Mercado de cuidados com a pele populariza ingredientes antes só encontrados em formulações dermocosméticas
Nos últimos cinco anos, os hábitos de cuidados com a pele dos brasileiros se intensificaram, levando a um aumento notável das vendas desses produtos de 51% em 2020 sobre 2015, com vendas totalizando R$ 15,282 bilhões, segundo a Euromonitor, que prevê um crescimento não tão amplo, mas consistente de 16,2% no próximo período de cinco anos, atingindo R$ 17,752 bilhões em 2025.
O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking global de consumo de produtos para a pele, com vendas em US$ 2,962 bilhões. A liderança é da China, que cresceu 67,8% no ano passado em relação a 2015, seguida dos Estados Unidos e Japão, único país que apresentou retração no período. O maior crescimento para os próximos anos, segundo a Euromonitor, também é previsto para a China (67%).
A pesquisa Consumer Insights, realizada pela Kantar, aponta que a categoria cremes e loções foi a categoria de cuidados pessoais que mais cresceu em penetração nos últimos 12 meses terminados em março: 5,8% nas classes A e B (+893 mil novos lares compradores); 4,5% na classe C (+1,2 milhão) e 4,1% nas classes D e E (+606 mil) em relação ao mesmo período do ano anterior.
Dados da ABIHPEC, também confirmam o crescimento do segmento: a área de cuidados com a pele teve alta de 21,9% em vendas, em comparação com o ano de 2019, muito acima dos 5,8% registrados por todo o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosmético no país.
Oportunidades em alta
Aproveitando o aumento do consumo de produtos de higiene pessoal e cuidados com a pele durante a pandemia, Mahogany apostou em cosméticos de alto padrão ao longo do período, complementando o seu portfólio com a linha Vital Dermo, que hoje é composta por nove itens, incluindo sabonetes, hidratante corporal, creme de tratamento para pés, creme reparador de pele, tônico antiqueda, shampoo, gel antisséptico e desodorante. “Estamos na constante busca por produtos que tragam tecnologia de ponta e proporcionem eficácia na rotina de cuidados com o corpo. Justamente por isso, introduzimos uma diversidade de cosméticos e dermocosméticos ao nosso portfólio, visando nos posicionar ainda mais no mercado, ao mesmo tempo em que reforçamos a nossa capacitação aos consumidores”, enfatiza Brian Drummond, diretor de marketing da empresa.
A Neutrogena, marca da Johnson & Johnson, acaba de ampliar seu portfólio de águas com o lançamento de Hydro Boost® Água Micelar Bifásica, que remove 32% a mais na primeira passada do algodão em comparação ao principal concorrente, garantindo retirar 99% da maquiagem à prova d’água sem deixar resíduos oleosos. O produto combina elementos suaves de limpeza e ácido hialurônico e promete 7 benefícios em 1: limpa, demaquila, hidrata, revitaliza, tonifica, reequilibra e suaviza a pele. “A missão de Neutrogena é descomplicar a rotina de cuidados por meio da ciência, desenvolvendo produtos com multibenefícios e que entregam uma real saúde para a pele. Por isso, nossos produtos são baseados em pesquisas e tecnologia e trazem endosso médico e oftalmológico”, comenta Cynthia Marin, Grouper de Marketing para as marcas de cuidado com a pele na Johnson & Johnson Consumer Health. No primeiro semestre, a marca também lançou sua primeira linha anti-idade, Neutrogena Face Care Intensive.
A SkinCeuticals, marca da Divisão de Cosmética Ativa da L’Oréal, lançou em agosto no Brasil o Phyto Corrective, sérum corretor calmante e hidratante formulado com extratos botânicos e ácido hialurônico. Desenvolvido com textura oil-free para a pele oleosa e acneica e testado em todos os tipos de pele, demonstrou aumentar a hidratação da pele em 47% ao longo do dia, reduzir instantaneamente desconfortos da pele, além de corrigir as marcas de acne em 50%. Phyto Corrective é o primeiro produto da SkinCeuticals com extratos botânicos em sua formulação e já é o segundo mais vendido da marca no mundo.
O novo Hidratante de Auto-Reabastecimento Moisture Surge 100H, da Clinique, é formulado com ácido hialurônico e com tecnologia de auto reabastecimento, ajudando a pele a se reidratar continuamente para uma aparência infinitamente radiante e saudável, além de aumentar a barreira de proteção da pele contra a poluição e agressores externos.
A Lancôme, para a área dos olhos, apresentou o creme Advanced Génifique Eye Cream, enriquecido com quatro frações de probióticos e três prebióticos e uma fórmula ainda mais intensa e poderosa com ácido hialurônico e vitamina CG, uma forma estável da vitamina C – conhecida por suas propriedades para uniformizar o tom da pele e melhorar sua qualidade. A marca promete, a partir do sétimo dia de uso, olhar mais iluminado e radiante e com menos visibilidade das linhas finas. Com o uso no longo prazo, também promove uniformidade da tonalidade do contorno dos olhos.
