Limpeza facial ganha importância na rotina de skincare

Pandemia acelerou inovações e produtos ganharam novos apelos
Por Estela Mendonça
O mercado global de produtos de limpeza facial sentiu os reflexos da pandemia da Covid-19. Em 2020, as vendas retraíram 1,7% em relação a 2019, totalizando US$ 17,58 bilhões. De 2014 a 2019, entretanto, as vendas haviam saltado de US$ 13, 91 bilhões para US$ 17,89 bilhões, um crescimento de 28,6%, segundo a Euromonitor International, que prevê que o segmento voltará a crescer e atingir US$ 20,45 bilhões em 2024. Com 10,1% de participação, a L’Oréal lidera o ranking global de vendas desses produtos.
A pandemia também impactou o mercado brasileiro de produtos para limpeza facial em 2020, que registrou vendas de R$ 1,16 bilhão, um recuo de 2,2% em relação em 2019, interrompendo um período de notável elevação de 29,8% entre 2014 e 2019, segundo a Euromonitor. Para os próximos anos, é esperado um crescimento tímido, devendo atingir R$ 1,27 bilhão em 2024. Liderando o ranking brasileiro de fabricantes, L’Oréal detém participação de 14,6%.
Mudança de hábitos
De acordo com pesquisa realizada pela Mintel, em dezembro de 2020, 59% dos brasileiros disseram que durante a pandemia de Covid-19 passaram a limpar o rosto de forma diferente para se certificarem de que estava completamente limpo. Amanda Caridad, especialista sênior de beleza e cuidados pessoais da empresa de pesquisas, cita como exemplo que as pessoas passaram a usar um produto mais potente ou adicionaram um passo extra na limpeza. Além disso, grande parte pretende manter este hábito mesmo depois de a pandemia terminar.

Amanda Caridad, especialista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel
Pesquisa contínua da Mintel, que monitora os sentimentos, hábitos e comportamentos dos brasileiros durante a pandemia de COVID-19, desde março de 2020, 84% dos brasileiros afirmaram estar utilizando máscara facial em público. “Considerando que os brasileiros têm pele predominantemente oleosa ou mista, o uso da máscara facial pode aumentar a produção de sebo, oleosidade e acne. As marcas podem guiar os consumidores na escolha desses produtos, desenvolvendo formulações que ofereçam limpeza profunda da pele, ao mesmo tempo em que ajudam a equilibrar a microbiota para evitar o surgimento de acne”, sugere Amanda.
Sem álcool
Fernanda Soro, gerente de marketing sênior Latam da Sensient Cosmetic Tecnhologies, comenta que dados de mercado apontam que a brasileira está aprendendo a cuidar do rosto. “Atualmente a limpeza adequada, primeiro passo de um ritual de beleza cutâneo, tem conquistado popularidade por ser uma necessidade mandatória para uma população com predominância de pele que vai de mista a oleosa”.
Considerando o desenvolvimento de limpadores faciais, Fernanda lembra que os solubilizantes são de extrema importância para a incorporação de substâncias hidrofóbicas em formulações aquosas, indicando opções da Sensient para formulações com o teor reduzido de álcool (ou sem álcool), que atendem a tendência global de “redução do uso de etanol”.

Fernanda Soro, gerente de marketing sênior Latam da Sensient
Um best seller da empresa, segundo Fernanda, é o SOLUBILISANT LRI®, um blend único de surfactantes, não iônico, que permite substituir o álcool pela água. Apresentando baixa viscosidade, facilita a aplicação nas formulações, minimiza pegajosidade e espuma, além de solubilizar concentrados de perfume, óleos essenciais, vitaminas e outros ingredientes oleosos de cosméticos sem álcool.
Outra indicação da Sensient é o NATPURE® SOL CRYSTAL, lançado em 2020. “É a grande inovação verde da categoria. Patenteado, biodegradável e composto por 91% de ingredientes de origem natural, o ingrediente foi desenvolvido para inspirar a criação de demaquilantes e água micelares sustentáveis, com alta performance e que promovam bem-estar”, ressalta, informando que também apresenta baixa viscosidade, e a possibilidade de obter microemulsões estáveis e transparentes com baixa porcentagem de uso.
Fernanda salienta, ainda, que a multifuncionalidade tem ganhado espaço na categoria limpadores faciais. Especialmente em época de crise econômica, os consumidores buscam por produtos all-in-one, que economizam tempo e dinheiro, favorecendo o surgimento de versões turbinadas de limpadores faciais que, além de higienizarem a pele, oferecem algum tipo de tratamento ou prevenção.
“Já faz alguns anos que estamos vivenciando a tendência de cuidados com a pele antipoluição. Nesse contexto, o carvão ativado tornou-se um ‘hero ingredient’, conhecido por ser um filtro natural com alta capacidade de absorção, sendo largamente usado na elaboração de produtos para o controle de oleosidade, remoção das impurezas mais profundas e diminuição dos poros”, afirma. Fernanda cita que como exemplo desde as famosas máscaras faciais detox, esfoliantes até águas micelares com o ativo. Nesse caminho, a Sensient oferece o seu VEGETABLE CHARCOAL, um novo grau fino de carvão, com tamanho reduzido de partícula, que o torna extremamente eficaz em formulações de limpeza profunda. “Nosso carvão vegetal é de origem sustentável, extraído das turfeiras europeias, não contém bambu e pode ser adquirido em pó ou dispersão”, garante.
Biotecnologia natural
Como forte parceira da indústria de Personal Care, a Evonik destaca dois produtos do seu portfólio que atendem o segmento de limpadores faciais: O RHEANCE® One e o dermosoft® decalact sebum MB. Segundo Daniel Coelho, coordenador de marketing da área Care Solutions para a América Central e do Sul, o RHEANCE® One é um biossurfactante que oferece limpeza eficiente e ao mesmo tempo suave, com ótimo perfil de sustentabilidade, unindo os benefícios mais procurados pelos consumidores com a facilidade de aplicação e manuseio pelos formuladores.
“Multifuncional, o RHEANCE® One apresenta excelente suavidade para a pele e mucosas e é altamente eficiente na solubilização de vários óleos essenciais, fragrâncias e aromas. Quando testado com maquiagem de longa duração para rosto e olhos, demonstrou excelente desempenho na remoção de maquiagem comparado a outras alternativas”, destaca Coelho.

