Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e Tecnologia DestaqueInteligência Artificial diagnostica câncer de pele com ‘precisão dos dermatologistas’

Inteligência Artificial diagnostica câncer de pele com ‘precisão dos dermatologistas’

  • Written by:

A inteligência artificial (IA) agora pode avaliar a gravidade do câncer de pele com “precisão como os dermatologistas”, afirma um novo estudo da Universidade de Gotemburgo.

Pesquisadores com sede na Suécia desenvolveram um algoritmo que determina se um melanoma de pele é invasivo e está em risco de se espalhar, ou em seu estágio inicial e confinado à epiderme.

A tecnologia foi testada em mais de 900 imagens dermatoscópicas de melanoma antes de ser testada em 200 imagens de melanoma de câncer de pele que foram diagnosticadas por um dermatopatologista.

De acordo com a equipe, o algoritmo também obteve o mesmo resultado de sete dermatologistas independentes ao classificar a gravidade de um melanoma.

“Nenhum dos dermatologistas superou significativamente o algoritmo de ML”, disse Sam Polesie, pesquisador da Universidade de Gotemburgo e médico especialista do Hospital Universitário Sahlgrenska.

Os cientistas preveem que o algoritmo pode apoiar os cirurgiões em termos de quão extensa deve ser uma operação para remover o câncer. “Os resultados do estudo são interessantes e a esperança é que o algoritmo possa ser usado como suporte à decisão clínica no futuro. Mas é preciso refinar ainda mais, e estudos prospectivos que monitoram os pacientes ao longo do tempo também são necessários”.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Cosmetics Business 17.02.2021

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros