Posicionamento para diferentes necessidades da pele pode aumentar a utilização de sabonetes
Perto de uma penetração universal, 99,8% dos brasileiros usam algum tipo de sabonete, e sendo este o mesmo indicador em praticamente todos os segmentos demográficos, de acordo com a pesquisa do consumidor da Mintel, o crescimento do mercado de sabonetes é dependente do aumento da utilização ou aumento do preço dos produtos. Em ambos os casos é preciso oferecê-los com algum benefício.
É possível estimular os consumidores para que tenham diversos produtos para o banho e que haja um revezamento na utilização de cada um. Atualmente os sabonetes em barra são os únicos que possuem uma utilização diária de 90% consumidores, enquanto os demais segmentos têm uma utilização diária no máximo por 67% dos usuários, que é o caso do sabonete líquido. A pesquisa Mintel constatou que os sabonetes com alguma função mais específica não são vistos como sabonetes de utilização diária por pelo menos metade dos consumidores, o que cria oportunidades para a venda de diferentes produtos, e assim o consumidor pode comprar cada segmento e usar um produto a cada dia. Estojos com sabonete líquido e sabonete barra, ou promoções de kits com sabonetes comuns e sabonetes com funções específicas podem reforçar esse comportamento e garantir a compra dos diferentes produtos.
Os sabonetes vem ganhando algumas novas funções, como hidratação, desodorização mais duradoura, ação antioxidante e até proteção contra raios solares, e isto pode ser um impulsionador para o aumento do consumo per capta da categoria.
Conforme os dados da Mintel GNPD, produtos com apelo hidratante ganharam uma importância de 15 pontos percentuais de 2008 a 2012 nos lançamentos, e 44% dos lançamentos em 2012 apresentaram o apelo de hidratação. Os produtos testados dermatologicamente ganharam 10 pontos percentuais, 2008-12, e representaram 23% dos lançamentos em 2012. PH neutro ganhou espaço em 2009 e 2010, e em 2011 perdeu espaço nos lançamentos, provavelmente porque outros benefícios, talvez mais inovadores, ganharam espaço. Entretanto, em 2012 começou a retomar a importância, representando 9% dos lançamentos em 2012. O apelo antioxidante ainda tem pouca representatividade, 3% em 2012, mas ganha importância continuamente nos lançamentos da categoria.
Entre os consumidores brasileiros, 43% dizem usar sabonete líquido hidratante, segundo a pesquisa de consumidor da Mintel, e sabonetes que prometem hidratação já parecem algo relativamente comum, sem muita novidade, por isso é preciso inovar para oferecer este benefício.
A presença de antioxidante nas formulações dos sabonetes também é uma tendência nos lançamentos, e no relatório Mintel Desodorantes – Brasil, Novembro 2012 constatamos que 65% dos consumidores gostam da ideia de antioxidantes nos desodorantes, o que demonstra a oportunidade para a oferta deste benefício em diversos produtos de higiene e beleza.
Os sabonetes com o posicionamento de uma proteção mais duradoura em relação aos odores do corpo representam apenas 2%, conforme dados da Mintel GNPD, mas lançamentos de produtos com propriedades antitranspirantes representam boa oportunidade para o mercado ávido por novidades. Conforme o Relatório Mintel Desodorantes – Brasil, Novembro 2012, 86% dos brasileiros gostariam de experimentar produtos que utilizem novas tecnologias, ajudando a controlar melhor a transpiração.
Outra oportunidade para lançamentos de sabonetes é aproveitar a marca do desodorante para estender a linha à categoria de sabonetes, pois 79% dos brasileiros dizem ter interesse em comprar uma linha completa de produtos para cuidados pessoais de uma marca que confiem, conforme o relatório Mintel Desodorantes – Brasil, Novembro 2012.
Assim, muitos consumidores podem se interessar em ter uma proteção extra contra o odor corporal e transpiração, e há boas oportunidades para lançamento de produtos com propriedades desodorizantes nos produtos de lavagem do corpo, que podem ser posicionados como uma forma de “desodorante líquido”. Há também oportunidade para aproveitar a marca tradicional de desodorantes para lançar sabonetes da mesma marca.
Marcas brasileiras de sabonetes podem buscar inspiração em alguns lançamentos de outros países que estão lançando produtos com este apelo desodorizante. A Coty, através da sua marca Adidas for Women, lançou no natal de 2012 um kit presenteável formado por desodorante e sabonete líquido, uma boa oportunidade de unir as categorias e impulsionar o uso da marca no momento do banho. A marca da Colgate, Irish Spring, se posiciona como um sabonete desodorante que fornece até 12 horas de proteção, com propriedades na formulação que retém a umidade natural, deixando a pele seca com um grande aroma revitalizante.
Os lançamentos de sabonetes com proteção contra raios solares UV ainda são irrelevantes no Brasil, mas globalmente constatamos que esses produtos estão ganham espaço, e em 2012 houve 50% a mais em relação à 2008 em termos de lançamentos com este apelo, segundo dados da Mintel GNPD. A marca Dynamo House Red Tea da empresa Nail Spa Café é um bom exemplo de sabonete com este apelo de proteção UV, oferecendo uma mistura de ingredientes que combinam antioxidante, antienvelhecimento e óleos essenciais que possuem propriedades anti-inflamatórias, protegendo a pele do sol e dos danos da poluição, ajudando-a a repor a umidade e óleos naturais.
Mais informações sobre o relatório Sabonete e Produtos para o Banho podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 095 9094 (ramal 1). Visite brasil.mintel.com