A Renew, marca da Avon líder em cuidados faciais no Brasil, alinhada com as últimas tendências de beleza a partir do seu centro de inovação e tecnologia em Nova Iorque, acaba de lançar duas novas máscaras faciais no seu portfólio: Renew Máscara Facial Uniformizadora, de argila com niacinamida, ácido salicílico e grânulos esfoliantes, ajudando a deixar a pele com tom mais uniforme; e Renew Máscara Facial Purificante, de argila com matcha, que absorve o excesso de oleosidade, sem deixar sensação de ressecamento.
A CeraVe, da L’Oréal, acaba de lançar o Creme Reparador para Olhos. O produto hidrata por 24h e ajuda a restaurar a barreira protetora ao redor dos olhos, além de acalmar a pele e suavizar a aparência de olheiras e bolsas, sendo indicado para todos os tipos de pele. Ele contém em sua composição três ceramidas e o ácido hialurônico, que restauram a barreira protetora da pele e ajudam a reter a hidratação natural. Também conta com o extrato botânico que minimiza o aparecimento de olheiras e bolsas, ajudando a iluminar toda a área do contorno dos olhos, além da niacinamida que ajuda a acalmar a pele. Para uma ação duradoura, o produto traz a tecnologia patenteada MVE, que libera os ativos de forma prolongada. Sem fragrância, possui textura ultraleve e fluida de rápida absorção.
Novos produtos complementam também o portfólio da Sallve: Leite Micelar e Hidratante Facial. Formulado com leite de arroz e alfa-bisabolol, o Leite Micelar proporciona limpeza delicada e sem enxágue, principalmente para peles sensíveis. O Hidratante Facial, com textura gel creme, complementa a linha de hidratantes da marca com hidratação duradoura para todos os tipos de pele, indicado para peles normais a oleosas, com óleo de semente de melão do kalahari e beta-glucan. “O Leite Micelar completa nossa linha de limpeza que já conta com o Bálsamo Demaquilante, para remoção de maquiagem pesada, e o Limpador Facial. A textura gel creme do Hidratante Facial é uma das favoritas e mais pedidas e formulamos o produto para entregar hidratação e ativos antioxidantes com acabamento leve,” comenta Ana Sofia Barbosa, pesquisadora especialista da Sallve.
A Vichy ampliou a gama de produtos de sua linha Minéral 89, com o Minéral 89 Probiotic Fractions, sérum corretor com frações probióticas para reparar a pele estressada. Em quatro semanas de uso, a pele apresenta mais 45% de luminosidade, 41% de elasticidade e redução de 23% das linhas finas. O produto é formulado com frações probióticas que, aliadas à Água Vulcânica de Vichy, ácido hialurônico e complexo de vitaminas composto por 4% de niacinamida e vitamina E, recuperam as defesas da pele, auxiliam a recuperação e acalmam todos os tipos de pele sob o efeito de estresse do expossoma como falta de sono e estresse.
A Mustela trouxe para o mercado brasileiro sua primeira linha orgânica certificada e com 99% dos ingredientes de origem natural, em média, não apenas para bebês, mas para toda a família. Com ingredientes como o azeite de oliva orgânico, rico em ômega 6 e 9, com propriedades nutritivas para a pele; aloe vera orgânica, que acalma e suaviza a pele e óleo de girassol orgânico que hidrata a pele, a Linha Bio de Mustela® é vegana, não tem fragrância, tem alta tolerabilidade e é dermatologicamente testada. A linha é formada por gel lavante, água micelar, creme hidratante e creme preventivo de assaduras. Todos os produtos da linha são certificados pela Ecocert Cosmos.
A marca Creamy Skincare lançou Creamy Calming Cream, o sexto produto da marca, desenvolvido para peles estressadas, que promete hidratar enquanto acalma e minimiza o desconforto de peles sensíveis ou sensibilizadas, trazendo alívio rápido e duradouro em casos de vermelhidão, ardência e coceira. Sua formulação combina três ativos sinérgicos que atuam acalmando a pele e minimizando sensações de ardência, irritação e sintomas de ressecamento e coceira. Com ação antioxidante e um blend de ácidos graxos similares aos encontrados naturalmente na pele, o hidratante ajuda na manutenção e recomposição da barreira de hidratação, sendo eles os ingredientes responsáveis por prover hidratação e conforto para peles sensíveis ou irritadas.
