Vult.
Dieamant atuou ainda como responsável pela pesquisa científica e tecnológica do Grupo Boticário, bem como pela área de Redes de Inovação e Tecnologia de Inteligência Competitiva. “A principal função da área é buscar constantemente soluções tecnológicas inovadoras para aplicação em diferentes categorias e subcategorias de produtos cosméticos, incluindo cuidados com a pele, banho e cabelo, maquiagem e fragrâncias”, explica. Além disso, atua no monitoramento de tecnologias mainstream que possam impactar a área cosmética a médio e longo prazo. Outra função é desenvolver e trabalhar em rede colaborativa por open innovation e realizar cocriação com fornecedores, parceiros e consultores.