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Não é só promessa: nova geração de ativos cosméticos faz e comprova

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Ciência cosmética percorre o caminho das plantas para alcançar processos bioquímicos celulares da pele

Por Estela Mendonça 

Certamente, neste exato momento, muitos novos ativos cosméticos estão sendo desenvolvidos, testados ou lançados, seja com a ajuda da Inteligência Artificial ou extraídos por métodos sofisticados de biotecnologia. De acordo com a Market Research Guru, o mercado global de ingredientes ativos cosméticos, avaliado em US$ 4,390 bilhões em 2023, deverá atingir US$ 5,614 bilhões até 2030.

“Os cuidados com a pele serão moldados pela IA e pela tecnologia, que conduzirão a soluções personalizadas e precisas para rotinas de cuidados com a pele”, prevê em relatório para 2024 a Euromonitor International, que também destaca que as marcas continuarão a se afastar de ingredientes agressivos e oferecerão fórmulas que funcionem de forma inteligente para restaurar o equilíbrio.

A Mintel também avaliou que o número crescente de consumidores que consideram ingredientes ativos de maior qualidade como uma prioridade máxima quando compram produtos de cuidado da pele, cria uma oportunidade para marcas de prestígio provarem o seu valor e afastarem os consumidores das alternativas do mercado de massa ou de marca própria. “Há espaço para incentivar os compradores a negociar e aumentar a frequência de compra, destacando ingredientes patenteados e apresentando informações sobre a concentração necessária e o peso molecular necessário para um ingrediente ativo”.

Ordenha das plantas

A “Ordenha das plantas” é uma das tendências destacadas pela WGSN para o futuro dos produtos de beleza 2024. Segundo a tendência, o fim da abundância e a busca por fontes alternativas de ingredientes irão levar a uma revolução na beleza sustentável.

Com baixo impacto ambiental, esse método de cultivo extrai os ingredientes ativos das raízes das plantas maximiza a produção e reduz o uso da água e do solo. “A prática é ambientalmente responsável e não destrutiva, e permite que a mesma planta seja ‘ordenhada’ várias vezes ao ano. Além disso, o método também é 100% rastreável, o que permite ao consumidor acompanhar toda a trajetória do produto, da raiz à rotina de beleza”, aponta a consultoria.

Regeneração da pele

O equilíbrio das funções metabólicas das células têm sido um dos alvos mais buscados pelos cientistas.  Um bom exemplo de inovação da Hallstar, empresa global de especialidades químicas, é o FILL Oléoactif®, um ingrediente desenvolvido com duas plantas do Mediterrâneo: folhas de Myrtus communis colhidas na França e Olea europaea. Alexandra Wendler, gerente de P&D e Aplicação, conta que, de origem sustentável, seu método de produção utiliza tecnologia verde patenteada de extração.

Alexandra Wendler, gerente de P&D e Aplicação da Hallstar

“O extrato o FILL Oléoactif® apresenta propriedades antioxidantes e reparadoras, combatendo os sinais de envelhecimento”, ressalta Alexandra, explicando que a pele regenera-se continuamente. Entretanto, os mecanismos de reparação tornam-se menos eficazes com o avanço da idade. “Estudos de eficácia comprovam que a aplicação de 1% de FILL Oléoactif® em formulações tem a capacidade de regular o processo natural de regeneração da pele”.

O FILL Oléoactif®, segundo a gerente da Hallstar, age regulando quatro vias biológicas de cicatrização da pele: defesa celular, mobilização de células-tronco, regeneração epidérmica e remodelação dérmica.

A eficácia clínica também foi observada por fotografias digitais de alta resolução, capazes de quantificar rugas. As imagens (veja abaixo) demonstraram que o FILL Oléoactif® remove significativamente as rugas da pele após 14 dias de aplicação e a eficácia é confirmada após 28 dias, com redução média de 22% das rugas, podendo chegar até 41%. “Os efeitos percebidos após esse período são pele mais macia, redução de irregularidades e de linhas de expressão”, afirma Alexandra.

Função neuronal

Com a sociedade global se sentindo cada vez mais estressada, o bem-estar emocional tornou-se cada vez mais a meta de um grande número de pessoas em todo mundo. Mas até que ponto o autocuidado pode ajudar a melhorar a saúde mental? “Um humor mais relaxado pode melhorar a aparência da pele, já que o estresse é um indutor de problemas cutâneos”, responde Ana Lúcia Freire, coordenadora de novos negócios e inovação da Barentz.