Com a proposta de democratizar e tornar a beleza acessível para todos, Garnier Skin Active desenvolveu o Uniform&Matte Sérum Antimarcas Vitamina C, formulado com o combo de três ingredientes: a vitamina C, ácido salicílico e a niacinamida, que garantem um efeito peeling para marcas menos visíveis, uniformidade, hidratação e sem ficar oleosa. Em testes, após duas semanas de uso frequente, 91% disseram não sentir a pele oleosa ao toque, 87% sentiram a tez mais hidratada e 87% sentiram as marcas reduzidas.
Resultado com menos produtos
Flavia Zanella, gerente de desenvolvimento de Beauty Actives para o Brasil e Cone Sul da Croda, comenta que a pandemia acelerou e aprofundou o estabelecimento de alguns movimentos de mercado, entre eles o Less is More, derivado do minimalismo, que preconiza que somente aquilo que é essencial esteja presente na rotina de cuidados ou na composição dos produtos. “Ele estimula uma rotina simplificada, com menos produtos, mas que sejam mais eficientes, com alta concentração de ingredientes de efeitos reconhecidamente comprovados em formulações minimalistas, simplificando a comunicação e entregando uma maior percepção de qualidade e valor ao consumidor”, explica.
Flavia Zanella, gerente de desenvolvimento de Beauty Actives para o Brasil e Cone Sul da Croda
A executiva cita também o Back to Basics, que fala especificamente de ingredientes tradicionais e clássicos, com efeitos e benefícios que o consumidor está familiarizado, encontrando a segurança nas suas escolhas para rotina de cuidados, o que inclui vitaminas, peptídeos, ceramidas e ácidos para diferentes funções.
“O posicionamento semi medicamentoso dos dermocosméticos, de comunicação racional, eficácia comprovada e recomendação por dermatologistas, vem cada vez mais inspirando os desenvolvimentos e as rotinas de cosméticos”, diz Flavia, que destaca ingredientes da marca Sederma, presentes nas formulações dermocosméticas e que podem ser levados para o desenvolvimento de cosméticos. Matrixyl®, uma marca icônica de mercado e referência em peptídeos para o tratamento de diferentes tipos de rugas, é um deles. Com presença consolidada em inúmeros cosméticos e dermocosméticos do mercado, a linha é composta por quatro produtos, sendo o Matrixyl® Morphomics™ o mais recente lançamento que, além de tratar as rugas ao redor dos olhos, característica comum a todos os peptídeos da linha, trata as rugas verticais, dobras nasogenianas e linhas de marionete, que são as mais difíceis de serem tratadas, preenchendo-as e suavizando sua aparência por meio da reconstrução e reparação da matriz extracelular, em até dois meses.
O ácido hialurônico é outro ingrediente valorizado pelos dermatologistas, esteticistas e consumidores para promover a hidratação da pele e o preenchimento de rugas. Uma solução, segundo Flavia, é estimular a pele a produzir o ácido hialurônico, ação que ela atribui ao pós-biótico OptimHyal™, um extrato de leveduras hidrolisadas obtidas por biofermentação, rico em Glicoquinas™. “Oligossacarídeos acetilados com estrutura similar a fragmentos de ácido hialurônico, as Glicoquinas™ funcionam como mensageiros celulares para estimular a síntese e manter a renovação de ácido hilaurônico de alto peso molecular e também para estimular a síntese de elastina”, explica. O resultado é uma pele hidratada da superfície às camadas mais profundas, aumentando sua resistência e flexibilidade e preenchendo e reduzindo a quantidade de rugas em até 96% em um mês.
Complementando, Flávia destaca a Diacetil Boldina, componente único do Lumiskin™ que estabiliza a tirosinase em sua forma inativa, um mecanismo inovador, diferenciado e altamente eficaz para o tratamento de clareamento de manchas e melasmas e uniformização do tom da pele, sendo 30 vezes mais potente que o ácido kójico. “O produto foi objeto de vários estudos e discussões durante o congresso de dermatologia de 2020, realizado em Paris, e adotado por uma série de dermatologistas brasileiros em suas prescrições após conhecerem o ativo durante o evento, com alto grau de efetividade e satisfação entre os médicos e seus pacientes”, afirma.
Coringas da dermocosmética
Para Daniel Coelho, coordenador de marketing da Evonik em Care Solutions América Central e do Sul, as novas rotinas de skincare têm ganhado relevância no Brasil e essa tendência deve se manter mesmo após a pandemia. “O hábito de cuidar de si e criar momentos de relaxamento, incluindo experiências sensoriais mais agradáveis, estará presente na vida do consumidor que, mais informado, tem buscado por produtos eficazes, seguros e sustentáveis”.
Daniel Coelho, coordenador de marketing da Evonik em Care Solutions América Central e do Sul
Nesse cenário, Coelho destaca as ceramidas, que ganham destaque como o ingrediente que prepara a pele, já que recupera sua barreira e a deixa saudável para receber os outros ativos que trarão benefícios adicionais, como o Retinol e os Alfa-hidroxiácidos (AHAs).
