Mudanças serão permanentes no comportamento do consumidor
A pandemia criou grandes transformações nos padrões de compra, diz McKinsey
Não haverá volta, mesmo quando a pandemia tiver passado. De acordo com a McKinsey, ocorreram dez grandes mudanças no comportamento de compra do consumidor desde que o COVID-19 chegou aos Estados Unidos. Eles incluem:
-
As compras digitais vieram para ficar. As categorias em que o crescimento esperado de compradores on-line excede 35% incluem itens essenciais, como medicamentos de venda livre (OTC), mantimentos, suprimentos para casa e produtos de cuidados pessoais.
-
Millennials e pessoas de alta renda estão na liderança quando se trata de compras online. Os gastos estão mudando on-line para itens essenciais e não essenciais.
-
Os consumidores estão trocando de marca a taxas sem precedentes. 36% dos consumidores estão experimentando uma nova marca de produto e 25% estão incorporando uma nova marca própria.
-
As marcas precisam garantir forte disponibilidade e também transmitir valor. Os compradores citaram uma série de razões para trocar de marca, com disponibilidade (na loja e online), conveniência e valor liderando o pacote.
-
Necessidade de transparência de higiene. As tecnologias que melhoram a higiene, especialmente as atividades sem contato, como entrega de comida e mercearia e coleta na calçada, estão decolando. Há uma forte intenção de continuar as atividades sem contato nos Estados Unidos. Por exemplo, 79% dos consumidores pretendem continuar ou aumentar o uso do self-checkout no varejo após o COVID-19.
-
A intenção de compra do consumidor é focada no essencial. Cerca de 40% dos consumidores norte-americanos reduziram os gastos em geral e esperam continuar reduzindo especificamente os itens não essenciais.
-
Os consumidores desejam valor pelo seu dinheiro – especialmente em categorias essenciais. Por exemplo, em shampoo na Amazon, produtos de valor e massa experimentaram o maior aumento em participação, com ganhos de dois e cinco pontos percentuais, respectivamente. Produtos de shampoo premium tiveram um crescimento significativamente menor em comparação, perdendo mais de cinco pontos de volume.
-
Os americanos estão mudando a forma como passam o tempo em casa. Quer seja cozinhar, fazer exercícios ou trabalhar, os consumidores estão fazendo mais e mais em casa.
-
Os americanos estão preocupados em voltar às atividades normais fora de casa. Com a reabertura das economias, 73% dos consumidores ainda hesitam em retomar as atividades regulares fora de casa.
-
As tendências de “Grande Mudança do Consumidor” variam de acordo com o segmento de consumidor. Se você é um homem mais velho com dinheiro, a pandemia não está afetando tanto seus hábitos de consumo.
Fonte: happi 12/10