Ana Lúcia Freire, coordenadora de Novos Negócios & Inovação da Barentz

Ana Lúcia explica que uma pele agradável pode melhorar o humor, não só conscientemente, por conta de uma melhoria visível na aparência, mas também de forma inconsciente, por meio da ativação do eixo pele-cérebro. “Esta ligação entre a pele e o cérebro é alcançada pela sinalização de substâncias liberadas, bem como através da conexão direta por células nervosas”.

A Barentz no Brasil apresenta TiMOOD™, ativo da Mibelle Biochemistry  que melhora a função neuronal na pele, aumentando a homogeneidade cutânea, além de influenciar positivamente o humor, a emoção e o bem-estar. “TiMOOD™ protege os neurônios da pele contra o envelhecimento, melhora a proliferação de queratinócitos e a liberação de dopamina”, destaca Ana Lúcia.

Segundo a executiva da Barentz, estudo clínico demonstrou que 2% de TiMOOD™, em creme facial aplicado por 28 dias, melhorou o bem-estar emocional medido pelo EmoCompass® em voluntários estressados, aumentando emoções como relaxamento, equilíbrio e calma.

Já na aparência da pele, melhorou significativamente a uniformidade do tom, promoveu aumento de 13% na luminosidade, reduziu em 12% da vermelhidão e proporcionou uma tez 21% mais saudável.

Ana Lúcia acrescenta que os estudos in vitro demonstraram que TiMOOD™ realiza proteção neuronal, levando a um aumento significativo do número de  neurônios sensoriais, além de maior comprimento de neuritos. “TiMOOD™ é ideal para neurocosméticos e cosméticos para bem-estar”, recomenda.

Peptídeos precisos

Caroline Marques, analista de marketing técnico da Focus Química, afirma que os peptídeos da dsm-firmenich elevam o skincare a um novo patamar, atuando em um nível mais profundo da pele, agindo em mecanismos biológicos muito específicos. “São chaves que abrem milhares de possibilidades e resultados para novos e tecnológicos desenvolvimentos”.

Caroline Marques, analista de marketing técnico da Focus Química

Combinando pesquisas avançadas, inteligência artificial e a expertise dos cientistas da dsm-firmenich, foi possível criar peptídeos precisos e seguros da linha SYN®-Peptides, por meio da tecnologia Rational Design.

De acordo com Caroline, a inteligência artificial permite que milhões de dados sejam gerados e analisados por cientistas pesquisadores para encontrar estruturas moleculares que tenham conexão com as enzimas do corpo humano, economizando tempo e custo de desenvolvimento. Nessa etapa, é feita uma avaliação das opções encontradas e selecionadas as de maior potencial.

“Os ativos escolhidos são testados em laboratório e em voluntários humanos, por meio de formulações cosméticas, com acompanhamento de dermatologistas, para concretizar sua eficácia e segurança”, explica a analista da Focus Química, citando o SYN-GLOW™ como um exemplo inovador e tecnológico da linha SYN®-Peptides.

O peptídeo age como agonista do MC1R (Receptor de melanocortina-1), tal qual acontece biologicamente através do α-MSH, hormônio alfa-estimulante dos melanócitos, possuindo a ação principal de autobronzeamento da pele. “MC1R é o interruptor bioquímico (liga e desliga) da síntese de melanina. Além de promover o bronzeado, o MC1R também está associado à modulação da defesa contra o estresse oxidativo e o reparo de DNA”.

Estudos realizados pela dsm-firmenich demonstraram a potente ação antioxidante do ativo, por estimular também o fator de defesa antioxidante (Nrf2) após irradiação UVA, conforme demonstrado  abaixo.

“Com esse ativo, podemos trazer inovação, tecnologia, eficácia e segurança aos seus desenvolvimentos cosméticos, além de proporcionar versatilidade nas aplicações, sendo possível criar desde um produto antioxidante até um acelerador de bronzeado natural”, completa Caroline.

Inteligência Artificial

“A nova geração de ativos cosméticos para a pele está integrando a inteligência artificial em seu desenvolvimento, resultando em produtos mais personalizados e eficazes”, reforça Fernanda Santos, especialista de produtos da IMCD, que cita como exemplo a Ashland, que utiliza essa ferramenta para o desenvolvimento de ativos botânicos, como o Liftyl™ Biofunctional.

Fernanda Santos, especialista de produtos da IMCD

O Liftyl™ Biofunctional, um extrato premium de Rosewood, foi desenvolvido com a ajuda da IA para abordar os sete marcadores da escultura facial, associados a regiões específicas e necessidades das peles caucasianas e asiáticas, promovendo redefinição dos contornos faciais, com base na mais recente pesquisa etno-genômica em esculpir o rosto. Fernanda explica que o Liftyl™ Biofunctional oferece uma alternativa ao retinol, com eficácia comprovada e adequada para peles sensíveis.