Do portfólio de ceramidas da Evonik, o destaque é o SK-Influx® para o cuidado da pele do rosto. O produto é apresentado na forma de um concentrado lipídico idêntico à pele, com benefícios comprovados, que ajuda a recompor a estrutura da barreira cutânea, reparando sua função protetora e hidratação. “A mistura concentrada de diferentes tipos de ceramidas, colesterol, ácidos graxos livres e fitoesfingosina torna o SK-Influx® ideal para produtos de cuidados pessoais com capacidades únicas de restauração, especialmente para o combate dos sinais de envelhecimento, pele seca ou sensível”, explica Coelho.
Nas linhas de AHAs e Retinol da Evonik, segundo Coelho, o diferencial está na eficácia combinada com suavidade e segurança para a pele, pois apresentam potencial de irritação muito menor que as versões tradicionais. O ROVISOME® Retinol Moist Pro, com ativo encapsulado, por exemplo, garante a estabilização e eficácia aprimoradas do retinol para as camadas mais profundas da pele, excelentes propriedades de combate a rugas, diminuição da sensibilidade da pele e hidratação superior, além de ser livre de BHA e BHT.
“Na linha de alfa-hidroxiácidos TEGO® RenewHA destacamos um amplo portfólio de grades mais suaves para esfoliação segura, com baixo potencial de irritação em comparação aos AHAs tradicionais e com propriedades umectantes superiores, garantindo maior retenção de água”, afirma Coelho, acrescentando que, além de apresentar benefícios da ação esfoliante e renovação celular, estes ingredientes contribuem para melhor hidratação e aparência da pele.
Mais informações sobre esses e outros ingredientes podem ser acessadas em intoBeauty®, plataforma da Evonik que reúne todas as informações de produtos e conceitos da área de Personal Care.
Peptídeo transformador
Desde seu lançamento pela Lubrizol, há 20 anos, milhões de consumidores em todo o mundo têm usado formulações com Argireline peptide, considerado uma alternativa tópica e segura aos procedimentos estéticos invasivos para combater sinais de envelhecimento precoce. A empresa, entretanto, continuou os estudos e acaba de lançar uma versão “mais verde” e com propriedades mais completas: o Argireline® Amplified peptide, um hexapeptídeo multifuncional com intensa e completa ação antienvelhecimento.
“O peptídeo transforma visivelmente a pele cansada, opaca e envelhecida deixando-a com uma aparência mais jovem, saudável e luminosa. Além disso, é o primeiro produto a focar no relaxamento muscular, a partir do momento que causa o relaxamento mais rápido nos músculos, ajudando a recuperar a aparência da pele”, explica Cláudio Ribeiro, especialista em aplicação e desenvolvimento em skin care da Lubrizol Life Science.
Cláudio Ribeiro, especialista em aplicação e desenvolvimento em skin care da Lubrizol Life Science
Segundo Cláudio, diferentes testes realizados com o Argireline® Amplified peptide demonstraram a sua eficácia em atrasar e reverter os efeitos do envelhecimento em todas as camadas da pele. Em testes in vivo, observou-se o rejuvenescimento da aparência da pele em 5 anos em apenas 5 dias de tratamento com 5% do ingrediente.
Além do efeito antirrugas melhorado, Cláudio destaca que o peptídeo demonstrou múltiplos benefícios para a pele: menor rugosidade, redução de linhas finas, melhor isotropia, efeito lifting, aumento de volume, maior firmeza e elasticidade, redução da fadiga e pele mais radiante.
Seguindo a filosofia da Lubrizol na produção de ingredientes mais naturais e seguros, o Argireline® Amplified peptide foi pensado e produzido de acordo com os princípios da química verde, tendo 99,5% do seu conteúdo de origem natural. Além disso, possuindo múltiplas funções, reduz a necessidade de mais produtos, poupando energia e evitando resíduos, o que contribui também para minimizar a pegada ambiental.
“Ao olhar e entender as necessidades do mercado, atendendo as expectativas e preferências dos consumidores, tornou-se imprescindível simplificar os cuidados da pele e reduzir o desperdício. Chegou a hora de ingredientes multifuncionais e amigos do ambiente para simplificar rotinas e reduzir o nosso impacto negativo sobre o planeta. E é exatamente isso que o novo Argireline® Amplified peptide oferece: propriedades mais amplas e mais verde do que nunca”, completa Cláudio.
Sistema endocanabinoide
“Como temos estudado, um número crescente de pessoas sofre de problemas de pele. Aproximadamente 50% das pessoas percebem sua pele como sensível. Em algum momento, praticamente todos sofrem com irritações na pele, vermelhidão e coceira”, afirma Vanessa Arruda, gerente técnica de Beauty & Personal Care, Home Care e I&I da IMCD, destacando a importância de ingredientes como o AnnonaSense CLR™, ativo obtido da fruta Annona cherimola, que desativa o sistema endovanoide (SEV) e ativa o sistema endocanabinoide (SEC), reduzindo os problemas de pele como a dermatite atópica, e sensibilidade.
