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Mercado brasileiro de body care crescerá 55,8% até 2028

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Produtos inovadores que focam bem-estar, skinificação e sustentabilidade estimulam a categoria que faturou R$ 11,28 bilhões em 2023

Por Estela Mendonça

O mercado brasileiro de produtos de body care, segundo maior do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, vem demonstrando maturidade, não apenas aderindo às principais tendências globais, mas também liderando algumas inovações no cenário mundial. A categoria que inclui loções, cremes e outros formatos de produtos para hidratação com várias outras funções e benefícios, segundo a Euromonitor International, cresceu 11% em 2023 em relação ao ano anterior, atingindo R$ 11 bilhões, e deverá alcançar R$ 17,1 bilhões em 2028, um crescimento surpreendente de 55,8% sobre as vendas do ano passado.

Muito além da Hidratação

Observando-se os mais recentes lançamentos de produtos de cuidados corporais, é possível verificar a grande variedade de novas funcionalidades e benefícios que vão além da hidratação. A Skinificação de cuidados com os cabelos, que começou há alguns anos, chegou de vez aos produtos de cuidados com o corpo, com os consumidores mais interessados em conhecer os ingredientes de seus produtos, além de procurarem os já consagrados no skincare facial.

Mariana Martins, diretora de marketing da Dove

Uma pesquisa global conduzida pela marca Dove revelou que 82% das mulheres desejam que seus produtos de cuidados corporais ofereçam benefícios além da simples hidratação. “Foi revelador descobrir que 59% das brasileiras consideram essencial cuidar da pele do corpo, enquanto mais da metade das mulheres apontam suas inseguranças com a pele como uma razão para ocultar seus corpos. Isso indica que cuidar da pele pode ser uma forma de se libertar das pressões estéticas que resultam no receio de mostrar a pele”, observa Mariana Martins, diretora de marketing da Dove, marca da Unilever que acaba de lançar uma linha de séruns focados no tratamento e regeneração da pele.

São cinco opções disponíveis com ingredientes  para cada necessidade de pele: Niacinamida Uniformizador, Pró-Ceramidas Dermo-Hidratante, Hialurônico Dermo-Renovador, Pantenol Dermo-Reparador e Pró-Retinol Firmador. A linha conta com o Sérum Concentrado para o tratamento de estrias e tons irregulares e o Bálsamo Concentrado para os pés.

“Foi pensando em peles reais, brasileiras e diversas, que desenvolvemos uma linha dermocosmética de skincare corporal com produtos de alto nível. Nosso objetivo é fazer com que as inseguranças com a pele não sejam mais um motivo pelo qual as mulheres continuam escondendo seus corpos”, acrescenta Mariana.

Antimarcas e antiestrias

A Nivea também está trazendo novidades em tratamento para a categoria,  com o lançamento do Nivea Luminous 360 Corporal, nas versões creme antimarcas e óleo antiestrias. Prometendo 48 horas de hidratação e compatíveis com todos os tipos de pele, os lançamentos contam com o ativo já consagrado nos produtos de skincare facial da marca LUMINOUS 630. As formulações reduzem visivelmente marcas da pele causadas por alterações hormonais, de peso ou sol, além de suavizar a aparência de estrias e uniformizar o tom da pele em até duas semanas (óleo) e em quatro semanas (creme).

Antiacinzentamento

A Vult, que pertence ao Grupo Boticário, também está apostando na ampliação de portfólio com o lançamento de uma linha completa para cuidados corporais, com 18 produtos.  Com o objetivo de entregar ativos tecnológicos e de alta performance com custo-benefício, a marca aposta em soluções já reconhecidas na rotina de skincare facial. São duas linhas com ácido hialurôncico: Hidraluronic Firmeza e Elasticidade, combinado colágeno, e Hidraluronic Hidratação Intensiva, com glicerina.  Outro diferencial é a tecnologia proprietária de antiacinzentamento, que promove de forma imediata a reparação profunda, prevenindo o aspecto cinza da pele.

Segundo Bruna Nunes, diretora de categoria Corpo e Banho do Grupo Boticário, uma das grandes necessidades da consumidora classe C era de ter produtos acessíveis com muita qualidade e entregas comprovadas. “Essa linha começou a ser desenvolvida em 2021. Fizemos uma imersão para entender em profundidade as necessidades da pele das diversas brasileiras e, especialmente na região do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo,  ouvimos relatos de mulheres que tinham dificuldade de encontrar um creme corporal com textura fluída e que depois de horas a pele não ficasse com aspecto cinza”.

Linha antissinais

Monange, marca do Grupo Coty no Brasil, também segue a tendência e lançou em julho o Hidratante Corporal Antissinais com Ácido Hialurônico. De baixo peso molecular, que facilita a penetração na pele, o ingrediente é derivado do açúcar do milho. Com textura aquagel ultraleve, a formulação proporciona até 96 horas de hidratação profunda, deixando a pele mais firme, melhorando a sua aparência e ajudando a prevenir o seu envelhecimento.

Primeiro concentrado

A sustentabilidade também é um aspecto importante. A Natura, líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina,  segundo a Euromonitor International e que recentemente foi reconhecida como a terceira empresa líder em sustentabilidade do mundo, de acordo com a pesquisa da GlobeScan, organização internacional de consultoria em ESG, foi a primeira empresa a lançar um hidratante concentrado para o corpo: Natura EKOS Hidratante Concentrado de Castanha.

Desenvolvido pelo time de P&D da Natura, o produto tem uma apresentação inédita de concentrado para ser transformado em água.

Denise Coutinho, diretora de marketing da Natura Brasil

A combinação adequada e a afinidade físico-química dos ingredientes permitiram a formação rápida de uma emulsão com uma simples agitação manual, entregando todas as características essenciais para um hidratante. Com 95% de ingredientes naturais, oferece reparação da pele e combate ao ressecamento.

“Além de representar um avanço tecnológico nos cuidados com o corpo, ele também traz o compromisso de impactar positivamente a preservação da Amazônia e as comunidades envolvidas na produção do óleo de castanha. Esse lançamento é a união perfeita da ciência e natureza pelo bem-estar e beleza”, disse Denise Coutinho, diretora de marketing da Natura Brasil, por ocasião do lançamento do produto.

Conexão beleza e bem-estar

Outra tendência muito presente nos produtos corporais é a conexão entre beleza e bem-estar, com um número cada vez maior de consumidores buscando por produtos e rituais de cuidados com o corpo que contribuam para se sentirem bem emocional, mental e espiritualmente.  A Natura também é um exemplo dessa tendência e está trazendo novidades para a Tododia Todanoite, que reforça a importância do sono e ajuda as mulheres a ter uma rotina noturna de autocuidado para dormirem melhor.

Entre as novidades, o creme noturno hidratante para o corpo, que combina a nutrição prebiótica à vitamina B5, que recupera a pele durante o sono, e o Concentrado Relaxante, para ser aplicado nos pontos de tensão. A linha Tododia Todanoite foi desenvolvida pelo time de Ciência do Bem Estar da Natura e testada clinicamente em parceria com o Instituto do Sono de São Paulo, que comprovou que a combinação dos produtos à rotina de autocuidado noturna, disponível por meio de um QR Code presente nas embalagens, melhora a qualidade do sono em quatro vezes e reduz o tempo de adormecer.

Tendência Gourmant

“Em Eudora, reconhecemos a crescente tendência gourmand no mercado de beleza e, inspirados pelo luxuoso mundo dos doces finos, desenvolvemos uma linha que oferece uma experiência sensorial única. Queremos que o momento de autocuidado seja prático e descomplicado, sem perder a sofisticação e o prazer indulgente”, disse Jacque Gonzales, gerente sênior de PR da marca, no lançamento em agosto de Doces Finos, a mais nova coleção de cosméticos corporais que expande a linha Instance.

A linha foi desenvolvida em parceria com a renomada confeiteira Beca Milano, responsável por idealizar e harmonizar os aromas e sabores de três de suas sobremesas: Bombom de Avelã, Tartelete de Limão e Macaron de Framboesa, que serviram de inspiração para a criação dos nove produtos, que tem como intenção transformar o momento de indulgência e autocuidado em uma experiência prazerosa, sem perder a praticidade.

 Complexo pré e posbiótico

Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico e inovação da Solabia no Brasil, comenta que os consumidores de produtos de body care não apenas buscam, como já estão utilizando produtos que tragam os mesmos benefícios e eficácia dos cuidados faciais. “Além de produtos multifuncionais e novas texturas, produtos inovadores que também tragam experiências diferenciadas e momentos de bem-estar têm ganhado espaço e mudado a rotina de cuidado com a pele do corpo”.

Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico e inovação da Solabia

O Grupo Solabia, em busca crescente por inovação, possui diversas opções de produtos para aplicação em cuidados corporais, abrangendo diferentes necessidades. Uma opção bem interessante, segundo Allessandra, é o Ecoskin®, um complexo pré e posbiótico obtido por fermentação.

“Ecoskin® é uma excelente opção para o tratamento corporal, pois irá atuar em diversas frentes, como por meio da melhora da superfície da pele e redução da perda de água transepidermal, além de oxigenar e equilibrar a microbiota e fortalecer as funções de barreira”, destaca a coordenadora.

De acordo com Allessandra, a composição do Ecoskin® conta com dois prebióticos e dois posbióticos, que irão atuar no reforço da barreira cutânea microbial, fortalecendo as defesas naturais, acalmando a pele seca e reequilibrando peles oleosas, como também restaurando a radiância e a ecologia da pele.

Além do aumento do índice de Shannon, que demonstra a diversidade da microbiota (gráfico abaixo), Alessandra acrescenta que o Ecoskin® atua também fortalecendo as defesas naturais por meio do aumento da expressão de β-defensinas 2 e 3.

“Outra consideração importante para a aplicação corporal do Ecoskin® é o benefício em diversos tipos de pele, acalmando e reduzindo os desconfortos relacionados a pele seca, por exemplo,  e reequilibrando a microbiota do corpo todo, trazendo diversos benefícios e o bem-estar geral da pele”, finaliza Allessandra.

Bem-estar já pode ser comprovado

“O bem-estar está se tornando uma prioridade e os cosméticos estão se ajustando a essa demanda. Com mais de 40% dos consumidores buscando soluções para ansiedade e estresse, o conceito ‘conexão corpo e mente’ está em ascensão”, avalia Daniella Lopes Francischetti, especialista em inovação para bioativos da BASF, ressaltando que o skin care, como aliado nessa jornada, explora psicodermatologia e os neurocosméticos para integrar práticas de alívio do estresse e ajustes na rotina diária.

Daniella Lopes Francischetti, especialista em inovação para bioativos da BASF

Daniella observa que estudos científicos robustos e confiáveis são fundamentais para comprovar a influência dos cosméticos no bem-estar e entender seu mecanismo de ação. “O ativo da BASF SACRED® PATCH cumpre esses requisitos, além de trazer benéficos adicionais para a pele sensível”.  Sua eficácia relacionada à promoção do bem-estar se deve ao estímulo em 40% da produção pelas células da pele de ocitocina, conhecida como o “hormônio do amor”. Este neurotransmissor também reduz níveis de estresse e ansiedade, modulando a expressão das emoções e melhorando o humor.

Para comprovar que a promoção do bem-estar pode ser conquistada pelo uso de cosméticos, os cientistas da BASF, por meio de uma metodologia baseada em um artigo científico, usando percepção emocional de 87 voluntários, verificaram que, após uma única aplicação de uma formulação contendo 2% de SACRED® PATCH, os painelistas correlacionam o uso do ativo somente a emoções positivas: 93% ternura, 90% felicidade e 61% desejo, com diferença significativa versus placebo.

Adicionalmente o SADRED® PATCH, por conta de seu efeito calmante com a inibição da liberação de mediadores pró-inflamatórios, também traz benefícios para a pele sensível, aumentando o conforto e reduzindo a sensibilidade, de acordo com a autoavaliação dos voluntários do estudo. “Sua estrutura Micropatch®, composta por alginato, pululana e ácido hialurônico de alto peso molecular, entrega hidratação para a pele, além de fornecer sensorial aveludado para a formulação como um todo”, acrescenta Daniella.

Mindfulness beauty

Entre as maiores tendências em body care, Lucas Serdan, assistente de marketing técnico da Focus Química, destaca o mindfulness beauty, conceito em que o cuidado com o corpo não é apenas estético, mas também uma prática de relaxamento e promoção da saúde mental: “Os rituais de autocuidado se transformam em experiências sensoriais, com o aumento do interesse por produtos de texturas e fragrâncias agradáveis, que permitam a conexão da mente com o corpo e com o momento presente”.

Lucas Serdan, assistente de marketing técnico da Focus Química

Lucas acredita que, para o desenvolvimento de cosméticos que cuidem do corpo enquanto promovem o bem-estar, o essencial é investir em ingredientes multifuncionais que protejam a pele, ao mesmo tempo em que proporcionem leveza e conforto, até para peles mais sensíveis e sensibilizadas.

A indicação da Focus Química é o elastômero de silicone compatível com água BELSIL® REG 1103 B (Dimethicone, Dimethicone/Vinyltrimethylsiloxysilicate Crosspolymer and Caprylyl Dimethicone Ethoxy Glucoside). “Com sua estrutura de resina, a tecnologia da representada alemã WACKER confere rápida secagem e um toque almofadado, pela formação de um filme que concede resistência à transferência, benefícios de longa duração e efeito soft focus, disfarçando imperfeições para uma pele mais lisa e uniforme”.

O BELSIL® REG 1103 B, segundo Lucas, também proporciona sensação hidratante imediata, graças ao efeito water-break, muito apreciado pelos consumidores brasileiros, que consiste na liberação de pequenas gotas de água durante a aplicação do produto, trazendo frescor à pele.

Já para potencializar o sensorial sofisticado das formulações, Lucas indica da representada francesa Stéarinerie Dubois o DUB INFINITE (Coco-caprylate/caprate), um éster vegetal de baixíssima viscosidade, derivado do óleo de palma certificado RSPO MB. “O DUB INFINITE realça o brilho natural da pele saudável e facilita a espalhabilidade e a entrega do produto, proporcionando um acabamento leve e macio. Seu perfil sensorial aprimorado transforma a prática da massagem corporal em um momento sinestésico de relaxamento e autoconexão”, destaca.

Aprimorador de manteigas e cremes

Além de sabonetes e esfoliantes, os silicones são frequentemente incluídos como um ingrediente aprimorador para muitas manteigas e cremes de corpo inteiro para melhorar sua sensação e desempenho. “As manteigas corporais são formulações ricas e emolientes projetadas para hidratar e nutrir profundamente a pele. Sua textura espessa e luxuosa oferece uma infinidade de benefícios para criar uma pele com aparência saudável”, ressalta Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Latam da Elkem.

Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Latam da Elkem

Uma sugestão da Elkem para proprietários de marcas e especialistas em formulação, para impulsionar a experiência sensorial de seus consumidores, é explorar seu mais recente produto lançado em 2024, PURESIL™ ESG-01. De acordo com Fróes, o uso regular pode melhorar significativamente a aparência e a sensação da pele seca e escamosa, restaurando sua elasticidade natural. “Este polímero cruzado de dimeticona aumenta a textura rica que desliza suavemente sobre a pele, deixando-a instantaneamente macia e mimada”.

Outro ingrediente fornecido pela Elkem é o PURESIL™ EP-04, um silicone em pó destinado ao controle do sebo e ao desfoque das linhas, que também pode dar à manteiga de corpo inteiro uma textura leve e não oleosa que permite que ela seja absorvida rapidamente sem deixar resíduos. “Este pó de elastômero de silicone traz uma rotina imersiva de cuidados com a pele, deixando sua pele macia, flexível e luxuosa”, afirma Fróes.

De acordo com o especialista da Elkem, ambos os ingredientes são suaves, não irritantes, fáceis de usar e adequados para uma ampla gama de aplicações, além da manteiga corporal e cremes, incluindo outros produtos para cuidados com a pele, proteção solar e maquiagem. “Os ingredientes da marca Elkem PURESIL™ são a escolha ideal para profissionais de cosméticos que buscam criar produtos que fazem mais com menos”, completa Fróes.

Limpeza suave também importa

Vanessa Arruda, gerente técnica de HPC da IMCD, reforça que produtos com apelo de bem-estar e relaxamento estão cada vez mais sendo procurados pelos consumidores brasileiros. “A pele com aparência saudável tem impacto direto no bem-estar geral. Consumidores conscientes também buscam produtos sustentáveis e naturais, que cuidam da saúde da pele e do planeta”.

Vanessa Arruda, gerente técnica de HPC da IMCD

Embora os consumidores prefiram formulações para cuidados com o corpo com rápida absorção, hidratação prolongada e fragrância intensa, Vanessa lembra que o uso de loções hidratantes não é a única maneira de cuidar da pele: “Para iniciar a rotina de cuidados corporais, o primeiro passo é a limpeza com formulações suaves que não agridam a pele sensível”.

A recomendação de Vanessa são os tensoativos tauratos, que são extremamente suaves e recomendados para uso em produtos para pele sensível e formulações infantis. Adicionalmente, eles apresentam excelente espuma em presença de óleos e espumação rica e densa.