A especialista da IMCD também destaca do parceiro CLR o ativo CutiFine™CLR , uma combinação sinérgica entre extratos de Vaccaria e polpa de Baobá. “Este é o primeiro ingrediente que aborda todos os processos biológicos celulares que contribuem para a diminuição dos poros visíveis da pele”, afirma.

O amplo mecanismo do CutiFine™CLR, segundo Fernanda, inclui ação  no compartimento dérmico ao redor do folículo capilar, que lhe dá suporte estrutural, ajudando a manter os poros pequenos, além de reduzir  a hiperproliferação de queratinócitos foliculares, considerada um fator importante na pele oleosa e mista, e abordar o contraste de cor entre o poro e a pele circundante causado por fatores como inflamação, glicação, brilho da oleosidade e escurecimento da oxidação do sebo.

Luxo acessível

No relatório de Tendências de Beleza e Cuidados Pessoais para 2024 na América Latina, a Mintel destaca o crescente interesse dos consumidores pela qualidade dos ingredientes e eficácia apoiada por ciência. Carolina Montefrío, Líder de Home & Personal Care para a América Latina da IFF, destaca a oportunidade de marcas apostarem em “hero ingredientes” para atender a essas demandas: “Esses protagonistas da formulação permitem que as marcas proporcionem uma experiência de alta qualidade, com ingredientes que apoiam uma narrativa de marketing baseada em resultados clínicos”.

Carolina Montefrío, Líder de Home & Personal Care para a América Latina da IFF

Alinhada a essa demanda, a IFF traz para o mercado brasileiro AURIST™ AGC, um biopolímero catiônico biodegradável, desenvolvido usando a tecnologia proprietária de Designed Enzymatic Biopolymers (DEB) da IFF. Em produtos para o cuidado de cabelos, é projetado para melhorar a penteabilidade seca e úmida, com resultados em cabelos lisos (1b) e crespos (4a). Já em fórmulas de limpeza corporal, demonstrou reduzir a aspereza da pele.

“DEB é uma das plataformas de tecnologia mais inovadoras lançadas para o setor nos últimos 15 anos. Os fabricantes de produtos de higiene pessoal e beleza podem agora desenvolver produtos sustentáveis e de alto desempenho e proporcionar experiências sensoriais que encantam e vão além das expectativas dos consumidores, em comparação com fórmulas que tradicionalmente utilizam polímeros de base fóssil”, afirma Carolina.

Ciência aplicada

Essa nova geração de ativos já começou a ser aplicada e muitos lançamentos abordam a comprovação científica como principal claim.  O Creme Lifting Antirrugas para Rosto e Pescoço, lançamento da linha Smart da Clinique que promete efeito lifting de alta performance, é formulado com multipeptídeos potentes e ácido hialurônico. Sua ação ajuda a fortalecer a pele, que passa a ter aparência mais suave e firme, além de atenuar hidratação instantânea e de longa duração. “Durante os testes foi constatado que, após 12 dias, 100% das pessoas presentaram um lifting no rosto e pescoço”, afirma Will Santos, treinador especialista de Clinique.

Dermatologicamente testado e seguro para peles sensíveis, o produto apresenta resultados de prevenção de curto e longo prazo, sendo indicado para quem busca o well-aging, tendência para pessoas que querem envelhecer bem, que vem ganhando cada vez mais adeptos.

Multifuncionalidade

A multifuncionalidade é o destaque do lançamento de Klassis R, gel creme clareador da  TheraSkin,  que combina ingredientes que reduzem manchas e ajudam a manter a elasticidade da pele, diminuindo rugas e flacidez, indicado até para peles mais sensíveis.

A formulação traz a tríplice combinação do Retinoato de Hidroxipinacolona, um derivado da vitamina A, que ajuda a acelerar a renovação celular, o Symcalmin, que vai acalmar a pele, e o Alpha-arbutin, que tem a importante função de clareamento das manchas e hiperpigmentações. Além disso, conta com ácido poliglutâmico, niacinamida, vitamina E, ácido hialurônico e isoquercetina.

“Klassis R nasceu do nosso compromisso em oferecer soluções dermatológicas de qualidade e eficazes para as diferentes peles. É um clareador multifuncional que, além de clarear as manchas, hidratar e aumentar a elasticidade, atua em diversos aspectos, promovendo beleza, além de resultados visíveis e duradouros, diminuindo imperfeições e melhorando a aparência, sendo ideal para as peles fotoenvelhecidas”, conta Juliana Witkowski, gerente de produto da TheraSkin, ressaltando que a avaliação por colorimetria mostrou clareamento de manchas faciais em 100% das participantes.