Vanessa Arruda, gerente técnica de Beauty & Personal Care, Home Care e I&I da IMCD
Vanessa explica que o AnnonaSense CLR™ foi projetado para fornecer à pele os meios para estabelecer um equilíbrio homeostático sustentável, melhorando o bem-estar e a saúde da pele. Sua ação adaptogênica ajuda o SEC, ativando o receptor CB2. AnnonaSense CLR™ permite que a pele reestabeleça o equilíbrio, se tornando menos sensível e mais saudável”.
Estudos in vitro e in vivo demonstram que o ativo fornece à pele os meios para alcançar e manter a homeostasia saudável, o que melhora a saúde da pele e o bem-estar geral. A grande vantagem do ingrediente, segundo Vanessa, é ativar o sistema endocanabinoide sem ser um derivado canabinoide, podendo ser utilizado no mercado brasileiro sem restrições regulatórias.
A executiva comenta, ainda, que um dos efeitos da pandemia foi a queda na procura de tratamento em clínicas de estética, bem como o aumento no número de consumidores que passaram a dedicar mais tempo com autocuidado, fato que elevou a demanda por cosméticos para uso domiciliar. Para compor esses produtos, ela indica um retinoide antienvelhecimento suave, seguro e eficaz, o Granactive™ Retinoid®, éster derivado da vitamina A alternativo aos retinoides tradicionais, mas com menor potencial de irritação.
“A aplicação de Granactive™ Retinoid® promove a renovação da pele, atenua linhas de expressão, uniformiza o tom da pele, reduz manchas induzidas por UV e não causa fotossensibilidade, vermelhidão ou descamação”, garante Vanessa. Estudos clínicos demonstraram a redução de linhas de expressão e rugas após 14 dias de aplicação.
Mais hidratação, menos rugas
Oferecer ativos inovadores que busquem o cuidado e a beleza da pele é um dos grandes objetivos da Galena, que distribui com exclusividade os produtos da Oat Cosmetics no Brasil. A farmacêutica Flavia Semighini, sugere o AvenaPLex, um complexo lipídico que tem um efeito comprovado na fisiologia da pele devido ao seu perfil molecular.
Flávia Semighini, farmacêutica da Galena
Segundo Flávia, o AvenaPLex apresenta, por meio de sua complexa composição lipídica, que tem a capacidade de reparar, renovar e proteger rapidamente a barreira lipídica da pele, ajudando a prevenir os sinais de envelhecimento. Ele é composto por um complexo de lipídios idênticos à pele, incluindo ceramidas, fosfatidilcolina e fosfatidiletanolamina, que proporcionam proteção a curto e longo prazo da pele envelhecida.
“AvenaPLex também contém moléculas ativas de superfície poderosas para auxiliar na rápida absorção de moléculas benéficas para a pele, suplementando imediatamente os lipídios da pele, auxiliando no fortalecimento da derme, prevenindo a perda de elasticidade e firmeza, além de atuar auxiliando na reparação dos danos”, destaca Flávia. Estudos demonstraram que o AvenaPLex aumenta significativamente a hidratação após 28 dias de uso.
Flávia observa, ainda, que as rugas e linhas de expressão aparecem como resultado de anos de micro contrações musculares repetitivas, sendo que um dos métodos mais utilizados para combatê-las é o uso de injeções de neurotoxinas, apresentando uma alternativa cosmética que atua na pele modulando a contração muscular sem paralisá-la: o Munapsys™, ativo botulinum like desenvolvido pela Lipotrue.
“O Munapsys™ é um peptídeo inovador e único, capaz de atuar tanto nas vias pré e pós-sinápticas da contração muscular, quanto em uma nova proteína SNARE (Munc-18)”, afirma Flavia, acrescentando que o ativo demonstrou modular a contração muscular em uma cocultura de neurônios e células musculares humanas, com uma boa recuperação após a remoção do ingrediente ativo, demonstrando não paralisar o músculo. Testes clínicos também demonstraram uma melhora significativa da rugosidade média e do relevo médio, além da profundidade máxima de rugas, em apenas 14 dias.
Munapsys™ melhora a aparência das rugas em 14 dias
Ingredientes encapsulados
Paulo Hennies, representante de desenvolvimento e vendas da Lipid Ingredients & Technologies, comenta que o encapsulamento de ingredientes ativos se tornou uma ferramenta popular na indústria de cosméticos e cuidados pessoais, seguindo a tendência contínua de produtos de consumo mais seguros, de alto desempenho e mais sofisticados. Como exemplo de um novo e inovador sistema de transporte para ingredientes ativos cosméticos hidrofílicos, destaca o Natipide® Eco, baseado exclusivamente em matérias-primas naturais e aprovado COSMOS.