A Innospec, representada da IMCD, recentemente ampliou seu portfólio de tensoativos sem sulfato com o lançamento do Luxuriact® (INCI: Sodium Methyl Cocoyl Taurate). “Trata-se de um revolucionário e para pronto uso tensoativo taurato”, destaca a gerente.

O Luxuriact® possui 28% de ativos, 80% de naturalidade e foi desenvolvido para atender a necessidade de ingredientes suaves, eficazes e fáceis de usar. “Os aspectos técnicos do ingrediente são únicos e revolucionários, incluindo líquido límpido e fluido à temperatura ambiente e processável a frio, permitindo a redução do tempo de processamento durante a fabricação”, completa Vanessa.

Spa em casa

“Com as opções de cosméticos disponíveis hoje, é possível reproduzir a vivência de um spa em casa. Basta criar uma atmosfera que equilibre corpo e mente, com velas, fragrâncias, uma música relaxante e, claro, produtos de cuidado pessoal”, comenta Fernanda Teodoro, gerente de desenvolvimento de aplicação da Stepan, que oferece dois ingredientes que enriquecem o sensorial das formulações: LATHANOL® LAL POWDER e STEPAN-MILD® L3.

Fernanda Teodoro, gerente de desenvolvimento de aplicação da Stepan

O LATHANOL® LAL POWDER é um surfactante aniônico de origem natural, que proporciona uma espuma cremosa, prolongada e abundante, indicado para cremes de limpeza, sabonetes líquidos, géis, espumas e sais de banho, além de escalda-pés e produtos em pó.  Fernanda explica que o lauril sulfoacetato de sódio é mais suave para a pele do que o lauril sulfato de sódio. Como intensificador de espuma, é recomendável uma concentração de 1% a 3% em peso. O ingrediente também pode compor outras formulações para pele e cabelo, com xampus, por exemplo.

Outra indicação de ingrediente versátil é o STEPAN-MILD® L3, um lauril lactil lactato que atua como agente de viscosidade, intensificador de espuma e estabilizador. Entregando maciez e hidratação à pele, de acordo com a gerente da Stepan, este surfactante especial é um substituto natural para silicones e também pode solubilizar fragrâncias e ativos, como o ácido salicílico. É de origem vegetal e 100% ativo. “A sensação que o STEPAN-MILD® L3 deixa na pele é de cuidado da cabeça aos pés”.

Fernanda  acrescenta que o uso combinado de LATHANOL® LAL POWDER e STEPAN-MILD® L3 garante uma ação completa, com cremosidade percebida na aplicação e emoliência sentida após o uso:  “É uma celebração sensorial criada para proporcionar um cuidado integral da cabeça aos pés, aumentando ainda mais o seu bem-estar e também da sua pele”.

Diversidade de corpos

Mas não é apenas com produtos que as marcas de beleza podem contribuir para melhorar a autoestima. O estudo “Sem Cabimento”, realizado pela consultoria Dubu, que indica a influência de marcas e setores sobre a percepção que os consumidores têm sobre seus corpos e aparência, apontou as marcas que realizam os melhores trabalhos em relação aos corpos dos consumidores.

A consultoria realizou pesquisas quantitativas com 500 brasileiros, homens e mulheres, de 16 a 50 anos. Entre os participantes da geração Y, dos quais 42% não souberam responder, as marcas mais citadas positivamente de maneira espontânea foram Natura (16%), Boticário (11%), Nike (8%), Nestlé (7%) e Adidas (6%). Já na geração Z, foram mencionadas Nike (13%), Natura (6%), Boticário (5%), Ambev (5%) e Nestlé (4%), sendo que 61% não souberam responder.

Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos entrevistados (88%) disse não se identificar ou apenas se identificar parcialmente com os modelos e atores que atuam em propagandas. Só 12% da amostra se identificam totalmente com as pessoas retratadas na publicidade. A mídia e o entretenimento lideraram entre os segmentos que influenciam negativamente na percepção de aparência, com 54% das respostas.

Movimento body positive

Confirmando o cenário, 46% dos internautas entrevistados pela Opinion Box durante o estudo “Padrões de Beleza e Bem-Estar” disseram que propagandas estreladas por pessoas mais parecidas com elas têm maior probabilidade de influenciá-las na compra. Além disso, 44% concordam que mais marcas deveriam aderir ao movimento body positive em suas campanhas e posicionamentos e 70% dos internautas acreditam que a mídia, de forma geral, ajuda a reproduzir padrões irreais de beleza.

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