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Marca Ibope Inteligência deixa de ser usada

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Fim do acordo de licenciamento com a Kantar finaliza as atividades da operação

Marca que acabou virando sinônimo de pesquisa, o Ibope encerrará as atividades de pesquisas de mercado, opinião pública e política no fim deste mês. A medida acontece por conta do término do acordo de licenciamento com a Kantar, grupo internacional que adquiriu a operação do Ibope em 2014, na época em que pertencia integralmente ao Grupo WPP.

Desde essa negociação, a operação do Ibope foi dividida: o trabalho de mensuração de audiência televisiva e pesquisas de mídia passou a ser de responsabilidade da Kantar Ibope Media, marca que segue em atividade no mercado nacional (e que pertence integralmente à Kantar). Já as demais atividades de pesquisas de opinião e de mercado seguiram com a Ibope Inteligência, empresa que deu continuidade aos trabalhos criados há quase 80 anos e administrado pela Família Montenegro.

Em comunicado, a empresa diz que, “em decorrência do processo de venda e do término do acordo de licenciamento da marca Ibope pela Kantar, a marca Ibope/Ibope Inteligência não será mais usada nas operações de pesquisas de mercado, opinião pública e política da família Montenegro”.

O Ibope também diz, em comunicado, que “a excelência de seu trabalho fez com que a marca virasse símbolo de pesquisa, prestígio e credibilidade. Entrou para o dicionário, fazendo com que a marca virasse um substantivo usado largamente no vocabulário do dia-a-dia das pessoas e contribuiu significativamente para o fortalecimento das instituições democráticas do Brasil e particularmente, a de pesquisa”.

Também via comunicado, a Kantar Ibope Media reiterou que é uma empresa totalmente independente do Ibope Inteligência desde 2014 e que conserva sua marca e se mantém dedicada ao oferecimento de inteligência de mídia para as melhores tomadas de decisão, entregando a seus clientes na América Latina as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia.”

Em 2019, a Bain Capital concordou em comprar 60% da unidade de pesquisa de mercado da WPP, a Kantar, em um acordo avaliado em US$ 4 bilhões.

Nova marca: IPEC

Junto ao anúncio do encerramento das operações do Ibope Inteligência, a empresa comunicou que Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência, e outros executivos do grupo decidiram abrir uma nova empresa para seguir com as atividades de pesquisa de mercado, de opinião e política.

A nova companhia terá o nome de Inteligência, Pesquisa e Consultoria LTDA (IPEC) e manterá, sob outro CNPJ, a mesma capacidade operacional, técnica, metodológica e de atendimento aos clientes.

 

 

 

 

 

Fonte: Meio & Mensagem 26.01.2021

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