Paulo Hennies, representante de desenvolvimento e vendas da Lipid Ingredients & Technologies
Projetado como um concentrado pré-lipossomal, Natipide® Eco forma lipossomas estáveis ao ser, simplesmente, misturado com água. “Um grande diferencial é que, em contraste com os procedimentos convencionais de encapsulação lipossomal, nenhum equipamento especial é necessário para formar lipossomas carregados, com um tamanho médio de partícula em torno de 200 nm”, explica. Além disso, Natipide® Eco tem como componentes-chave os fosfolipídios, que melhoram o transporte de ingredientes ativos hidrofílicos na pele, tanto por meio da fluidização da barreira cutânea como pelo transporte lipossomal. Confira aqui como lipossomas podem ser preparados de forma bastante simples.
O executivo também chama a atenção para o fato de que dissolver um fosfolipídio em um solvente adequado pode, às vezes, ser uma etapa de produção demorada. Para tornar mais fácil e rápido o processo de formulação com fosfolipídios, ele indica a linha PHOSAL® de fosfolipídios líquidos, desenvolvida pela Lipoid Kosmetik, destacando o PHOSAL® 40 IP, ingrediente aprovado COSMOS que contém 40% de fosfatidilcolina insaturada (não-OGM), dissolvida em óleo de semente de girassol orgânico. Esta composição única resulta em uma solução oleosa castanho claro, que pode ser facilmente incorporada em todos os tipos de produtos leave-on e enxaguáveis.
Segundo Hennies, o PHOSAL® 40 IP possibilita a pronta dissolução de um ou mais ingredientes ativos lipofílicos e facilita a sua incorporação na formulação cosmética final. “Sua elevada estabilidade, associada às suas excelentes propriedades de solubilidade, permitem a combinação do PHOSAL® 40 IP com uma ampla gama de ativos lipofílicos, como vitaminas A, E e D, alfa-bisabolol, coenzima Q10 e betacaroteno, entre outros, além de óleos fixos e essenciais, assim como diversos extratos botânicos lipofílicos”.
Para prevenir ou reparar danos à barreira protetora natural da pele, a indicação de Hennies é a tecnologia SLM Skin Lipid Matrix®, da Lipoid Kosmetik. “Graças à combinação única de lipídios essenciais organizados em estruturas lamelares, os produtos da linha SLM Skin Lipid Matrix® são capazes de mimetizar a matriz lipídica da pele, promovendo a regeneração da barreira cutânea e a proteção da pele, simultaneamente proporcionando um excelente sensorial à formulação final”, descreve, destacando o SLM Eco®, produto natural, não-OGM e aprovado COSMOS, que é composto por triglicerídios, esqualano, ceramida 3, fitoesteróis e fosfolipídios obtidos de girassol.
Tratamentos direcionados
Ana Paula de Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia, reforça que, como efeito da Covid-19, a preocupação com a pele aumentou entre os consumidores, que passaram a ter novas rotinas de cuidados faciais, que incluem uma combinação de cuidados básicos e tratamentos direcionados.
Ana Paula de Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia
Como exemplo de tratamentos direcionados, Ana Paula destaca que o Grupo Solabia lançou este ano o FucoLife® GR, um ingrediente ativo ecodesenvolvido, disponível em forma de pó e sem conservantes, especialmente dedicado à pele muito seca e hipersensível das mulheres na menopausa. “Com o uso deste ativo a pele fica mais confortável e irradia juventude neste período particular da vida de uma mulher, reduzindo as sensações de desconforto e permitindo uma melhora na autoestima e no humor”.
Ana Paula também observa que os consumidores, homens e mulheres, aumentaram a frequência de uso de produtos para pele, sendo que grande parte incluiu mais produtos em sua rotina e pretendem mantê-la após a pandemia. Além disso, a preocupação em ter uma pele saudável e sem rugas está começando cada vez mais cedo. Para atender essa demanda de mercado, o Grupo Solabia desenvolveu o ativo inovador Essenc’Age®, um ingrediente ativo composto por algas marrons orgânicas e colhidas em um local classificado como uma reserva da biosfera pela UNESCO. “Ele atua como um verdadeiro protetor celular para ajudar a pele a se adaptar às mudanças relacionadas ao envelhecimento e ao meio ambiente, reduzindo significativamente os primeiros sinais de envelhecimento, lutando efetivamente contra os sinais de fadiga e com testes in vivo em homens e mulheres”.