Daniel Coelho, coordenador de marketing da área Care Solutions para a América Central e do Sul
Fabricado por um processo biotecnológico totalmente natural, RHEANCE® One é um produto à base de ramnolipídeos para uso em aplicações como limpeza facial, lenços umedecidos e cuidados bucais. Disponível como uma solução aquosa de baixa viscosidade, é simples de manusear e de processar, permitindo adaptações na espuma e viscosidade para atender aos requisitos específicos de formulação através do ajuste do valor do pH.
Já o dermosoft® decalact sebum MB é um ingrediente multifuncional de origem natural, com aprovação COSMOS, que apresenta ação antimicrobiana, antioleosidade e adstringente, para limpeza suave da pele. É indicado para a limpeza do rosto, produtos leave on ou de cuidados especiais para peles oleosas ou mistas, incluindo as que possuem tendência a manchas.
De acordo com Coelho, o ingrediente ativo tem ação sobre várias condições da pele, como regulação da produção de sebo, tamanho de poros, crescimento bacteriano e vermelhidão. É capaz de limpar as impurezas sem afetar a barreira de proteção, ajudando a restabelecer a pele saudável.
“Com estas soluções, a Evonik vai ao encontro da tendência de produtos para a limpeza da pele que ofereçam não apenas o desempenho funcional de limpeza eficiente e suave, mas também benefícios adicionais combinados com perfil mais natural e sustentável”, completa.
Produtos 100% BCI
Para Maria Sílvia Marelli, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento para o Mercosul da Stepan, as preocupações sociais e ambientais, sempre em transformação, apresentam seus desafios, mas também oportunidades. “A Stepan abraça uma visão ampla em sustentabilidade e está unicamente posicionada para fazer parcerias com os clientes e entregar produtos que equilibrem as necessidades da crescente população, com metas em sustentabilidade ambiental. Nosso objetivo é disponibilizar matérias primas para cosméticos, oferecendo um total de 25 produtos 100% BCI (índice de carbonos biorrenováveis)”, afirma.

Maria Sílvia Marelli, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento para o Mercosul da Stepan
Maria Sílvia cita como exemplo de produtos 100% BCI o STEPAN-MILD® L3, produto da reação entre álcool láurico e ácido lático. “A adição de apenas 1% em formulações de produtos de cuidados pessoais garante uma espuma mais densa e suave, proporcionando benefícios sensoriais para uma experiência enriquecedora, diferencial que o consumidor espera ver em constante evolução agregando benefícios para a pele”.
Para compor a formulação de um sabonete facial com suavidade, espuma rica e viscosidade adequada, a Stepan desenvolveu uma linha de tensoativos anfóteros especiais, com benefícios diferenciados, que podem ser utilizados tanto como tensoativos primários, como secundários, como é o caso do AMPHOSOL® CS-50, esse anfótero de fontes vegetais, trata-se de uma Hidroxisultaína. “Ele é ideal para produtos transparentes e pode ser utilizado em formulações com diferentes ranges de pH”.
A gerente da Stepan também destaca o produto NINOL® CAA, obtido a partir de cadeias C12-C14 saturadas de origem vegetal, que permite a solubilização de fragrâncias e ainda promove excelente desempenho na construção de viscosidade e na estabilização de espuma. Em níveis de concentração reduzidos, este tensoativo não-iônico multifuncional tem performance superior quando comparado a amidas e betaínas tradicionais. “NINOL CAA é uma solução ecológica para afirmações free from, que atendem às expectativas de inovação de produtos cosméticos”, acrescenta.
A combinação desses ingredientes, proporciona o desenvolvimento de produtos de cuidado facial premium e inovadores. “A Stepan dispõe de um banco de dados de formulações dirigidas ao mercado brasileiro, que atendem a performance esperada pelo consumidor e em seu desejo por uma experiência sensorial diferenciada”, complementa Maria Sílvia.
Peles sensíveis
Um tensoativo aniônico de alta suavidade e livre sulfatos é a indicação para produtos de limpeza facial de Natália Carvalho Scagliusi, especialista de produto de Personal Care da IMCD Brasil: Iselux™, que foi desenvolvido pela fabricante Innospec e que no país é distribuída com exclusividade pela IMCD, sendo um produto inovador alinhado às necessidades e demandas de mercado.