Well-aging para o corpo

L’Occitane au Brésil, marca franco-brasileira de cosméticos feitos com ingredientes nacionais, acaba de lançar a linha de cuidados corporais Mareô. Inspirada nos oceanos. “Para as fórmulas de Mareô, buscamos incluir ativos tipicamente usados em produtos de skincare facial, como extrato de algas marinhas, bioativo marinho feito a partir do blend de duas espécies da planta, que uniformizam o tom e a textura da pele e o hemi-esqualano vegetal, ativo natural derivado de cana-de-açúcar que ajuda na hidratação intensa através de uma textura sensorial leve e de alta espalhabilidade, sem deixar a pele com aspecto oleoso”, explica Sofia Bordin, coordenadora de produto e inovação da marca.

Mareô conta com quatro produtos para corpo e rosto que focam no amadurecimento natural e saudável da pele: sabonete líquido corporal, esfoliante corporal, creme corporal e sérum para rosto, colo e pescoço. Todos com fragrância cítrica marinha em uma pirâmide olfativa composta por capim-limão, limão e alecrim nas notas olfativas de saída.

Bioestímulo de colágeno

A Esthederm, marca francesa de dermocosméticos do grupo NAOS, lançou sua primeira linha de skincare que bioestimula cinco tipos de colágeno e atinge as três camadas da pele, epiderme, derme e junção epidérmica. Com eficácia comprovada, Pro-Collagen+ promete restaurar a firmeza da pele. A novidade traz a versão sérum que desembarcaram no Brasil este mês.

“Nosso foco é trazer, com base em muitos anos de estudo, constante inovação e novas tecnologias em gamas anti-aging e de tratamento, para que cada vez mais pessoas possam aderir a um cuidado que vai além da superfície da pele, com resultados realmente eficazes”, explica André Mendoza, CEO da NAOS no Brasil, companhia fundadora da marca e detentora também de Bioderma e a recém-chegada ao Brasil Etat Pur.

Nova molécula da L’Oréal

O Grupo L’Oréal lançou oficialmente o Melasyl, sua nova molécula patenteada para tratar problemas de pigmentação localizada que levam a manchas senis e marcas pós-acne. A LaRoche-Posay é a primeira marca a comercializar produtos com novo ingrediente, desenvolvido ao longo de 18 anos de pesquisas:  o sérum MelaB3 e MelaB3 FPS30. L’Oréal Paris e Vichy serão as próximas.

“Com metade de todas as pessoas relatando problemas de pigmentação da pele e um terço delas apresentando menor qualidade de vida como resultado, o impacto de manchas visíveis ou marcas pós-acne é claramente maior do que o impacto superficial. Melasyl é um ingrediente pioneiro que ajuda a resolver problemas localizados de pigmentação da pele, com eficácia comprovada e ampla acessibilidade, que permitirá que mais pessoas recuperem a autoconfiança”, disse Anne Colonna, head global de pesquisa avançada no Grupo L’Oréal.

A arte da sensorialidade

Ultrapassando o atributo de utilidade, Yann Pencolé, vice-presidente de produtos de consumo do grupo Kline, abordou, no mês passado em artigo, a sensorialidade em beleza e cuidados pessoais. “A sensorialidade, neste contexto, denota a criação de produtos que transcendem a mera funcionalidade para oferecer uma experiência imersiva, cativando não só a pele, mas também as emoções”.

Yann Pencolé, vice-presidente de produtos de consumo do grupo Kline

“Trata-se de transformar tarefas rotineiras em rituais indulgentes que envolvem os sentidos, proporcionando um encontro holístico e agradável a cada aplicação”, explica Pencolé, citando vários motivos pelos quais a sensorialidade é de suma importância para várias marcas: experiência aprimorada do consumidor, conexão emocional, diferenciação e identidade da marca, bem-estar holístico, aumento da fidelidade ao produto, percepção positiva da eficácia do produto, redução do estresse, inovação e desenvolvimento de novos produtos, adaptação às tendências do consumidor e apelo nas redes sociais.

Pencolé ressalta que por trás da sensorialidade de uma formulação, estão envolvidas muitas categorias de ingredientes, entre eles, emolientes e hidratantes, fragrâncias e óleos essenciais, modificadores de textura, esfoliantes e sistemas de entrega inovadores que utilizam ativos microencapsulados e tecnologias de liberação prolongada, garantindo uma liberação prolongada e gradual, aumentando longevidade geral da experiência sensorial.

“À medida que os consumidores procuram cada vez mais produtos que ofereçam mais do que benefícios funcionais, o papel da sensorialidade torna-se cada vez mais vital na definição do futuro da indústria da beleza e dos cuidados pessoais”, aposta o executivo da Kline.

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