“A maioria das pessoas também está lavando e hidratando o rosto com mais frequência do que na pré-pandemia e, mesmo com mais tempo para se cuidar, ainda existe uma procura para produtos multifuncionais”, afirma Ana Paula, que indica para a composição desses tipos de produtos, o Fucogel®, best seller mundial da companhia há mais de 30 anos, que proporciona ação calmante, hidratante, antiaging, reestruturante e ainda traz um sensorial diferenciado para as formulações cosméticas. “Neste ano, desenvolvemos um site específico para esse ativo que é referência no mercado cosmético”, completa.
Beleza é estar bem
Mariana Yamamoto, gerente de marketing e produtos skin care da Chemyunion, cita estudos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que revelou um aumento de 90% nos casos de depressão, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que demostrou que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa. “A pandemia elevou a busca por saúde, tanto física como mental, e a ritualização das rotinas de beleza e cuidados pessoais se transformou em uma fuga da instabilidade, preocupação, ansiedade e depressão que o mundo veio presenciando”, reforça.
Mariana Yamamoto, gerente de marketing e produtos skin care da Chemyunion
A executiva também cita dados da Mintel, segundo os quais 86% dos consumidores buscam por produtos que ajudem a aliviar o estresse e a ansiedade, 55% deles continuaram a priorizar a aparência mesmo dentro de casa e 26% passaram a fazer seus próprios cosméticos.
“Pensando nessas novas rotinas, é fundamental elencar ingredientes que ofereçam alta eficácia, segurança e facilidade de manipulação”. Mariana indica o Emulfeel® SGP, um emulsionante a frio, com alto grau de vegetalização desenvolvido pela Chemyunion, que proporciona sensorial sofisticado e fórmulas minimalistas para cremes e loções. “Por causa dessa característica, o ingrediente facilita o desenvolvimento de cremes de fácil incorporação de ativos, inclusive pelos consumidores”.
Para agregar ainda mais valor aos rituais de cuidados faciais, Mariana indica também dois ativos dermocosméticos da Chemyunion, que possibilitam elaborar produtos sob medida: o ativo firmador Agen, para o tratamento de linhas de expressão e rugas, e Physavie®, um ativo anti-inflamatório capaz de acalmar a pele de irritações ou coceiras.
“Agen é uma combinação sinérgica de extrato de maçã e extrato supercrítico de gengibre, que atua contra os sinais do envelhecimento, por meio da regulação epigenética, melhorando a firmeza e elasticidade da pele, além de reduzir rugas e estimular a renovação e diferenciação celular, garantindo uma pele mais jovem e saudável”, explica Mariana.
Registro fotográfico de voluntária, antes e pós o uso de 2% de Agen por 60 dias
Já o Physavie® é um extrato da planta Physalis angulata obtido por CO2 supercrítico, tecnologia de extração de ponta que permite obter extratos altamente concentrados.
Em avaliação clínica, Physavie® demonstrou propriedades calmantes comparáveis à hidrocortisona, sem apresentar efeitos adversos. Além disso, o ativo apresenta ação antiprurido e calmante, essenciais para pele sensível ou sensibilizada.
Avaliação clínica do efeito calmante na pele com Physavie® em comparação com a hidrocortisona
Proteção contra danos celulares
“Os consumidores estão se concentrando em produtos que incorporam atributos benéficos para a pele e que apresentem funções adicionais de hidratação, proteção solar ou promoção de vitalidade e saúde”, pontua Gabriela Mastelaro, gerente de negócios da Kobo.
Gabriela Mastelaro, gerente de negócios da Kobo
Para a executiva, após o boom de rotinas de skin care super extensas e detalhistas, hoje o movimento é inverso e tendências como o skip care, que preza por produtos cada vez mais multifuncionais, estão em alta. “Por esse motivo é importante ter nas formulações ingredientes que são capazes de fornecer à pele diversos benefícios, tornando a rotina de skin care simples, mas completa”.
Com foco nessa tendência, a Kobo traz o Sunboost ATB Natural, que apresenta uma composição rica em ingredientes anti-irritantes, anti-inflamatórios e antioxidantes e com certificação Ecocert. “Ele foi inicialmente desenvolvido para proteção solar e os resultados de nossos estudos mostram um efeito booster de FPS e UVA de cerca de 30%, quando usado nas concentrações recomendadas”.
Além de potencializar as formulações de proteção solar, o Sunboost ATB Natural também pode ser utilizado em hidratantes, máscaras faciais e outros produtos por auxiliar na proteção contra radicais livres e danos celulares. “A combinação do óleo de argan com acetato de tocoferila e bisabolol foi feita de forma a garantir a sinergia ideal e máxima eficácia”, completa.