Natália Carvalho Scagliusi, especialista de produto de Personal Care da IMCD Brasil
“Uma das principais características de Iselux™ é a alta suavidade, sendo ideal para a limpeza de peles sensíveis”, afirma Natália, que destaca que o produto é biodegradável e de origem natural e fontes renováveis. Derivado dos óleos de palmas e coco, o tensoativo da Innospec também se diferencia pelo alto grau de vegetalização, aproximadamente 80%. O que está alinhado com o posicionamento da IMCD de trabalhar com parceiros e produtos que tem preocupação com a sustentabilidade em seu posicionamento estratégico.
A especialista da IMCD também aponta vantagens para o formulador, entre elas o fácil manuseio, a estabilidade em ampla faixa de pH e a excelente solubilidade em água, garantindo formulações de alta transparência, além de possibilitar fácil espessamento, apresentando excelente sinergia com eletrólitos, betaínas e compatibilidade com os principais espessantes de mercado. “Ele promove uma espuma volumosa e cremosa, característica muito valorizada pelos consumidores”.
Em testes realizados pela Innospec comparando o Iselux™ com os principais tensoativos do mercado, os resultados demonstraram a suavidade do produto na pele. “O time da IMCD Brasil está à disposição para uma apresentação mais detalhada sobre este produto ou para uma discussão aprofundada sobre projetos exclusivos”, finaliza.

Teste demonstrou a suavidade do Iselux™ comparado com os principais tensoativos do mercado
Ação detox
Stelly Correia Costa, gerente de Desenvolvimento de Negócios Active Ingredients para a América Latina da Clariant, lembra que uma das palavras mais pesquisadas em 2020 foi “limpeza”, como consequência da pandemia, e aposta que ela continuará valorizada nos próximos anos. “Muitos consumidores já tinham rotinas estabelecidas de limpeza facial e outros criaram seus momentos de cuidado com o rosto, principalmente devido ao intensivo uso de máscaras, que pode causar problemas na pele, como irritação e acne, que até ganhou um nome próprio: maskne”.

Stelly Correia Costa, gerente de Desenvolvimento de Negócios Active Ingredients para a América Latina da Clariant
Como esses produtos precisam ser eficientes e suaves, uma vez que o rosto é uma região bastante sensível, a Clariant Active Ingredients desenvolveu o ativo BioDTox®, uma combinação de ingredientes naturais que estimulam a eliminação de toxinas da pele e a protegem contra o efeito oxidativo causado pelos radicais livres. Segundo Stelly, sua composição reúne bioflavonoides de frutas cítricas, poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres; aloe vera, rica em polifenóis com ação antibacteriana, antioxidante e fortalecedora do sistema imunológico, e brócolis, importante fonte de sulforafano, conhecido especialmente por ativar a via de detoxificação Nrf-2, ajudando a eliminar toxinas e a proteger a pele do estresse oxidativo.
BioDtox® promove uma limpeza profunda sem agressão, além de diminuir a capacidade dos poluentes se aderirem à pele. Ele pode ser usado em uma série de fórmulas, como produtos para limpeza diária e proteção da pele, sabonetes, séruns, águas micelares, loções, máscaras e outros produtos com a função detox e antipoluição. “Após uma aplicação, já é possível ver a melhora de 18% na radiância da pele exposta a agentes contaminantes. Em pouco tempo, outros efeitos se tornam perceptíveis: controle de oleosidade, menor descamação e redução dos poros”, garante Stelly. Confira aqui sugestão de formulação de água micelar.
Adicionalmente ao ingrediente ativo BioDtox®, Thiago Magalhães, gerente técnico de Personal Care para a América Latina da Clariant, pontua que é preciso também entregar ao consumidor uma formulação eficiente e, ao mesmo tempo, suave e gentil para a pele. “Indicamos a linha de tensoativos suaves GlucoTain®, feita à base de açúcar (índice de carbono renovável de 95%), que oferece benefícios sensoriais surpreendentes, que podem ser aplicados a uma ampla gama de produtos para cuidados da pele com enxague”. O ingrediente também possui excelente compatibilidade com uma grande variedade de ingredientes, fragrâncias, óleos e outros ativos. “É uma alternativa para substituição de produtos tradicionais, como Betaína, APG, PEG-40 hydrogenated castor oil e outros”.

Thiago Magalhães, gerente técnico de Personal Care para a América Latina da Clariant