Elastômero 80% de origem natural
“Os consumidores estão cada vez mais inclinados a buscar produtos ecologicamente corretos. No mercado de beleza, o desafio é combinar a tendência de produtos ‘verdes’ aos fatores tradicionais, tais como eficácia, preços, conveniência e aspectos sensoriais”, observa Isabella Moraes, gerente de P&D para a América Latina da Elkem, que entendendo esse cenário, lançou em 2020 uma série de géis elastoméricos de silicone de alto desempenho para cuidados com a pele, maquiagem e cabelos.
Isabella Moraes, gerente de P&D para a América Latina da Elkem
Isabella destaca o PURESIL™ ORG01, um elastômero de silicone disperso em um alcano C13-15 de base vegetal, obtido a partir da cana-de-açúcar de origem sustentável por meio de um processo de fermentação, seguido de hidrogenação. De acordo com a ISO16128, o alcano C13-15 é uma conversão 100% de fonte natural. “Como o teor de elastômero de silicone sendo de 10% a 20%, o PURESIL ™ ORG01 tem 80% de origem natural. Além disso, o bagaço da cana-de-açúcar é utilizado para cogeração elétrica e consequente minimização de sua pegada de carbono”, explica.
Processo de obtenção do PURESIL™ ORG01 a partir da cana-de-açúcar
“A série PURESIL™ é excelente para fornecer o diferencial sensorial que pode transformar uma formulação básica em uma com toque de luxo”, garante Isabela, que acrescenta que a linha é projetada com tamanhos de partículas menores, de 5 a 10 vezes em comparação com os principais benchmarks, o que permite uma melhor formação de filme, cobertura uniforme e efeito de disfarce de rugas.
No caso específico do PURESIL™ ORG01, ele mantém a eficácia do desempenho dos géis de elastômero tradicionais à base de silicone. “O alcano derivado da cana-de-açúcar, tem boa compatibilidade com muitos ingredientes cosméticos comumente usados. Sua rápida absorção na pele proporciona um perfil sensorial semelhante ao Ciclopentasiloxano (D5). Após a aplicação, PURESIL ™ ORG01 pode dar à pele seca, áspera e escamosa os atributos de uma pele mais jovem e saudável, com uma sensação sedosa e macia, linhas finas diminuídas e um brilho natural”.
Comparação de aparência visual do efeito de disfarce de rugas entre a pele nua, tratada com PURESIL ™ ORG01, PURESIL ™ BSG-5040 (elastômero em D5) e a referência comercial líder (elastômero em D5)
“O PURESIL ™ ORG01 é o ingrediente perfeito para os formuladores atenderem às necessidades dos consumidores de hoje, que buscam cuidados com a pele, ecologicamente corretos e responsáveis, com um impacto positivo no meio ambiente, permitindo que as marcas e formuladores se diferenciem, por meio de melhorias de desempenho e participação na tendência de sustentabilidade global, que molda o futuro da indústria de cuidados de beleza”, completa Isabella.
Eficácia clínica
Pesquisa da Mintel, realizada no ano passado entre os consumidores brasileiros usuários de internet com 16 anos ou mais, aponta que os dermocosméticos são associados a produtos que oferecem eficácia clínica e posicionamento premium no canal farmacêutico. “Em comparação aos cosméticos regulares, os consumidores tendem a pensar que os dermocosméticos são produtos mais relacionados ao uso médico ou de um especialista em cuidados com a pele”, diz o estudo. Ao realizar a análise TURF (Alcance e Frequência Totais Não-Duplicados), que identifica a combinação de características, atributos ou mensagens que atrairão o maior número de entrevistados únicos, 54% dos consumidores esperam que os dermocosméticos sejam aprovados por dermatologistas, e outros 24% esperam que esses produtos sejam formulados para determinados problemas de pele, disponíveis somente em farmácias/drogarias, tenham comprovada eficácia clínica e cujos preços são mais altos do que os de cosméticos regulares.
Na avaliação da empresa global de pesquisas, as marcas podem se aliar a dermatologistas para atrair público sênior nas redes sociais. Entre 764 mulheres entrevistadas no levantamento, quanto maior a idade, maior a percepção de que dermocosméticos são associados a produtos aprovados por dermatologistas, indicando que para esse público o respaldo médico é importante na hora de comprar ou usar esse tipo de produto.
O estudo mostrou ainda que os consumidores que declararam ter pele sensível são os que mais associam que associam dermocosméticos a produtos formulados com menos ingredientes, correspondendo à maioria dos consumidores, de acordo com o problema de pele, que concordaram com essa associação.
A Mintel também constatou que produtos que ofereçam benefícios múltiplos são interessantes para consumidores que têm mais de um problema de pele.
“Uma análise mais detalhada por repertório de problemas de pele de acordo com as informações dos consumidores entrevistados, é possível afirmar que quanto mais problemas de pele os consumidores têm, mais eles se tornam engajados com o uso de dermocosméticos”, afirma o estudo, indicando que as marcas podem associar benefícios importantes para diferentes problemas ou condições de pele em um único produto.